A paz do Senhor Jesus Roberto!
Você tem deixado explícito que precisa ser redundante no debate, porque te "forçamos" a isso. Mas o mesmo acontece contigo irmão.
Eu também não gostaria de ser redundante contigo, e pacificamente como sempre, irei tentar esclarecer o a diferença e falha que você insiste em não perceber. Observo ainda que independente das diferenças teológicas que tenho quanto ao Tzaruch, neste ponto especificamente da ordem de Deus para sermos santos, eu concordo com o Tzaruch.
Estou convicto do que escrevi e a Bíblia deixa claro que santo como Deus ninguém nunca será.
Então leia agora o verso Roberto...
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1
2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
Levítico 19
A Bíblia não deixa claro isso que você escreveu Roberto? Agora está em suas mãos refletir e pensar por qual motivo sua afirmação não condiz com o que está escrito. Deus deixou claro, sejas santo.
E eu estou certo de que você está a confundir como é exatamente este processo e o que isso quer dizer. Veja o que você escreve:
Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. 1 Samuel 2:2 Ninguém pode ser como Ele, nem aqui nem no porvir.
Aqui você deixa explícito que está a confundir a ordem de Deus para ser santo como Ele é santo. Você considera o ser santo como se diz no mundão ai fora, implicando que tal santidade queira dizer uma perfeição tal que nos permitiria ser impecáveis mesmo sendo carne. É ai que entra outros versos que se aplicam aqui e que muitos distorcem.
15 Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não se pode calcular.
Eclesiastes 1
Se todos nós já nascemos inclinados a pecar (logo nada santos) por causa da carne, nada pode mudar este quadro, a não ser o próprio Deus (Jesus Cristo). O próprio autor de Eclesiastes responde:
13 Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?
Eclesiastes 7
Quem poderá?! Ele mesmo, somente Ele é capaz. Por isso em Cristo (selados no E.S.) nos tornamos santos porque as obras da carne já não tem poder nenhum sobre nós, quem nos sustenta é Deus. Lembre-se irmão Roberto, quem é nascido da carne é carne, e quem é nascido do Espírito é Espírito, eu como amilenista não creio que Apocalipse 20:6 citado pelo Tzaruch esteja se referindo à ressurreição de mortos no cemitério, se referindo a um milênio literal prometido, como amilenista eu creio que se trata do novo nascimento em Cristo Jesus. Todavia isto é outro tema.
O importante é você entender Roberto, que a palavra de Deus se cumpre, os convertidos em Cristo ainda que na terra, foram lavados, e santificados pelo poder do sangue de Jesus o qual nos transformou em filhos, a obra de satanás no desde o início dos tempos foi desfeita. E independente se este possa ser um processo que leve um tempo maior em alguns, as bem-aventuranças está relacionadas à salvação. Nosso Espírito testifica com o Espírito de Deus que somos filhos, coisas estranhas acontecem com os verdadeiramente convertidos, o pecado entristece o E.S. de Deus de tal maneira que o novo convertido chora aos prantos por pecar, e ele não entende o porque daquilo, mas é Deus operando.
Pra encerrar, eu comento apenas este trecho que você insiste em citar, todavia equivocadamente.
Ele conhece nossas limitações e nos ensina a caminhar no caminho da santificação nos separando das coisas do mundo,
Irmão, Deus conhece nossas limitações mas Ele já fez a obra, se sacrificou por nós, de certo modo se humilhou para nos salvar. Não existe essa de Deus "passar a mão na cabeça" de pecadores, Deus odeia o mal, o pecado e ponto final. Reflita na inconsistência de sua sugestiva neste verso:
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Tiago 3:10,11
Viu ai, o Cristão não pode ser salvo vivendo em pecado, não pode ser "meio santo" para se salvar, toda a glória pertence àquele que nos santificou, o Senhor Jesus Cristo.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
1 Coríntios 1:26-30
Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como "fraco", para assim confundir o que é "forte". Veja que às vezes na nossa ingenuidade, em nossa maneira humilde de ser, quantas vezes diante de pessoas que se acham "poderosas" sejam pelo poder do dinheiro, pela força física, ou pela sua posição social, tais pessoas nos olham de cima para baixo, com um ligeiro sorriso de desprezo "mal disfarçado", como se nós diante deles fôssemos uns "fora da realidade", por acreditar e publicar os ensinamentos de Jesus Cristo.
Mas o dono da glória é o nosso salvador Jesus Cristo, Nele é que somos santos, mais do que vencedores, escolhidos, herdeiros de Deus, a Igreja, o corpo de Cristo. Não nos gloriamos em nada por isso, porque sabemos que na perspectiva do mundo somos "perdedores", mas na perspectiva de Deus, que nos mantém e nos sustenta santos, somos mais do que vencedores.
Graça e paz!