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Mensagem por Tzaruch em Sab 11 Ago 2018, 21:47





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Mensagem por Tzaruch em Seg 06 Maio 2019, 23:17





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Mensagem por Maria Madalena em Sab 11 Maio 2019, 13:06

Em suma:

Voce crê na Palavra do Senhor Jesus - e ela funciona - e então você acaba tendo conhecimento que a Palavra funciona (Ciência)


Nesse caso, já não é mais fé, mas sim, ciência - pois voce já sabe !
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Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Ter 02 Jul 2019, 07:13

Este tópico esteve por longo tempo sem manifestações, entretanto, sua importância faz com que careça de um prosseguimento.

Repassando o tópico desde seu início, reporto-me ao título do tópico: “Fé versus conhecimento” os coloca em posições antagônicas, como se incompatíveis fossem. 

Penso que não seja assim; fé e conhecimento pertencem a uma mesma realidade e que não somente são compatíveis como se complementam.

Diz Santo Tomás de Aquino, mestre do aristotelismo cristão, em sua Summa Teológica: “fides quaerit  intellectum” = o intelecto procura a fé.

Gleison inicia seus comentários, mensagem 1, com a seguinte frase:
 
“ Bem, se basear em grego não dá. Porque em grego, "fé" é equivalente à crença. Então vamos pensar aqui no português”.


O mesmo não acontece no latim, idioma do qual o português se deriva. No latim temos “fidem” e “credere”.

Esses dois termos estão a merecer uma atenção que melhor os caracterize.

CRER é uma ação de nosso sistema mental, o ato de crer está submetido à nossa decisão pessoal. Podemos decidir se crer ou não em alguma coisa ou em alguém ou em uma divindade.

Podemos decidir se crer na Bíblia, ou crer no Corão ou crer no Mahabaratha, ou em outro ou não crer em nenhum deles.

Assim, crer é uma certeza consciente.

Crer é uma etapa que antecede a fé. È necessário estar mentalmente predisposto a abrir a porta para que nosso espírito se manifeste. Se não quisermos crer, a fé não surge.

A FÈ é uma ação de nosso sistema sensível, transcendente, nosso espírito nos inspira a FÈ.

Assim, a fé é uma certeza supraconsciente, acima do consciente.


DISSE GLEISON (mensagem 1) :


Faz sentido eu dizer que é preciso fé, se fé é para coisas que não se conhecem?

DISSE TZARUCH (mensagem 2) :


Onde você leu que a fé é para coisas que não se CONHECEM ?
Se você não conhece como pode esperar ?

ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, 
e a prova das coisas que se não vêem.  
Hebreus 11:1

O que está escrito é que Fé tem haver (SIC) com as coisas que não se vêem
trocar o ver com o conhecer muda todo o sentido daquilo que está escrito.



MEUS COMENTÁRIOS:

Efetivamente, Fé tem a ver com as coisas que não se vêem
Entretanto, entendo que o uso de “não se conhecem” não lhe altere o sentido, pois que, em que pese tenha o apóstolo Paulo explicitado o dom da visão, a necessidade de prestar fé não fica a ele restrito, mas a toda e qualquer impossibilidade de conhecer.

Eu diria, na prática e em linguagem extrabíblica, que a fé é para as coisas que não podem ser constatadas.

Para melhor clareza, aqui cabem algumas considerações sobre os conceitos citados.

= Conhecimento é a assimilação pelo intelecto de alguma informação.

Sendo a leitura e estudo da Bíblia uma assimilação de informações e ensinamentos, constitui modalidade de conhecimento tal que, obviamente, não se opõe, mas sim alimenta a Fé.
Outro ramo de conhecimento são as ciências que, igualmente, não podem se opor à Fé, pois que são as leis impressas por Deus na natureza.

Eis pois, Gleison, entendo que fé e conhecimento são complementares e não antagônicos.

= Crer é a aceitação daquilo que não é constatado (provisória) ou daquilo que não é constatável (definitiva)
Exemplificando o não constatado: ao tomar um ônibus o indivíduo crê e tem a esperança que ele o levará ao destino; ao chegar, o destino é constatado. 
Assim também, ao aceitar uma religião cristã, cremos que nos conduzirá à salvação; a esperança a que se refere Hebreus 11:1, citado por Tzaruch. 
Por outro lado, da mesma forma que os cristãos, os Muçulmanos têm fé em Deus e crêem o mesmo em relação ao Islamismo contido no Corão.

È importante destacar que uma coisa é a fé, outra a doutrina. Temos fé em Deus e cremos na doutrina contida na Bíblia

Exemplificando o não constatável: crer que Deus tenha realmente falado com Moisés. Crer nos milagres realizados por Jesus. 

Mas os exemplos acima expõem situações do mundo físico, não constatáveis em razão de limitações naturais. Diferente é a situação no que tange ao metafísico ao qual nós, humanos, não temos acesso senão pelo nosso espírito, pela nossa sensibilidade, pelo componente metafísico de nosso ser. Neste caso, a vontade de crer nos ilumina a FÉ.

Por outro lado, o conhecimento histórico pode divergir da crença nos relatos Bíblicos, ou divergir de sua interpretação.

Exemplificando: Tem-se que crer e aceitar como feitos heroicos a tomada dos territórios da Palestina pelos hebreus sob o comando de Josué. Entretanto o conhecimento histórico nos mostra que esse não foi um fato isolado. Na antiguidade, muitas hordas de povos nômades, conquistavam territórios massacrando os moradores, homens, mulheres e crianças, povos sedentários, normalmente pastores, totalmente despreparados para a guerra.

Pratiquemos a gentileza e a cordialidade
Deus Pai nos abençoe. Aldo
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Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Qua 03 Jul 2019, 18:33

Em aditamento à minha mensagem 124, tomo o versículo citado por Tzaruch:


ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam
e a prova das coisas que se não vêem.  
Hebreus 11:1
 

Com relação a esse versículo, a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, editada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus, à página 1744, apresenta o seguinte comentário:


“O ponto final é crer nas promessas de Deus. Ele fará o que diz. Quando cremos que Deus cumprirá as suas promessas, ainda que não as vejamos se materializando (grifo meu), demonstramos uma Fé verdadeira”


Deste comentário depreende-se claramente que o versículo versa a respeito de esperança; assim, quando o Apóstolo Paulo diz “....coisas que se não vêem”, deve ser entendido como coisas que não se vislumbram, promessas futuras às quais o indivíduo de fé deve ter esperança pois que ainda não as vê. Observe-se a inversão semântica "...se não vêem" é diferente de "não se vêem".
.
Vai daí que há focos distintos entre o versículo citado e  Gleison ao dizer: 


“Faz sentido eu dizer que é preciso fé, se fé é para coisas que não se conhecem? Afinal, a bíblia mente quando fala que Deus se revela, é tateável e alcançável (não confundir para o sentido de salvação) ?


bem como para com a resposta apresentada por Tzaruch:


“Você para conhecer DEUS não precisa de o ver, porque esse conhecer tem haver (SIC)
com personalidade, maneira de ser, atuar etc etc.”



Pois que ambos estão se referindo a Deus, enquanto que o versículo de Paulo tem a ver com a esperança nas promessas de Deus.


Cultivemos a gentileza e a cordialidade
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Mensagem por Maria Madalena em Sab 20 Jul 2019, 10:33

A Paz de Deus a todos

Se a fé for para receber um milagre - uma cura,por exemplo...tem de CRER ANTES DE VER.

Existe uma grande diferença entre ESPERANÇA E FÉ

A esperança não realiza tarefas - pois a esperança é para coisas futuras.
O que realiza tarefas é a fé (crer que as coisas já existem - para poder ver no agora.

Se alguém precisa de milagre tem de posicionar o coração na fé (do crer que já existe) e não na esperança (crer em promessas futuras).

Temos de ter os dois (esperança e fé)
1) Esperança para aguardar as promessas como arrebatamento, um corpo novo incorruptível, etc
2) Fé (crer antes de ver) - usado para o que já nos foi dado (passado) como cura, libertação, provisão, etc.

Se alguem, por exemplo, está enfermo e (NO CORAÇÃO) fica firme, no crer que ele não está mais na LEI (pois a lei tinha maldição sob 3 pilares: enfermidade e miséria aos desobedientes - vide Deuteronomio)...

Mas crê que está na GRAÇA - e portanto tem o DIREITO (em Cristo) em receber o que já foi dado).

Então, os JUSTOS (os da fé) dizem (não na boca - mas no coração):

"Já estou perdoado e curado pelas feridas de Cristo".
"Jesus é minha justiça" - e portanto minha cura.
"Não olho para mim e nem para as evidencias - mas fico na Palavra - que diz que eu posso TUDO quanto eu crer".

Deus nos quer saudáveis - e o diabo quer colocar a enfermidade em nós. Já não basta ele ter colocado a morte em nós - quer também que nossos poucos dias sejam em sofrimento.
MALDITO DEMÔNIO.
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Mensagem por Tzaruch em Dom 21 Jul 2019, 20:28


Olá Maria.


Maria escreveu:Deus nos quer saudáveis - e o diabo quer colocar a enfermidade em nós.
Já não basta ele ter colocado a morte em nós -
quer também que nossos poucos dias sejam em sofrimento.
MALDITO DEMÔNIO.

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo,
e disputava a respeito do corpo de Moisés,
não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele;
mas disse: O Senhor te repreenda.
-Judas 1:9 ACF-



Maria escreveu:quer também que nossos poucos dias sejam em sofrimento.
MALDITO DEMÔNIO.


Estes, porém, dizem mal do que não sabem;
e, naquilo que naturalmente conhecem,
como animais irracionais se corrompem.
-Judas 1:10 ACF-





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Mensagem por Tzaruch em Qui 04 Jun 2020, 23:33





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