A paz do Senhor Jesus!
Marcelo,
Acho que você precisa ler mais o seu manual de instrução, porque ele diz justamente o contrario, ou seja, nenhum dos seus apóstolos creram na sua ressurreição.
É aconselhável que você não tenha tanta pressa pra responder, pra não distorcer o que eu escrevo. Eu não estava debatendo se foi apenas Tomé que agiu com incredulidade, se fosse este o assunto, eu diria que você tem razão, mas não era.
Veja: Eu havia escrito: Muitos realmente não compreendem os motivos do relacionamento com Deus ser pela fé. Mas um dos pontos mais importantes deste relacionamento pela fé, é que o homem em primeiro lugar na condição atual, não pode ver Deus em seu estado original. Por este motivo tem um sentido apropriado quando Jesus diz a Tomé que bem aventurado os que não viram e creram.
Ao que parece Marcelo, você quando se depara com o que Jesus diz, supõe que seja então um desafio entre fé e razão, parece que Jesus esteja desafiando as pessoas a ter uma fé cega, simplesmente crer e pronto, independente de supostas contradições, "provas" contra Deus, ser apenas obstinado em ter fé, crer. Mas não é nada disso.
Entendendo o contexto de Marcos, Lucas e João, quando surgem entre eles boatos de que o Cristo havia ressuscitado o único que insiste em permanecer com o coração endurecido ao ponto
de dizer que precisava ver para crer
foi Tomé. Como está escrito que a boca fala do que o coração está cheio, Jesus então faz questão que Tomé toque nas feridas e depois Tomé fica constrangido, em seguida recebe também o E.S., e é quando Ele confessa pelo Espírito que Jesus Cristo é o Senhor.
O fato é que os discípulos estavam abalados com a morte do Mestre, e a questão da fé verdadeira, aquela que abre os nossos olhos para percebermos e obtermos revelações, vem mesmo de Deus isso é em todos nós, normal, isso aconteceu com os 11, todavia o coração de Tomé não estava nem um pouco quebrantado pra haver um despertar imediato da parte de Deus como nos outros.
No fim das contas a intenção era pra mostrar que a fé de Deus não é imputada de maneira a desconsiderar a personalidade e caráter da pessoa, não que isso seja uma regra, mas Deus tudo vê. Este foi o intuito. Tomé levou uma sacudida.
Você não só pensa diferente de mim, mais dos 2/6 da população mundial que discorda da tua teologia. Este tipo de argumento não significa nada! Dá vontade até de ignorar. Mas preciso lhe mostrar sua perca de tempo com coisas assim, se fosse válido isso, olhe para o seu caso,
90% da população mundial descorda de você, e com muito esforço para chegar a estes números (10% de ateus), eu vou aceitá-los por serem mais do que suficiente pra mostrar sua tentativa
inútil de recorrer a quantidade de adeptos.À gravidade é uma teoria no sentido científico da palavra teoria.Que?! A lei da gravidade é uma lei,
não uma teoria. Diferente da teoria dos macacos, isto foi uma lei estabelecida.
E por um cristão, pra te contrariar.Você como um ateu tão convicto como diz, deveria saber da
diferença entre hipóteses, teorias e leis. Pelos próprios
conceitos da ciência, um lei pode ser observada. E no caso de teorias fajutas como estas, que homem veio do macaco, que tudo foi se organizando sozinho depois de uma explosão blá blá blá..., por mais que a ciência queira valorizar estas teorias, o lugar delas é apenas no papel, e aos adeptos dela,
aja “fé”.Uma teoria científica é uma explicação bem substanciada de algum aspecto do mundo natural, com base no conhecimento que tem sido repetidamente confirmado através da observação e experimentação.
Errado! Uma teoria é uma teoria Marcelo. Qual destas teoria absurdas da ciência podem ser confirmadas??
A que viemos do macaco?! Da explosão que organiza?! Fala sério! Vocês ateus tem mais
"fé" do que os cristãos
e não sabem.O crédito destas teorias na ciência, para passar de hipótese para teoria, é que algumas hipóteses foram descartadas por algumas evidências.
Só pra se ter uma ideia o quanto isso é ridículo, pega a teoria de que viemos do macaco, e qual é o principal objetivo dela? Ora, provar que alguma espécie, seja lá qual for evoluiu de uma espécie para outra. E..................... parou por ai. Porque não existe uma só evidência.
Seu criador nos diz que a terra é plana, Mentira, que o céu e solido e fundido como vidro polido, Mentira, que o ouro enferruja, Mentira, que o homem foi feito do barro, Mentira, que o nosso planeta e estático (mentira) que o ferro pode boiar, Mentira, o universo foi criado em 6 dias de 24 horas sucessivos, mentira, e que tem 6 mil anos de existência (mentira dnovo! )Só barulho. Escolha uma das SUAS mentiras ai e vamos avaliar biblicamente. Porque para criticar a Bíblia, eu posso dizer que ela diz que
existe dragão, taças cheias de praga, cana de ouro, naves espaciais que visitaram os profetas etc e etcA Bíblia não é um livro de ciências,
mas fica lançado o desafio, traga qualquer coisa que quiser pra mostrar que a Bíblia falha quanto a afirmar algo relacionado ao que é concreto. Mas não me venha com
estas infantilidades, pois diferente da ciência que mudou por diversas vezes suas teorias, e conceitos,
a Bíblia permanece inabalável em tudo que está registrado.Quem falou em evolução ou na teoria darwinismo? Você as vezes se esquece que a nossa critica não é puramente ao seu Deus particular, mas a todos o deuses...
Então você vai debater comigo como se eu tivesse fazendo uma apologia de outros deuses?! Perca de tempo sua Marcelo, eu estou disposto a compartilhar pensamentos e ideias
somente do Deus verdadeiro o qual eu creio, em suma do evangelho de Jesus Cristo.
Agora me diz meu amigo, por que essas pessoas religiosas, de qualificações engenhosas, graduadas etc... sai em busca de novos conhecimentos, e descoberta onde a bíblia tem todas as respostas. Porque? Sabe quem criou a teoria do big ben?
Todo o conhecimento que o homem natural vai em busca, está relacionado a conhecimentos seculares desta vida.
Por enquanto estamos aqui, e existem profissões que envolve as coisas criadas por Deus para vivermos em sociedade, então algumas coisas são necessárias para os cristãos e o mais importante, permitidas por Deus. Um simples gerente de loja por exemplo, pode ser um excelente administrador por ser temente a Deus,
mas não deixa de participar de treinamentos empresariais que envolve os avanços tecnológicos que se utilizam na empresa para coordenação e execução do seu trabalho.Agora quanto à teoria da explosão organizada, o que sei é que o precursor foi um Padre Belga, por ironia pra vocês ateus. Mas não importa,
a mídia extrapolou com isso fazendo muita gente pensar que através de uma explosão tudo foi se organizando. Não sei dizer se era o caso do Padre Lemaître, mas sei que muitos estudiosos que creem em Deus
conciliam isso com suas crenças creditando a explosão como sendo causada e controlada por Deus. Eu não creio nisso, é preciso fantasiar MUITO pra crer nisto, é a minha opinião.
Acho que seja irrelevante citar nomes de pessoas proeminentes, famosas em discussão, onde cada um tem as suas razões para crer ou deixar de crer.. isso na minha opinião, é muito relativo que não vem o caso aqui.
Não é culpa minha, só citei o nome dele
porque está na teoria. Se ele teve a audácia de permitir seu nome em algo assim, ou sua família permitiu, é problema deles, se eu fosse da família teria vergonha e obviamente lutaria para não permitir o nome na teoria. Todavia tem gente que acredita que é bonito ser feio, talvez se sintam honrados com isso e entra aquela história, o que é bonito pra mim pode ser feio pra outrem e vice versa. Contudo, de longe citei o nome dele com intuito de algum tipo de Ad hominem.
Sempre soube que para qualquer prova absoluta é um conceito da matemática, todo o resto é um ponto além de qualquer dúvida razoável, Big Bang, Cosmologia, evolução. etc... chegou a este ponto e é apoiado por uma grande quantidade de evidências.
Bom, eu já comentei sobre isso acima, você está meio confuso sobre seus próprios conceitos.
Presumo que no entanto você se contentam em aceitar magia e postular uma entidade sobrenatural que deve ser mais complexo do que o universo tem suposto ter criado, mas estranhamente não precisa de explicação de suas origens. Assim, "magia" ou "nós não sabemos" ...... Eu vou com "NÃO SEI"..... Porque você não entende isso?
Na verdade eu concordo, vocês não sabem, e o que pensam que sabem, ficará até o dia do Senhor só na teoria. Já nós cristãos, não sabemos de muita coisa não,
nesta atitude de obstinar em ir além de Deus, mas temos a certeza e tranquilidade em esperar a volta do nosso Salvador confiando em tudo que está escrito na palavra inspirada que Ele nos deixou, pra quem tem uma mente e coração transformado, você não tem noção do quanto é reconfortante, e a resposta da pergunta que eu te fiz antes, o propósito da vida é revelado.
De qualquer forma, o seu desconhecimento ou rejeição voluntária das teorias não tem absolutamente nenhum impacto sobre a veracidade de tal.
Eu apenas estou certo que a “fé” de vocês é de tirar o chapéu. É uma pena que uma “fé” assim, comum, não leve a nada, simplesmente passa. A expectação do fim é sempre desagradável. Lastimável.
Por milhares de anos, as pessoas têm dito que seu deus estava por trás o que não entendia - raios, estrelas, terremotos, a vida, a morte, a origem do mundo ou do universo, etc Você está usando o mesmo conceito. Postular um deus para responder a uma pergunta supostamente não resolve nada. Ela só impede você de fazer mais perguntas objetivas.
Nós estamos no ano de 2015, e continuamos em nossa fé, prosseguimos para o alvo,
com certeza do que cremos,
porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Aproveitando a deixa da sua contestação, faça uma pergunta objetiva então,
uma só que possa fazer a diferença neste embate? Porque é muito estranho pra qualquer um tudo aquilo que vocês tem que pode ser dito como prova, não passa de teoria e ainda por cima recorrem a argumentos que só o dia que construírem uma máquina do tempo poderão ter algum tipo de inferência que dê crédito
real a elas.Uma mentira é uma mentira, mesmo que todo mundo acredita nisso. A verdade é a verdade, mesmo que ninguém acredita nisso
Concordo!! Se tratando de evangelho, que vem infalivelmente se cumprindo conforme está escrito, crescendo de forma impressionante como está escrito,
mesmo diante de humilhações, perseguições e morte só por anuncia-lo. Ai você vem me dizer que este evangelho que moldou civilizações,
provou que todos os opositores de sua mensagem eram os verdadeiros tiranos....É UMA MENTIRA!!!?? O que é verdade e mentira pra você então?
Meras palavras?! A "fachada" do intelectualismo barato?! Porque se uma mentira pode fazer tanta diferença e se sustentar de tal modo como temos observado o evangelho de Cristo, ela então (a mentira) está prevalecendo sobre a verdade.
Só se for pra vocês ateus mesmo que o cristianismo é uma mentira.
Deixa-me ver se entendi, você que dizer que toda a humanidade tem que acreditar que o homem foi feito e moldado do barro
Não que tem que acreditar. Vou lhe dizer o mesmo que disse pro Bernal, este é meu modo de debater, com ímpeto,
tenho sim convicção do que digo, mas não quero convencer ninguém que estou certo, que precisam crer neste Deus, porque Ele é verdadeiro e ponto final, vocês precisam crer!!! Não!
Até porque na Bíblia está escrito que não é por força nem por violência, mas pelo Espírito.E nós cristãos devemos pregar, devemos expor a nossa fé.
Agora quanto ao homem ter sido feito do pó da terra,
faz todo sentido. Você não sabia? Não sabia que nossa sobrevivência está na terra? Talvez você nem tenha pensado sobre isso ainda, porque, o ateu, tende a procurar a sabedoria que tem renome no mundo, quando se trata de coisas simples costumam ignorar.
Nossa vida está ligada na terra Almoedo.
Quando se lança uma semente na terra, a semente se desenvolve pela terra, absorve nutrientes e no fim geram as frutas que contém as vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo, é isso ai, em outras palavras nos alimentamos da terra. Não paramos de evoluir, sempre estamos em completa evolução o tempo todo e a todo tempo,e você não viverá o bastante pra notar a diferença porque isso não ocorre como um sopro mágico que transforma o barro em homem adulto em um instante...
Almoedo, é você quem vive na bolha e não sabe.
O homem não cria nada, apenas transforma as coisas,
Deus foi que deixou tudo ai para o homem, metal, madeira, os animais, os elementos, energia, está tudo ai, o homem apenas transforma. Mas pra Deus provar que a “sabedoria” dos homens é loucura, bastava Ele fazer parar de chover. Enquanto o homem gasta bilhões para criar teorias e teorias, enviar robôs a outros planetas, sustentar fantasias que prometem o paraíso na terra e etc, se parar de chover é questão de pouco tempo para entrar em colapso a raça humana, algo simples mas essencial para sobrevivência
está nas mãos de Deus e o homem nada pode fazer.A sua bolha é assim: O rico de 50 anos atrás tinha como seu carrão um Puma, e acreditava viver o auge da “evolução” atualmente o rico tem o seu Camaro e acredita viver o auge da evolução, e ai você apenas vai acrescentando todo tipo de avanço tecnológico que traz luxo e conforto.
Mas em relação ao homem em si nada mudou. A verdade é que todos costumam pensar que sua geração é a mais importante, e toda recém descoberta causa espanto, e muitas delas ainda não passam de fajutas, não servem para nada, a não ser dar dinheiro para espertalhões, e lobos oportunistas.
Tudo aquilo que sustenta realmente o homem, a ponto de se houver falta ele não sobreviver, é o mesmo que sustentou a 2, 3, 4 mil anos atrás.
E aquilo que realmente é necessário para sobreviver, quem nos concede e nos deixou tudo muito bem organizado foi Deus.Segundo os cientistas, os biólogos para ser exato, os nossos ancestrais em comum com os "macacos" NÃO existem mais... eles evoluíram em diversos ramos para formarem todos os tipos de primatas que existem hoje, um desses primatas somos nós... mas o que me vale discutir com alguém que só quer enxergar magia, fantasias e folclore....
Quer dizer que somos nós cristãos que fantasiamos?! Você deve estar de brincadeira.
Quer dizer que aleatoriamente teve um tempo há milhões de anos que houve uma evolução com apenas uma espécie, e a evolução foi tal que
permitiu que acontecesse com um macho e com uma fêmea ao mesmo tempo pra depois não acontecer mais com nenhuma outra espécie?! E só aqui na terra?!
Nos planetas vizinhos NADA de evolução?! Exclusivamente uma espécie evoluiu a tal ponto de dominar por completo todas as 1,5 milhões de outras aproximadas?! E depois de tanto estudo, tanto esforço, até hoje, não se tem a prova de que uma espécie, seja ela qual for pode evoluir para outra espécie.
Dá até desanimo Almoedo.Continua também....
Graça e paz!