por Mazzo Sab 30 Jan 2016, 09:52
Norberto escreveu:.
Stanley K, trouxe para cá sua resposta que tem a ver com este tópico.
Stanley K, na M82 do tópico Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?, escreveu:O que o trinitário precisa entender, é que se ele negar que YHVH é igual a Pai, Filho e E.S. e não Deus Pai exclusivamente, ele estará remando contra a própria doutrina que crê.
Pois fica assim: YHVH (Deus Pai) = Pai, Filho e E.S.
Quando o correto na trindade é: Deus = Pai, Filho e E.S.
Entendeu? O trinitário que diz que o YHVH do A.T. é Deus Pai, talvez não tenha parado pra refletir sobre isso ainda, pois admitindo que isso seja assim, ele traz à doutrina um possível equívoco, é insustentável e contraria a doutrina.
.
YHWH é Deus.
A Trindade não foi revelada no Antigo Testamento.
No AT só há alguns sinais da Trindade, que são percebidos somente na Luz da Revelação no Novo Testamento (Jesus Cristo).
A Revelação de Deus aconteceu aos poucos, na história de um povo e depois plenamente em Jesus Cristo.
Revelação de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo é só com Jesus Cristo.
No AT falamos de Deus e não de Trindade...
Só depois, com a Revelação plena, podemos identificar os sinais no AT que preparou esse Revelação de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo é só com Jesus Cristo.
E no Antigo Testamento se destaca a Criação do mundo e a formação do povo de Deus da mesma forma que no Novo Testamento se destaca a Salvação em Jesus e a constituição de Sua Igreja. Talvez seja por isso que os Trinitaristas entende JHWH como Deus Pai, pois o AT se destaca a Criação e, normalmente, atribuímos a Criação ao Pai.
Se bem que, com a Luz do Novo Testamento, vemos que a Criação não é só do Pai, mas dos Três juntos, pois são Um só: O Pai cria o mundo através de Sua Palavra (= o Verbo, o Filho) no poder do Espírito Santo (que pairava sobre as águas).