F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

+6
Clébio
Gilcimar
Norberto
Aurélio Silva
Valdomiro
Washington Ruiz
10 participantes

Salmo 110: Disse o SENHOR ao meu senhor:

Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1086

Salmo 110: Disse o SENHOR ao meu senhor: - Página 4 Empty Re: Salmo 110: Disse o SENHOR ao meu senhor:

Mensagem por Betho Qui 05 Nov 2015, 00:14

Os escribas judaicos mudaram YHWH para Adonai no versículo 5 porque não querem que você "equivocadamente" identifique o "Meu Adon" na mão direita de YHWH no versículo 1 com o "YHWH" no seu lado direito no versículo 5.

O "Meu Adon" do Salmo 110: 1 é o Messias, é a figura Melquisedeque, o Sumo Sacerdote celestial de Salmos 110: 4.  E ele é o YHWH na mão direita em Salmos 110:5, conforme diversos manuscritos citados De Rossi, Codex Cairo, etc..

Um dos pergaminhos encontrados em caverna 11 em Qumran, no noroeste do Mar Morto, conhecido como Rolo de Melquisedeque (11Q13 /11QMelchizedek), o qual está relatando sobre o papel profético que Melquisedeque, uma figura mencionada em Gênesis 14: 18-20 e Salmo 110: 4, em eventos dos fins dos tempos  e que também foi caracterizado nos escritos de Fílon de Alexandria (10 aC - 50 dC) que identifica este Melquisedeque como o Logos, um sacerdote de Deus em XXVI. (82)  http://www.earlyjewishwritings.com/text/philo/book4.html

Uma análise cuidadosa do rolo oferece inúmeras indicações de que o(s) autor(es) retratam Melquisedeque como sendo idênticos com o Senhor Deus. Por exemplo, o Deus (Elohim) do Salmo 82: 1 que toma seu lugar na assembleia de Deus (El) para julgar os outros deuses (Elohim) é dito ser o Melquisedeque. O documento também se aplica ao Salmo 7:7-8, que fala do Senhor a julgar, a Melquisedeque identificando-o assim como o Senhor Deus (El)! A declaração em Isaías 52:7, "O Teu Deus (Elohim) reina", é interpretada pelo autor(es) do deslocamento para ser uma referência para Melquisedeque reinando como Deus. Além disso, Melquisedeque é dito para expiar os pecados dos justos. Estas ações de expiação e julgamento estão normalmente associadas com o próprio Deus. As passagens a seguir: Salmo 7:7-8 ; Salmo 82: 1; Isaías 52: 7; Isaías 61: 1-3 demonstram claramente que Melquisedeque não é meramente chamado Elohim ou El, no sentido de ser um juiz ou um anjo. O escritor(es) do rolo 11QMelchizedek realmente identifica ele como o Senhor (YHWH).

Fonte obrigatória do 11QMelchizedek :  https://en.wikipedia.org/wiki/11Q13
    .
    A Paz.

Lúcio Monteiro
    (in memorian)

Número de Mensagens : 254

Salmo 110: Disse o SENHOR ao meu senhor: - Página 4 Empty Re: Salmo 110: Disse o SENHOR ao meu senhor:

Mensagem por Lúcio Monteiro Sex 06 Nov 2015, 18:32

Betho escreveu:Os escribas judaicos mudaram YHWH para Adonai no versículo 5 porque não querem que você "equivocadamente" identifique o "Meu Adon" na mão direita de YHWH no versículo 1 com o "YHWH" no seu lado direito no versículo 5.

Se foi essa a finalidade da mudança pelos escribas, eles aumentaram a chance de uma identificação equivocada de MEU ADON com YHWH, em vez de diminuir. Afinal, o que é mais fácil confundir:   1)  MEU ADON com YHWH ?    2) MEU ADOM com ADONAI ?

Texto como está no original :   YHWH disse ao MEU ADON: Assenta-te á minha direita... YHWH, à tua direita, esmagará reis
    Texto alterado pelos escribas:  YHWH disse ao MEU ADON: Assenta-te à minha direita... ADONAI, à tua direita, esmagará reis.

Mas, foram os tradutores, e não os escribas, os maiores responsáveis pela identificação equivocada de MEU ADON  com ADONAI,  ou JESUS  com  JEOVÁ..

Betho escreveu:O "Meu Adon" do Salmo 110: 1 é o Messias, é a figura Melquisedeque, o Sumo Sacerdote celestial de Salmos 110: 4.  E ele é o YHWH na mão direita em Salmos 110:5

Betho, se o Sumo Sacerdote  celestial de Salmo 110:4 é IHWH, e não Jesus, porque o livro de Hebreus diz que é Jesus, e quem é o Sumo Sacerdote? Nesse caso, que é o Deus a quem esse Sumo Sacerdote oferece o sacrifício? (Hebreus 9:24)

Betho escreveu:Uma análise cuidadosa do rolo oferece inúmeras indicações de que o(s) autor(es) retratam Melquisedeque como sendo idênticos com o Senhor Deus. Por exemplo...
    Betho, você está apenas relatando, como mera curiosidade, ou está defendendo esse tipo e argumento?

Lúcio
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Usuario Excluido
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2886

Mensagem por Betho Sáb 07 Nov 2015, 09:40

Lúcio Monteiro escreveu: Betho, você está apenas relatando, como mera curiosidade, ou está defendendo esse tipo e argumento?
    Lúcio
    .
    1) Existem tradições judaicas muitas antigas que apontavam Melquisedeque como um tipo de YHVH.

2) Descobre-se um manuscrito na caverna de Quram que inequivocamente permuta YHVH por Melquisedeque.
    .
    3) Existem coleções de Manuscritos hebraicos medievais que alegam YHVH em Salmos 110:5

4) O Salmos 110:1 é usado para Jesus Cristo.
    .
    Sou estou trazendo estas verdades para o fórum.
    .
    Quanto a 1) e 2), Valdomiro já citou alguns argumentos, é fácil perceber que tentaram adequar 3) as estas tradições antigas, então alguém teve a ideia (?) de afirmar de que todos são iguais em identidade. A paz colega.
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Número de Mensagens : 254
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448

Mensagem por Lúcio Monteiro Sáb 07 Nov 2015, 14:31

Betho escreveu:1) Existem tradições judaicas muitas antigas que apontavam Melquisedeque como um tipo de YHVH.
    Pode ser "verdade" a existência desses manuscritos, mas seu conteúdo não a é, segundo as escrituras inspiradas, que afirmam incontestavelmente que Melquisedeque é um tipo de Jesus, e não, de Jeová. O próprio contexto do Salmo 110 afirma isso.

Betho escreveu:2) Descobre-se um manuscrito na caverna de Quram que inequivocamente permuta YHVH por Melquisedeque.
    Por ser um manuscrito apócrifo, não tem autoridade para contestar a Bíblia.
    .
    Betho escreveu:3) Existem coleções de Manuscritos hebraicos medievais que alegam YHVH em Salmos 110:5
    Estão corretas. O texto original da Bíblia também afirma "YHWH", e não "o Senhor", no vers. 5. A mudança feita promoveu a ideia de que adon é adonai (Jesus é Jeová).

Betho escreveu:4) O Salmos 110:1 é usado para Jesus Cristo.
    Sim, o adon (meu Senhor) do Salmo 110:1 é Jesus, depois de ungido como Rei. Mas, se "a verdade" trazida é que YHWH é usado para se referir a Jesus, não é verdade segundo o contexto do Salmo e da Bíblia.

Betho escreveu:Só estou trazendo estas verdades para o fórum.
    As verdades" que você afirma estar trazendo são a existência de manuscritos espúrios que contraditam a "verdade" da Bíblia na qual você também acredita? Ou acha que a discussão sobre se Jesus é Jeová não pode ser resolvida apenas pelas escrituras consideradas inspiradas, necessitando do apoio de manuscritos apócrifos?

Betho escreveu:Quanto a 1) e 2), Valdomiro já citou alguns argumentos, é fácil perceber que tentaram adequar 3) as estas tradições antigas, então alguém teve a ideia (?) de afirmar de que todos são iguais em identidade.
    Mesmo enfrentando cerrada vigilância, pessoas inescrupulosas fizeram modificações nas escrituras inspiradas, para promover suas próprias ideias. Com quanto mais frequência puderam fazer isso em manuscritos apócrifos? No entanto, caro Betho, descobrir se, quando, como e por que alguém [ou "alguens"] tiveram a ideia de Jesus e Jeová serem "iguais em identidade", não é tarefa fácil, mas não é de nenhum modo necessária. Muitos acham melhor limitar a discussão aqui no forum aos argumentos genuinamente bíblicos. Não porque essas informações às vezes repassadas como "verdades" não tenham algum valor, mas porque muitas vezes servem mais para confundir do que para ajudar a esclarecer os que estão começando a pesquisar. No entanto, sua iniciativa encontra apoio nas escrituras, que estimulam: "Certificai-vos de tudo; apegai-vos ao que é bom".

Lúcio
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Usuario Excluido
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica

Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2886

Mensagem por Betho Sáb 07 Nov 2015, 17:45

Colega Lúcio, já expressei a minha opinião na Mensagem nº 40, sigo literalmente o Códice Aleppo observando a massorá menor e a maior dele.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Número de Mensagens : 2330
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6212

Mensagem por Gilcimar Qui 31 Dez 2020, 22:24

Bom assunto.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sáb 07 Dez 2024, 01:45