F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


    Efraim: A Plenitude dos Gentios

    avatar
    Hernandobh
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 127
    Idade : 50
    Cidade/Estado : Bhte MG
    Religião : A Biblia
    Igreja : do Mashiach
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 312
    Data de inscrição : 09/03/2009

    Efraim: A Plenitude dos Gentios Empty Efraim: A Plenitude dos Gentios

    Mensagem por Hernandobh Ter 21 Abr 2009, 23:46

    Efraim: A Plenitude dos Gentios por Kevin Kluetz
    traduzido por Hillel Ben Yishai adaptado por Sha'ul Bentsion



    Introdução

    O que aconteceu com as dez tribos perdidas de Israel? Muitos tem ponderado sobre esta questão ao longo dos séculos. No entanto, se tomarmos as Escrituras literalmente, uma simples linha de raciocínio contida nas Escrituras parece resolver este mistério.

    Dez Tribos Perdidas

    No décimo século a.C. , após o reinado de Shlomo HaMelech(o Rei Salomão), Israel foi dividido em dois reinos: um reino do norte, e um reino no sul. O reino do sul era composto das tribos de Benjamin, Yehudá, e dos Levi'im dispersos entre aquelas tribos. O reino do norte era composto das tribos de Asher, Dan, Efraim, Gad, Yissachar, Menashe, Naftali, Reuven, Shimon, Z'vulom, e dos Levi'im dispersos entre aquelas tribos. No reino do sul, a tribo de Yehudá se tornou dominante. Assim, o reino do sul passou a ser conhecido como o Reino de Yehudá. No reino do norte, a tribo de Efraim se tornou dominante. Por volta de 745 a.C. , o reino do norte era sempre referido como o Reino de Efraim (EB:4:520:1b). O termo Israelita portanto, passou a ser associado tanto a Yehudá
    ,como a Efraim.

    Hoje em dia, nós ainda podemos identificar um remanescente do povo do antigo Reino de Yehudá. Este remanescente consiste de Judeus (ainda que a minoria dos Judeus é de religiosos convertidos ao Judaísmo). O povo do Reino de Efraim no entanto, desapareceu da história por volta de 2700 anos atrás, quando o Império Assírio conquistou, exilou, dispersou, e os assimilou em 721 a.C.(EB:4:520:1b). Um remanescente do povo de Yehudá (os Judeus) tem guardado os livros que Elohim deu a eles através de Moshe, e os tem mantido a sua cultura. Subseqüentemente, eles vem mantendo a sua identidade, apesar dos dois maiores exílios da sua terra e de uma dispersão mundial. O povo de Efraim no entanto, caiu em uma severa adoração aos ídolos pagãos por volta do exílio de
    721 a.C. Talvez esta seja a razão pela qual eles perderam a sua identidade ,após o exílio e a dispersão.

    Mistura com as Nações.

    As Escrituras nos dão uma série de pistas para nos ajudar a determinar o que aconteceu com o povo de Efraim. Uma em Oséias 7:8, Efraim se mistura com os povos...” Baseado nesta pista, o povo de Efraim provavelmente se casou com as nações, diluindo a sua linhagem sanguínea Israelita ,e assimilando-se.

    A Benção Ortodoxa.

    No Shabbat semanal, os avôs Judeus Ortodoxos impõe a sua mão sobre a cabeça dos seus netos, anbençoando-os dizendo, Que Elohim te faça como Efraim e como Menashe.” Esta benção esta de acordo a ordem ao povo de Israel, pronunciada por Yaakov, o patriarca de Israel, em Gênesis 48:20:

    Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Elohim te faça como a
    Efraim e como a Manasses!. E pôs a Efraim diante de Menashe.”

    Efraim e Menashe eram filhos de Yossef. Esta benção parece ser um pedido pouco comum. O povo

    de Efraim e Menashe (Menashe eventualmente se tornou associado com Efraim no reino do norte) fisicamente perdeu sua identidade Israelita após o império Assírio os ter dispersado. Quando os Judeus Ortodoxos modernos pedem a Elohim para fazer a seus filhos como a Efraim e Manasses, aparentemente parece que estes Judeus estão pedindo que Elohim misture os seus filhos com as nações e os façam perder sua identidade física com Israel. As próximas seções deste documento,no entanto, irão apresentar informações que poderão iluminar o significado desta benção.

    Ezequiel

    De acordo com a passagem de Ezequiel , no futuro Elohim reunirá o povo de Efraim com o povo de Yehudá. Então, o povo de Efraim ainda pertence a Elohim hoje, e Elohim mesmo sabe aonde eles estão. A passagem de Ezequiel encontra-se no capitulo 37, nos versos 15 a 23, abaixo:

    15 E outra vez veio a mim a palavra de YHWH, dizendo ,16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por Yossef, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros., 17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão, 18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas? 19 Tu lhes dirás: Assim diz YHWH Elohim: Eis que eu tomarei a vara de Yossef que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão., 20 E as varas, sobre que houveres escrito, estarão na tua mão, perante os olhos deles., 21 Dize-lhes pois: Assim diz YHWH Elohim: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra., 22 E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles, e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos., 23 E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas transgressões, e os livrarei de todas as suas habitações, em que pecaram, e os purificarei. Assim eles serão o meu povo, e eu serei o seu Elohim.

    O Primogênito de Elohim.

    De acordo com Jeremias 31:9, Elohim disse, porque Sou um pai para Israel, e Efraim é o Meu primogênito.” Efraim era o segundo filho de Yossef, nasceu após Manasses (Gênesis 46:20), então como o povo de Efraim pode ser o primogênito de Elohim? Elohim é Ruach (Yochanan/João 4:24), ser chamado de o primogênito de Elohim,” não teria sentido assumir que o povo de Efraim deve ser nascido da Ruach de Elohim? As instruções para ser nascido da Ruach de Elohim estão em Yochanan capitulo 3 , na dissertação de Y shua com Nakdimon, um dos principais dos Judeus, que secretamente conversou com Y shua a noite.

    Um resumo daquele capitulo está citado abaixo (versos citados estão numerados):

    5 Y shua respondeu: Amem, Amem, e eu te digo que se alguém não nascer de novo,não pode ver o reino de Elohim. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido da Ruach é espírito.7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo ...14... E como Moshe levantou a serpente no deserto,assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 para que todo aquele que Nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Elohim amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,mas tenha a vida eterna. (BCHT)

    Se Efraim é o primogênito de Elohim, então Efraim se tornou nascido da Ruach antes de mais ninguém. Pois, de acordo com Ezequiel 37: 15-23, Elohim irá um dia reunificar Efraim e Yehudá, então o que Ele deve estar dizendo em Jeremias 31:9,é que entre o povo de Efraim e de Yehudá, que juntos, formam todo o Israel, o povo de Efraim atingirá sua plenitude através da Ruach antes de Yehudá. Se isto é verdade, então Efraim é o primogênito de Elohim.

    Isaias

    Em Isaias 28: 1-13, Elohim começa uma profecia com as seguintes palavras:, AI da coroa de soberba dos bêbados de Efraim...” No meio desta passagem, Isaias profetiza: Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo...” Se o povo de Efraim foi disperso entre as nações, e perdeu a sua identidade Israelita e a sua língua,o Hebraico, então esta profecia provavelmente foi cumprida no povo de Efraim, quando eles ouviram as boas novas (as boas novas que o Mashiach pagou por nossos pecados e nos deu a vida eterna, se apenas crermos ) em outras línguas diferentes do Hebraico.

    O Messias e Yehudá

    É interessante notar que, ainda que o povo de Yehudá está, no século 21, visivelmente vindo a aceitar Yeshua em escala mais mundial, como pode ser visto no Movimento Judaico Messiânico. As Escrituras parecem indicar que o Povo Judeu será salvo pelo próprio Messias durante uma guerra futura contra Israel, conhecida como a guerra de Gog/Magog. Abaixo estão duas passagens que parecem suportar esta idéia:

    A guerra de Gog/Magog em Ezequiel 38-39, Elohim revela seu santo nome Y shua a Israel, Ezequiel
    39:7 E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou YHWH, o Santo em Israel.” Numa passagem a frente, em Ezequiel 39:22-24, a voz de Y shua fala estas palavras ao profeta: E saberão os da casa de Israel que eu sou YHWH seu Elohim, desde aquele dia em diante. E as nações saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniqüidade, foram levados em cativeiro, porque se rebelaram contra mim, e eu escondi deles a minha face, e os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada. Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles a minha face.”

    A guerra de Gog/Magog também é descrita em Joel 2; YHWH diz pra Israel retornar a ELE durante aquela guerra, Joel 2:12 Ainda assim , declara YHWH, Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto...” O povo da terra de Israel se arrepende durante a guerra de Gog/Magog , como indicado pela benção de Elohim, com a qual Ele os responde, Joel 2:19 E YHWH, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.” Desde que o povo de Israel retorna a Elohim de todo o seu coração, eles O encontram, de acordo com as promessas de Elohim em Jeremias 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração..” Logo após a salvação de Israel, Elohim derrama A Sua Ruach , Joel 2:28 E há de ser que, depois derramarei a minha Ruach sobre toda a carne

    Paulo/ Shaul.

    Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos goyim haja entrado; E assim todo o Israel será salvo...” Romanos 11:25-26 (BCHT)

    Na passagem acima, Shaul profetizou que um endurecimento parcial veio sobre Israel. Por isso, Shaul estava se referindo a maioria Judaica. Shaul mais adiante diz que o endurecimento parcial aconteceu até que a plenitude dos goyim haja entrado, e assim todo o Israel será salvo...” Esta passagem só faz sentido se aqueles de Israel que estão endurecidos em parte mais a plenitude dos goyim igual todo o Israel . Em outras palavras, Shaul parece estar profetizando que [os Judeus]+[plenitude dos goyim]=[todo o Israel]. Como a plenitude dos goyim pode ser incluída em Israel? A resposta para esta questão parece estar no primeiro livro da Torah, o livro Bereshit(Gênesis), como explica a próxima seção.

    A Benção de Yaakov.

    Quando Yaakov abençoou os filhos de Yossef (Efraim e Manasses), Yaakov deliberadamente impôs sua dominante mão direita sobre a cabeça de Efraim, abençoando Efraim com a benção poderosa, ainda que Efraim era o filho mais novo. Muitas informações a respeito da benção de Yaakov sobre Efraim está contida na passagem abaixo:

    17 Vendo, pois, Yossef que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Menashe. 18 E Yossef disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. 19 Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações. Gênesis 48: 17-19

    De acordo com as ultimas palavras da passagem acima, Yaakov profetizou que Efraim se tornaria uma multidão de nações . Esta é uma tradução muito pobre do Hebraico. As palavra pobremente traduzidas são m lo hagoyim . A palavra m lo significa plenitude . A palavra ha significa das . A palavra goyim significa nações ou gentios . Sendo assim, literalmente lê-se: ...Os descendentes de Efraim se tornarão a plenitude das [nações ou gentios].” Baseado nesta informação, a profecia de Shaul em Romanos 11:25-26 pode ser lida assim(os comentários nos parênteses são meus [obs: do autor] ): que um endurecimento veio em parte a Israel(aos Judeus) até que a plenitude dos Gentios (até que o povo de Efraim) haja entrado, e assim todo o Israel (os Judeus + o povo de Efraim) será salvo...”

    De acordo com Yaakov ,os descendentes de Efraim, que dominaram o antigo reino do norte de Israel, se tornariam a plenitude dos Gentios. Baseado na profecia de Shaul em Romanos 11:25-26,a profecia de Ezequiel no capitulo 37:15-23, e a profecia de Miquéias no capitulo 5:3, o povo de Efraim e o povo de Yehudá se reunirão no futuro. Os milhões de Efraim provavelmente se misturaram com as nações a cerca de 2700 anos atrás, no tempo do seu exílio, então neste ponto do tempo, pode ser possível que todos, ou quase todos na terra tenham um pouco dos genes de Efraim e podem clamar ser Efraim o ancestral comum. Os descendentes de Efraim, dos quais Yaakov, Jeremias, Ezequiel e Shaul profetizaram no entanto, parecem ser aqueles que não somente são descendentes físicos de Efraim, mas também filhos de Elohim pela Ruach, como indicado em Jeremias 31:9, Pois eu sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito,” e Romanos 9:6-8,abaixo:

    Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Avraham são todos filhos, mas: Em Yits chak será chamada a tua descendência.”

    Isto é, não foram os filhos da [vontade da] carne que tornaram-se filhos de Elohim; mas os filhos da promessa são contados como descendência. (BCHT)

    Conclusão

    O reino do norte de Israel, o povo de Efraim, é o primogênito de Elohim de acordo com Jeremias
    31:9. O povo de Efraim misturado com as nações (Oséias 7:Cool e foram destinados a se tornar a plenitude dos gentios , como profetizado por Yaakov, o patriarca de Israel, em Gênesis 48:19.
    O povo de Efraim parece estar destinado a se tornar nascido da Ruach de Elohim antes do povo de Yehudá, como indicado em Jeremias 31:9, quando Elohim declarou ser Efraim seu primogênito , mas também em Romanos 11:25-26, quando Shaul profetizou que ...um endurecimento parcial veio a Israel(os Judeus) até que haja entrado a plenitude dos Goyim (O povo de Efraim), e assim todo o Israel (Yehudá + Efraim) será salvo...” Baseado nesta informação, aquela benção que os avôs Judeus Ortodoxos impõe sobre seus netos em cada Shabbat semanal deve fazer mais sentido. É improvável que que os Judeus Ortodoxos estão pedindo que Elohim exilem os seus netos entre as nações e

    apague a identidade física Israelita dos seus netos, como aconteceu com Efraim. Ao contrario, sem saber, os Judeus Ortodoxos podem estar pedindo que Elohim faça que seus filhos e netos sejam como os filhos de Efraim, a plenitude dos gentios, que, baseados nas Escrituras, podem já ser nascidos da Ruach de Elohim, porque eles já creram que Y shua pagou por seus pecados na estaca de execução e que ressuscitou dentre os mortos.

      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 02:30