Olá novamente, graça e paz.
Respostas relativas a mensagem 23.
Tzaruch escreveu:Então e JESUS ?,,,, ele fez a vontade de DEUS,,, e a própria pergunta no tópico
questiona se JESUS fazia as mesmas obras que DEUS por ter esse tal de crédito...
Deveria ter lido a mensagem 21...
Tzaruch escreveu:Quem é que entre todos afinal conhece o Evangelho ?
Muitos, aqueles que realmente servem em amor, sem créditos nem débitos.
Tzaruch escreveu:Isso de fato é uma suposição sua, e não que seja algo concreto e confirmado,
e ainda que fosse, tal não refletiria a totalidade de todos os homens.
Não é uma suposição, e há até livros publicados neste sentido! E já ouvi coisas piores que isto, do tipo: Deus é obrigado a te abençoar!
E por ai vai... Certamente não é "totalidade de todos os homens" (?) como sugere, e nem mesmo sequer fiz esta suposição.
Tzaruch escreveu:Você assim está a confundir os assuntos e a acrescentar coisas que não estão no texto.
O fariseu não fala nada de crédito, o assunto é JUSTIFICAÇÃO, a não ser que
você esteja a ter as duas palavras com o mesmo sentido....
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele;
porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado,
e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
-Lucas 18:14 ACF-
E se você quiser trocar justificação por crédito, então o publicano foi para casa com crédito,
pois JESUS é o próprio a dizer que este desceu JUSTIFICADO para sua casa e o outro não.
O assunto é sim justificação. Porém considere a oração do fariseu, o que este diz, seus sentimentos, sua atitude para com Deus.
EU não sou isto nem aquilo, Eu jejuo, dou dízimos, ou faço isto isto e aquilo, vou ao templo orar, oro nas esquinas para todos verem... etc. Fazendo assim, e com estes pensamentos, está a dizer que " eu mereço", ou "eu tenho créditos". Pior ainda é se considerar melhor que outros!
Em outras palavras:
Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.Apocalipse 3:1
Voltando ao texto...
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.Lucas 18:13,14
O publicano foi para casa justificado, e não com crédito. Não para ser, ou continuar sendo justificado, e
foi justificado.
Simplificando, justificar significa declarar justo, é um ato de Deus. Justificação é quando Deus declara justo todos os que creem e recebem a Jesus Cristo como salvador.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.Romanos 3:23-26
Tzaruch escreveu:Eventualmente não,, mas.......
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores;
mas, se alguém é temente a Deus,
e faz a sua vontade, a esse ouve.
-João 9:31 ACF-
Mas se esses homens forem tementes a DEUS
e fizerem a sua vontade,,, A ESSES DEUS OUVE.
E JESUS é o melhor exemplo a seguir de como é fazer a vontade de DEUS.
Há pecadores que oram por um roubo bem sucedido, já vi até na TV! Há aqueles que oram para o assalto a uma residencia dar certo e lucro, isto já vi pessoalmente! Estes pecadores Deus não houve, mas ouviu o publicano: "
Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"
Também ouviu Jonas no interior do grande peixe, e nas profundezas do mar... estando em pecado de desobediência.
Certamente Deus ouve a oração dos que fazem sua vontade, mas nem sempre as responde conforme o desejo destes, a exemplo de Paulo.
Tzaruch escreveu:E o fato de ser filho não é por si só crédito suficiente ?
Ainda que era Filho,
aprendeu a obediência,
por aquilo que padeceu.
-Hebreus 5:8 ACF-
CRISTO também é filho, mas aprendeu a obediência.
Veja que estás a mudar o assunto.
Cristo não precisava sofrer para vencer nem corrigir qualquer desobediência. Em sua divindade ( como filho de Deus ) Ele entendia perfeitamente o que era a obediência. Como Senhor encarnado, Ele se humilhou para aprender.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.Lucas 2:52
Ele aprendeu a obediência pelas mesmas razões que suportou a tentação: para confirmar a sua humanidade e conhecer ao máximo seus sofrimentos ( dos homens ):
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.Filipenses 2:5-11
Ele foi o justo e perfeito, cuja justiça seria ( foi ) imputada aos pecadores. ( cf. Rm 3.24- 26 )
Tzaruch escreveu:E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe,
viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e,
correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
-Lucas 15:20 ACF-
Sendo que os textos que cita falam de pai e filhos, e uma das perguntas do tópico
tem a mesma relação,, o que você então responde acerca de JESUS ?
Jesus fazia as mesmas obras que o Pai pelo fato de ter crédito com o Pai?
O que foi que JESUS fez para que pudesse fazer aquelas obras ?
Será que ser filho já é crédito suficiente ?
Resposta na mensagem 21.
Tzaruch escreveu:Inclusive você esqueceu de entender tudo o que está no contexto daquilo que cita.
Na verdade, apenas me referi ao tema do tópico, mas qualquer esclarecimento estou a disposição.
Mas, neste caso, esclarecerei brevemente sobre a parábola dos dois filhos.
Um dos filhos foi desobediente, deseja a morte do pai para ter direito a herança, mas prefere ofender o pai, vai embora com sua parte. Este quando volta, o pai lhe recebe com abraço e beijo, o filho não tinha débito com o pai.
O outro filho, se considera exemplo de obediência, e reclama ele sim deveria ter direito a festa, porem o pai lhe diz ( em outras palavras ) que sua obediência não lhe da direito a créditos.
Um não tinha débitos,e outro não tinha crédito.
Tzaruch escreveu:Ele me chamará, dizendo:
Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.
-Salmos 89:26-27 ACF-
E está escrito que o primogênito de DEUS iria chamar a DEUS por seu pai
e por seu DEUS, e que DEUS seria a sua rocha de salvação.
Tzaruch, já lhe disse em outro tópico, estes versículos se referem a Davi!
Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi,
Com o qual a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá.
O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá.
E eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam.
E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder.
Porei também a sua mão no mar, e a sua direita nos rios.
Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.Salmos 89:20-27
Tzaruch escreveu:Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia;
dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias,
e lhe mostrarei a minha salvação.
-Salmos 91:15-16 ACF-
Igualmente outro texto de Salmos que aponta que DEUS mostraria
a salvação a CRISTO, e que o glorificaria.
De onde tiras a conclusão que se refere a Cristo? Jesus sofreu a angustia de nossos pecados na cruz, o salmo diz o contrário! Jesus teve longura de dias? Deveria ter vivido mais que qualquer homem!
Tzaruch escreveu:Concluímos, pois,
que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
-Romanos 3:28 ACF-
Vedes então que o homem é justificado pelas obras,
e não somente pela fé.
-Tiago 2:24 ACF-
Estes dois textos também estão dentro do tema, e também
falam sobre a justificação do homem.
Embora parece ser contraditório não é, porque as obras que
justificam o homem juntamente com a FÉ são a boas obras
que DEUS preparou para andarmos nelas, e não as obras da LEI.
Quais obras da lei não são boas obras? Alguma lei é obra ruim?
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Efésios 2:8,9
Salvação não tem nada com obras, nenhuma delas. Salvação é ser justificado por Deus, não por obras, isto está muito claro. De outra a graça não é graça!
Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Romanos 11:6
O publicano foi justificado sem obra alguma. Enquanto o fariseu, com obras não alcançou justificação.
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.Efésios 2:10
As obras são consequência do salvo. Não o contrário, e obras não fazem parte da salvação, assim o publicano, o ladrão na cruz, o filho pródigo... e o miserável pecador que sou.
Tzaruch escreveu:Segundo alguns dizem e você citou, se não temos débitos é porque não fomos desobedientes ?
Ou existem alguns que mesmo sendo desobedientes não tem débito ?
Ficou assim um pouco confusa a sua resposta por vir falar da opinião de terceiros,
e de afirmações que você diz que eles dizem, ou seja, na base da suposição.
Ainda assim, as perguntas não estão respondidas de forma clara e objetiva.
Somente Cristo não cometeu pecado, mesmo sendo tentado como todos nós. Se cometemos pecado, não podemos ser obedientes.
O homem não adquire crédito com Deus, nem pela fé, nem pela obediência.
Tzaruch escreveu:Assim a palavra "crédito" é de forma simples entendida como JUSTIFICAÇÃO, pois isso
é o que melhor se enquadra em todo o contexto....
Esta forma de entender créditos esta em desacordo a Bíblia. Jamais Deus ficará a dever a um pecador!
Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti.
Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,Daniel 9:8,9
Assim como Paulo, esta oração de Daniel, reflete a oração do verdadeiro Cristão. Pobres os que pensam diferente.
Tzaruch escreveu:E sendo assim o homem não é justificado só pela fé, mas sim pela fé e com
as boas obras, e para isto é incluso que o mesmo já está a obedecer.
Sobre o texto de Tiago,
veja este tópico.
Coloquei assim para não delongar demais a resposta, e não ser assunto do tópico ( as obras ).
Tzaruch escreveu:Então e sobre JESUS,,,, sendo filho qual seria o crédito com o Pai para
que pudesse fazer as mesmas obras ?
Resposta na mensagem 21, de maneira bem resumida.