CLÉBIO DIZ:
Primícias quer dizer sempre ordem cronológica?
Bem, considerando a definição de "primícia" ou "primícias" obedece-se a ordem cronológica.
Paulo afirma que Jesus foi feito as primícias dos que dormem, não há como alterar. E continua afirmando que a ressurreição dos mortos veio por Cristo Jesus, as primícias dos que dormem e depois ressuscitam os que são de Cristo, na sua vinda (1 Coríntios 15:20-23).
Então, a ressurreição dos mortos (primícia) estava determinada para o Messias, obrigatoriamente temos de descartar a ressurreição de Moisés lá em Deut. 34:5-7 e sim admiti-la na ressurreição de Mat. 27:52-53.
Agora veja o capricho e o cuidado do Espírito Santo ao inspirar o apóstolo Mateus, em destacar que a ressurreição desses santos aconteceu DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.
"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
E, saindo dos sepulcros,
depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos (Mateus 27:50,53).
Se acompanharmos o relato do Mateus poderíamos ser levados a crer que a ressurreição desses santos aconteceram já na sexta-feira. Mas, como eu disse, o Espírito Santo inspirou o apóstolo a registrar esse pequenino detalhe de quatro palavras apenas, mas que harmonizam com a ordem celestial das coisas.
Agora, já que as Escrituras efetivamente descartam a ressurreição do Moisés, por não estar escrito nem explícita e nem implicitamente e também por contrariar a ordem das determinações celestiais, cabe a você buscar de Deus uma resposta sobre a presença do Moisés ali no monte, já que aquilo não foi uma visão abstrata do tipo imagem holográfica.
E considerando que Moisés ressuscitou em Mat. 27:53, ele estava "completo" ali no monte, ou seja, de corpo físico (porem glorificado e revestido de imortalidade), espírito e alma.
Penso que Elias também estava igual a Moisés e os demais, Jesus, Pedro, Tiago e João também "completos" porem com o corpo físico não revestidos de imortalidade.
Se estavam assombrados é por que presenciaram algo ou por que não presenciaram?
Como disse anteriormente, estavam estupefatos, extasiados, assombrados, atônitos, a ponto de serem tomados por um entorpecimento momentâneo, mas nem por tudo deixaram de constatar que o acontecimento era de fato e real.
Se lhes tivessem sido permitido, eles poderiam perfeitamente cumprimentar os profetas, apertar-lhes as mãos, quem sabe abraçar, etc.
Eu penso que Jesus, assim como Moisés lá no passado, quando entravam numa atmosfera sobrenatural, celestial, o resplandecer que os tomavam, inclusive das vestes, era, digamos um
revestimento provisório, para que não entrassem no mesmo estado que entraram o Pedro, Tiago e o João, porque precisava tratar assuntos da Sua morte e ressurreição e tinha de estar consciente no físico.
Para mim, se Jesus mandasse os apóstolos buscarem pão e vinho, bacia com água e toalhas, o Moisés, Elias, Jesus e os demais poderiam perfeitamente comer e beber juntos ali, exatamente como foi feito com Abraão e Ló em Gen. 14:18, Gen 18:1-8, 19:1-4.
O sobrenatural Clébio é real. Ele existe só que fora da nossa dimensão e eles entram e saem da nossa dimensão, assim como no sentido inverso os santos patriarcas e profetas também podem transitar nas duas dimensões.
Essa interação de indivíduos de dimensões diferentes varia, no caso do Reino dos Céus, conforme as necessidades determinadas a ordem do Reino dos Céus.
Quanto tempo Melquisedeque esteve aqui comendo, bebendo, dormindo, recebendo dízimo do Abraão???? Qual a necessidade disso???
Por que os anjos que desceram até Ló com poderes sobrenaturais de cegar as pessoas com um simples estender de mãos, tiveram de naturalizar tanto suas presenças a ponto de lavarem os pés, comerem, beberem e dormirem em camas???
Isso sem falar que Aquele que ficou lá em cima com Abraão foi chamado de Senhor por Abraão e também lavou os pés, comeu e bebeu. E este que Abraão O identificou com Senhor, num dado momento pergunta para o Abraão onde estava Sara e em seguida discerne os pensamentos da Sara??? Não sabia onde estava a Sara mas sabia o que ela pensava em seu coração atrás Dele na tenda???
Isso são coisas que cremos e não buscamos entender. O nosso intelecto busca razão, busca lógica e não encontra nada, contudo de alguma maneira cremos. Por que cremos? É porque a fé não está no intelecto, na memória, na consciência, na imaginação, no raciocínio. A fé habita em outra "parte" do Clébio. Ela habita na alma e a alma não necessita do intelecto para crer. Ela simplesmente crê e segue adiante. É por isso que os filhos de Deus não são discernidos pelos homens naturais (I Cor. 2:14-16).
Me estendi demais, desculpe-me.