Rodrigo diz:
Ernesto, a mensagem número 9 responde um pouco os seus questionamentos. O mal está na cabeça de quem pratica, não em sua liberdade de ação. Ou seja, para existir o livre arbítrio, não é necessário a existência do mal.
Ernesto responde;
Depois que o pecado entrou no mundo a humanidade foi contaminada pela desobediencia de Adão, Adão não possuía o desejo de pecar, ele simplesmente se deixou seduzir por Eva, e, esta, pela serpente. Eles valorizaram mais as palavras da serpente, e, esta desobediencia veio a ser pecado. Hoje a natureza humana tem inclinação ao pecado.
O livre arbitrio é exatamente a liberdade de escolha para agir, Os anjos no céu também possuem o livre arbitrio, do contrario Deus não poderia os condenar. ,
Rodrigo diz:
Uma criança pode matar outra em decorrência do seu livre arbítrio sem ter noção dos seus atos. Por exemplo, Adão e Eva possuíam o livre arbítrio e o texto diz que eles não tinham o conhecimento do bem e do mal
Ernesto responde:
Vamos por partes.
Se ocorrer uma morte sem que o assassino saiba o que está fazendo, o pecado não lhe é imputado, Até nas leis humanas acontece assim. Um louco é internado no hospicio, mas, não encarcerado por um crime.
Quanto a Adão e Eva, talvez não conheciam as consequencias que a desobediencia acarretava, mas eles sabiam que Deus os proibira de comer do fruto proibido, e, isto devia ser o suficiente para não dar ouvidos a um animal, aqui no caso a serpente.
Deus não criou um Adão burraldo para administrar este planeta terra, por isso podemos ter a certeza que Deus não iria condená-los sem que tivessem um pleno conhecimentos do que iriam fazer.
Rodrigo diz;
Acontecimentos ruins poderiam acontecer, assim como uma arvore mata alguém caindo acidentalmente sobre ela, só que as reações das criaturas seriam as mesmas que temos quando uma árvore mata outro acidentalmente. Tudo seria um acidente
Ernesto responde:
O sofrimento e a morte antes do pecado não era conhecida, por isso não poderia acontecer acidente. As primeiras consequencias do pecado aconteceram no céu, Lucifer,(Satanás) e seus anjos se rebelaram contra o governo divino, eles sofreram as consequencias, o mesmo aconteceu com Adão e seus descendentes. Não pode haver tolerancia com o pecado porque ele se torna trivial, Temos o exemplo a corrupção no nosso governo, de tanto roubar já não tem nem vergonha de continuar roubando.
Abraços Ernesto