por Clayton Lima Ter 16 Jan 2018, 18:00
Deixe me aventurar...
Vamos considerar primeiro gerado para primogenito e unico gerado para unigenito.
Numa pesquisa rapida, encontrei, referindo se a de forma direta a Jesus como o unigenito, esses textos:
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
João 1:18
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
1 João 4:9
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:18
Eles numa leitura por cima, parecem todos remeter a Jesus na fase de cumprimento daquilo que ele veio a cumprir, por isso ele é tratado neste contexto, como o único filho de Deus. Perceba que não existe (se existir me mostre e eu me retrato), um texto do Jesus "fase cumpriu o que veio a cumprir" chamando-o de únigênito.
Penso que o capitulo 8 de Romanos demarcará as razões que indica quando Jesus deixa sua unigenitura (sei lá se isto existe), e passa a ser primogênito, o verso que determina este acontecimento é o seguinte:
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29
Mas sugiro uma leitura de todo o capitulo 8 de romanos, que por acaso é lindo, para obter as razões.
Concluindo, até que me provem o contrário (kkkkk), Jesus deixou de ser unigênito e passou a ser primogênito.
E concluindo mais uma vez através de João:
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
João 1:11-13
Todavia, contudo e entretanto, o que o Tzaruch traz é o precedente necessário para o argumento de que SIM, biblicamente o unigenito pode não necessariamente ser o único filho.
Dessa forma poderíamos considerar Jesus sendo o unigenito e ao mesmo tempo o primogênito.
Graça e paz