Bruno Azeredo escreveu:Edson,
Todos esses textos estão interpretados no contexto da sua crença sobre fé. E o mais mal interpretado deles é logo o primeiro que você menciona. O texto em Hebreus ensina que Jesus é o mesmo em sua natureza (e corrobora a doutrina da imutabilidade divina), não que Ele opera sempre da mesma forma a qualquer tempo. Não implica que Deus sempre estaria usando milagres invariavelmente. O contexto ali passa longe da sua interpretação.
Outro erro grosseiro na sua fala é essa conversa de que Deus tem agido "longe dos holofotes". Nada poderia ser menos aplicável aos milagres do que essa suposta "modéstia" divina. O ensino bíblico é justamente o oposto em toda a Bíblia. Em geral, os milagres são usados para colocar Deus e sua mensagem no "holofote".
É esse tipo de argumento não biblico e não exegético que me leva a convicção de que continuistas são continuistas apenas por argumentos de experiência.
E outra: é muito fácil dizer que Deus está agindo longe dos curiosos quando a verdade é que não se tem prova alguma de alguém que esteja curando lepras, fazendo pernas decepadas serem reenxertadas e levantando defuntos, tudo instantaneamente. Assim é mole porque aí o argumento se torna irrefutável. Para todos os efeitos o problema é que o tradicional é curioso e incrédulo, por isso nada vê, mas quando vamos ao texto bíblico, não vemos essa distinção. Pelo contrário, muitos incrédulo passaram a crer porque viram. Esse padrão é verdadeiro até no futuro, quando Deus retomará o método de operação de sinais e maravilhas para testemunhar de si mesmo.
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente em todos os contextos.
Os milagres estão disponíveis a todo aquele que crê.
Não me incomodo em ver Elias fazendo cair fogo do céu que consumiu todo o altar e em seguida fugir de uma mulher e se esconder numa caverna com medo dela.
Também passo ao largo dos Janes e Jambres muito comuns na "gósparada neopentecostalesca" dos dias de hoje. Contudo, continuo assim como Moisés, crendo no milagre original apesar da imitação perfeita dos encantadores egípcios.
Agora, sei realmente das dificuldades espirituais que os crentes tradicionais frios e formais tem em enfrentarem embates espirituais de qualquer ordem por causa da sua fé intelectual.