Gleison escreveu:Para crer em Deus, é necessário fé ou conhecimento?
Na minha opinião essa foi a melhor pergunta que eu já encontrei aqui no fórum em todos esses quase três anos que ando por aqui....
Vamos traçar uma linha de raciocínio!
Veja primeiro este texto:
Romanos 10:17 "E assim
a Fé vem pela pregação, e a pregação , pela palavra de Cristo"
Veja este outro texto:
Hebreus 11:6 De fato,
sem fé é impossível agradar a Deus,
porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.A Fé que nos leva a crer em Deus vem pela pregação que trás um conhecimento revelando ,em sua maioria de informações, muitas coisas que só podem ser cridas por Fé....
Quando o texto de Hebreus diz que é impossível agradar a Deus sem Fé explica depois dizendo que é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe....
Se a Fé não tivesse nada a ver com este "Crer em Deus" o texto não poderia dizer isso para explicar porque é impossível agradar a Deus sem Fé...
Mas tem um detalhe fantástico em outro texto:
1 Corintios 15:12 Ora,
se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
13
E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou.14 E,
se Cristo não ressuscitou,
é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;Se o conhecimento que gera a Fé não é verdadeiro logo a Fé terá a mesma qualidade da pregação....
Se a pregação for vã a Fé também o será e não é correto pensar ao contrário....
Então não tem como dispensar todo o conhecimento possível e achar que possa ter a fé sem conhecimento algum, mas alguns tem fé que veio pelo pouco conhecimento que tiveram pois sem fé alguma é impossível se crer em Deus.....
Sem Fé eu me transformaria num Ateu pois como vou crer em algum Deus sem fé?
Alguém pode só com conhecimento me levar a crer em Deus sem que eu creia por Fé naquilo que me trazem como conhecimento?
Alguém pode me mostrar sem deixar margem para duvidas que esse Deus é aquele que abriu o mar vermelho sem que eu preciso de ter Fé para crer nisso?
Alguém pode mostrar por conhecimento sem que eu preciso crer em tudo isso por fé...?
Abraços..!!!!