Olá irmão Jefté,
Jefté escreveu:Embora esteja escrito que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. E Cristo é o primeiro a ressuscitar dos mortos (ressurreição para a verdadeira vida, e não esta vida mortal desse mundo)
Interessante nobre amigo, muitos ainda tem se usado de 1 Cor. 15:20-23 para sustentar que Cristo é o primeiro/primogênito a ressuscitar dentre os mortos, como se a expressão "
primícias" ali trata-se de ordem cronológica, o que a bíblia não apoia tal entendimento, já que outros morreram e foram ressuscitados anteriormente ao evento da ressurreição de Cristo.
Cristo não é chamado de as primícias pelo fato de ter sido morto e ressuscitado em ordem cronológica, mas por ser por meio dEle que todas as ressurreições são possíveis, afinal ele é a VIDA (Jo 11:25).
Quanto à expressão "primogênito", podemos destacar:
Primogênito” é empregado na Bíblia com duas idéias:
(1) em sentido literal: o primeiro a nascer (cf. Lc 2:7: “E ela [Maria] deu à luz o seu filho primogênito”; Hb 11:28: ”… para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”), e
(2) em sentido figurado: o mais importante, o mais preeminente (cf. Êx 4:22: “Israel [2º filho de Isaque] é meu filho, meu primogênito”; Sl 89:27: ”Fá-lo-ei [a Davi, filho mais novo de Jessé], por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da Terra”; Jr 31:9: “Efraim [2º filho de José] é meu primogênito”).
João nos diz que Cristo ê o “primogênito dos mortos” Apoc. 1:5. O primogênito dos mortos foi Abel, porém Cristo é o principal de todos os que têm morrido, o mais amado de Deus entre os mortos ressuscitados. Assim é o “primogênito” de toda a criação (Col. 1:15).
Cristo é o primogênito, porque é “sobre todo principado e autoridade, e poder, e dominação e sobre todo o nome que se nomeia,não só neste século, mas também no vindouro”. Efésios 1:21.
Cristo é o primogênito de Deus porque:
1º) Tem sido eleito: Mat. 3:17; I Pedro 2:4;
2º) Tem recebido a bênção do Pai: Salmo 118:26; Luc. 1:42;
3º) Será sucessor do Pai como juiz: Atos 10:42; e Rei e Senhor do Universo: Lucas 1:32; I Tim. 6:15;
4º) Foi chamado o mais amado do Pai: Mat. 3:17; Luc. 9:35;
5º) Foi exaltado ao máximo por Deus. Fil. 2:9.
Fique na paz amigo...
Clébio