F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Gerson Witezak
Norberto
Jefté
Clayton Lima
Ernesto
Marcelo Almoedo
Betho
Tzaruch
Stanley K
Guto
14 participantes

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?


    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1921
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Ernesto Ter 11 Ago 2015, 02:27


    Gilcimar diz:

    Se o trinitarismo se resumisse em seus argumentos sobre o texto de 1 João 5:20 eu jamais seria Trinitariano

    Ernesto responde;

    Olá meu irmão; eu vejo que, trinitários e unitários, não chegam a lugar nenhum. Nós, os cristãos; quer aceitem quer não, nós somos salvos por Cristo Jesus. Peço que continues lendo do verso 20 ao 26, e terás a certeza disso.
    Porque o Pai ama o filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.
    A partir do verso seguinte Jesus se coloca em igualdade com o Pai (em questão de poder),
    Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o filho vivifica aqueles que quer. CONTINUA: E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao filho todo o juízo, para que todos honrem o filho como honram o Pai. Quem não honra o filho, não honra o Pai que o enviou.
    Na verdade, na verdade vos digo, que, quem houve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas, passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo, que vem a hora, e, agora é em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem a vida em si mesmo, ASSIM TAMBÉM DEU AO FILHO TER A VIDA EM SI MESMO.(O Pai colocou o filho em igualdade com ele)
    Estes versos não deixam duvidas. O filho possui os mesmo poderes do Pai, ninguém pode negar que esses poderes foram concedidos pelo Pai, mas, isso não rebaixa a posição do filho.
    Eu sou trinitariano por que; dentro da bíblia as três pessoas são incontestáveis na administração do universo,, mas, não entendo a trindade como muitos, que querem afirmar a eternidade das três pessoas como seres eternamente independentes entre eles. Se assim fosse, Deus não poderia ser Pai, e Cristo ser filho. A bíblia deixa bem claro que, nos dias da eternidade Cristo saiu em forma de palavra da boca de Deus,João 1:1-3, Isso diz que ele é parte do próprio Deus, que saiu das entranhas espirituais de Deus, e dessa maneira ele se tornou filho.
    Aqui vemos que em matéria de individualidade Cristo teve principio, do contrario não seriam Pai e filho; mas, em matéria de natureza, Os dois; Pai e filho. São a mesma essência.
    Isso nos leva a entender as palavras de Jesus, quando disse; Eu e o Pai somos um. Não a mesma pessoa, Assim como Adão e Eva, eles eram duas pessoas distintas, mas, a carne de Eva foi a mesma carne de Adão; porque Eva foi formado da costela de Adão.
    Do mesmo modo aconteceu com Cristo, ele é parte do Pai porque a palavra que foi pronunciada pelo Pai, é parte do Pai.
    Volto a repetir; Hoje Cristo possui os mesmos poderes, e a mesma Gloria que o Pai possui. Mas, nem sempre foi assim, nos versos acima Jesus mesmo diz: que o Pai lhe concedeu a autoridade de agir. Em Mat.28:18, Jesus disse: É me dado todo o poder no céu como na terra etc.
    Se foi dado, é porque foi emancipado pelo Pai.
    Eu vejo um grave pecado dos unitaristas, afirmando que só o Deus verdadeiro é o Pai. Com estas palavras eles afirmam que Cristo é um Deus falso. Há muitos anos atrás eu conversei com um T.J. ele, com todo cinismo me perguntou: A gente faz negocio com a porcada, ou com o dono da porcada? Acredito que não preciso explicar o significado desta comparação não é?
    Resumo: Eu entendo que Deus o Pai, teve, e continua tendo sempre a ultima palavra, ele é o soberano. Não encontramos passagem nenhuma na bíblia, na qual Jesus tivesse dado ordens ao Pai. Jesus sempre pedia.
    Por outro lado, A sujeição de Cristo diante do Pai não diminui a autoridade dele, uma vez concedida pelo Pai.
    Dizer que, quem é maior, é muito relativo, Para nossa Salvação temos a Cristo, e não o Pai,
    E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao filho todo o juízo, para que todos honrem o filho como honram o Pai. Quem não honra o filho, não honra o Pai que o enviou. O Pai quer que honremos o filho da mesma maneira que honramos a ele, o Pai.
    É assim que eu entendo a divindade. E nunca me arriscarei de tirar Cristo do pedestal no qual o próprio Pai o colocou.
    Abraços Ernesto

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Valdomiro Ter 11 Ago 2015, 14:19

    Betho, Paz

    Com relação a tua observação de eu haver entendido que você considerava o “verdadeiro” com acusativo como objeto direto, realmente confundi tua fala. A razão foi você não ter aspeado o “nós” para indicar que se referia ao “nós” do texto e não uma contemporização da afirmação, onde estaria se incluindo. Mas, ok, ficou esclarecido esse ponto e reconheço o haver entendido mal pelo motivo exposto acima.

    No item dois de tua observação você informa sobre as aspas. Eu notei e entendi que o “próximo” poderia não estar tão próximo, mas como na tua postagem você condicionou a compreensão do texto a questão dos casos gregos, então, eu citei II Jo. 2.22, onde temos proximidade em ambas condições, proximidade relativa e do caso grego, mas como se pode ver a mera “proximidade” não estabelece o significado sem uma análise contextual. Precisa-se entender o que se está dizendo para determinar a quem se refere. É um dos casos, tanto quanto I Jo. 5.20, em que as regras básicas de gramática, ou mesmo as regras avançadas, sozinhas,  não resolvem a questão.

    Daí você, acertadamente, perguntou sobre II Jo. 2.22: “Quem é o antiungido? ”; certamente tal pergunta foi baseada na perícope. E uma pergunta análoga precisa ser feita para o texto de I Jo. 5.20: Que é o Verdadeiro a quem o Filho veio dar a conhecer? Como decorrência da resposta, talvez, outra pergunta seja necessária: Quem é o Verdadeiro Deus a que o texto se refere, Aquele a quem o Filho veio dar a conhecer ou o próprio Filho?

    Fora isso, seria necessário, ao meu ver, uma fundamentação gramatical que condicione considerarmos o “Verdadeiro Deus” como se referindo a Jesus em I Jo. 5.20, por causa dos casos nominativo, genitivo, dativo ou acusativo, pois até hoje não descobri nenhuma gramático que afirmasse que o grego impõe entendermos que o “Verdadeiro Deus” se refira a Jesus por causa da língua, em especificamente por causa dos casos.

    Como você disse que iria verificar, ainda, a questão do dativo, eu esperarei tuas conclusões para aprendizado e benefício de todos.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Ter 11 Ago 2015, 14:54

    A paz do Senhor Jesus Gilcimar!

    Meu irmão, é por isso que quem lê seus debates com os unitaristas percebem que você fica em cima do muro. Você além de não entender a doutrina da trindade na íntegra, supostamente diz que conhece e dá crédito a unitaristas em um dos versos mais fortes pró trindade.

    A confusão que você faz se dizendo conhecedor da doutrina da trindade fica claro aqui:

    O filho é verdadeiro mas o texto o identifica com filho de outro verdadeiro...

    Só te falta decidir em que você acredita Gilcimar.

    No mais não tenho nada a tratar deste verso contigo, a não ser que você se junte aos unitarista para tratarmos do mesmo erro que eles cometem, e que você também admite, mas o seu caso é pior, você "enxerga" Jesus como O Verdadeiro no verso, e mesmo assim permanece fosco a trindade pra ti.
    Para os unitaristas é compreensível, porque eles querem de toda maneira defender o unitarismo que não existe na Bíblia, por isso se confundem em admitir ou não que Jesus é identificado como O Verdadeiro (assim como o Pai também) no verso.

    Eu penso que você é um trinitário por embalo...não alguém que estudou a palavra e reconheceu a doutrina como a revelação de Deus.

    Graça e paz!




    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Ter 11 Ago 2015, 15:02

    A paz do Senhor Jesus!

    Valdomiro escreveu:

    Com esse tipo de “raciocínio” o Stanley valida o ateísmo, pois enxergando o que não existe no texto a partir de uma citação tripla de um mesmo substantivo, mostra como algo sem sentido pode ser alegado em nome da fé, fazendo como que possa, ele mesmo, não ser levado a sério por completa falta de fundamento.

    Note-se que, nesse caso, unitaristas, trinitarianos e ateus percebem o erro dele, menos ele mesmo. Ele está fazendo parte de um grupo seleto que não se importa com o que o texto diz como um todo, importa apenas em defender a deidade de Jesus a qualquer custo.

    Eu não ligo muito pra estas coisas, se eu defendo o que ninguém defende, por isso tenho que mudar o que Deus me revelou.

    Mas só por curiosidade eu pesquisei, e isso que o Valdomiro escreveu não é verdadeiro.

    Estudiosos da trindade, adeptos em explanar alguns versos fortes da doutrina, utilizam deste verso colocando da mesma maneira que eu proponho.

    Jesus é citado pelo autor como Deus Verdadeiro, apesar de eu não ver nenhuma explicação de que o Pai também (nestes estudos), eu creio que não é por negar, mas sim porque como disse antes, aqueles que negam a trindade tendem a negar a divindade de Cristo, que é suficiente para desqualificar o unitarismo.

    Você a pouco Valdomiro assumiu que são dois verdadeiros no verso. Como é isso então? É O Verdadeiro, mas quando se diz este é o Verdadeiro Deus é apenas o Pai? Não é conveniente?!

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Ter 11 Ago 2015, 15:09

    Ernesto a paz do Senhor Jesus!

    Volto a repetir; Hoje Cristo possui os mesmos poderes, e a mesma Gloria que o Pai possui. Mas, nem sempre foi assim, nos versos acima Jesus mesmo diz: que o Pai lhe concedeu a autoridade de agir. Em Mat.28:18, Jesus disse: É me dado todo o poder no céu como na terra etc.
    Se foi dado, é porque foi emancipado pelo Pai.
    Eu vejo um grave pecado dos unitaristas, afirmando que só o Deus verdadeiro é o Pai. Com estas palavras eles afirmam que Cristo é um Deus falso. Há muitos anos atrás eu conversei com um T.J. ele, com todo cinismo me perguntou: A gente faz negocio com a porcada, ou com o dono da porcada? Acredito que não preciso explicar o significado desta comparação não é?


    Vejo aqui alguém mais consciente quanto a doutrina da trindade. Mesmo descordando da suposta diferença entre divindades.

    E acabei ficando curioso do entendimento do irmão Ernesto do verso?!

    Quantos são identificados pelo autor João como O Verdadeiro no verso pra Ti Ernesto?? Só o Pai, ou o Pai e o Filho?!

    Graça e paz!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Ago 2015, 15:28

    Stanley escreveu:Jesus é citado pelo autor como Deus Verdadeiro, apesar de eu não ver nenhuma explicação de que o Pai também (nestes estudos)

    De fato Jesus é Deus mas o autor do texto não foi claro em quem se referia pois o pronome Este pode estar se referindo ao filho ou ao Pai e assim que eu penso desde da primeira postagem ao te apresentar meu entendimento do texto...

    No final do texto ele diz assim:"Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna"...

    Antes de dizer isso ele identificou o filho do verdadeiro quando diz que estamos no verdadeiro, isto é, em SEU FILHO.....

    Eu só disse que o texto não é claro e você me disse que sou quase Trinitariano...

    Eu não tenho como definir o final do texto por não ser tão claro mas penso que está bem mais próximo da explicação Unitarista....

    Todos os trinitarianos do mundo pode pensar como você sobre o texto em questão mas eu só posso pensar como tu se sinceramente entender o texto como você....

    Sou livre para tirar minhas conclusões sem ser influenciado pela maioria.....

    Espero que eu tenha o respeito que alguém de livre pensamento merece...

    Obs:Eu não descarto a possibilidade de um dia pensar como você sobre este texto mas ainda não vejo segurança na tua forma de compreender...

    Abraços..!!!!







    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Ter 11 Ago 2015, 16:20

    Gilcimar a paz do Senhor Jesus!

    Todos os trinitarianos do mundo pode pensar como você sobre o texto em questão mas eu só posso pensar como tu se sinceramente entender o texto como você....
    Sou livre para tirar minhas conclusões sem ser influenciado pela maioria.....
    Espero que eu tenha o respeito que alguém de livre pensamento merece...
    Obs:Eu não descarto a possibilidade de um dia pensar como você sobre este texto mas ainda não vejo segurança na tua forma de compreender...

    Abraços..!!!!


    Irmão, eu já disse pra você antes, não quero exatamente te persuadir, minha vontade é compartilhar contigo como adepto da trindade que sou, (agora mais do que nunca) a interpretação do verso.

    Mas não funcionou, porque você de cara já diz que não vê assim, não é assim, não pode ser, não tem como....Ok! Deixa pra lá!.

    Só posso te dizer que o que o irmão Valdomiro alegou não é verdade. Este é um dos versos mais fortes a favor da trindade, assim como tantos outros.

    Agora, o que percebo em ti, é uma vontade de ler a Bíblia como eles fazem....

    Desta maneira pra te dizer a verdade, nem sei como você crê na trindade..?! pois esta doutrina é revelada.

    Não fica nem curioso pela maneira que João escreve (Inspirado)?? Por que realmente parece um código, e não só estes mas os outros versos também??!! Te falta estudar e aprender mais sobre a trindade.

    Jesus diz que os que não são da fé, (salvos) não percebem as revelações bíblicas. Aí ficamos assim: Os unitaristas tem a "revelação" de que a trindade não é bíblica e Jesus não é divino, e nós que a revelação é a trindade e logo Jesus é divino.
    Não tem como ambos estarem certos ok?? É neste ponto que digo ao irmão Norberto, é inevitável dizer que eles pensam ter a revelação certa em contraste nós também. Eu digo: Vocês não tem a revelação de Jesus! Eles: Vocês é que não tem!

    Em ambas as doutrinas, existem algumas maneiras diferentes de pensar, todavia, pessoas que dominam e dominaram a revelação bíblica para a Igreja, admitem que não há espaço para o unitarismo na Bíblia, este é o meu caso.

    Acredito que se você entender melhor a doutrina que ao que parece você ainda não entende, ficará claro pra ti que você não precisa "forçar" nenhum verso da Bíblia para compreender a revelação, ela está lá.

    Graça e paz!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Valdomiro Ter 11 Ago 2015, 17:29

    Stanley, Paz!


    Estudiosos da trindade, adeptos em explanar alguns versos fortes da doutrina, utilizam deste verso colocando da mesma maneira que eu proponho.
    Você, mais uma vez, não entendeu a exposição.

    Quando eu falei de unitaristas, trinitarianos e ateus, me referi a pessoas do fórum que estão nessas três categorias e argumentaram aqui contra a tua ideia de que Jesus seja o Verdadeiro citado em I Jo. 5.20.

    Encontrar apologistas  trinitários, por ai a fora, defendendo que I Jo. 5.20 fala de Jesus não é difícil, pois nesses anos de estudo já vi argumentos dos mais absurdos possíveis!

    Você falou: "pessoas que dominam e dominaram a revelação bíblica para a Igreja, admitem que não há espaço para o unitarismo na Bíblia", isso soa como piada, mas, na verdade, é uma falacia chamada Argumento Ad Populum, que não prova nada.

    "Pessoas que dominam a revelação bíblica" Question . Tá bom!!!! rsrs

    Como eu já disse: O que precisava ser dito já foi dito. O resto, agora, é só repetição do que já foi dito.

    Se o prezado deseja ver três onde só se fala de um, é contigo!

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Ago 2015, 19:06

    Stanley escreveu:Acredito que se você entender melhor a doutrina que ao que parece você ainda não entende, ficará claro pra ti que você não precisa "forçar" nenhum verso da Bíblia para compreender a revelação, ela está lá.


    Talvez se eu entender como você e muitos outros.....

    E por não forçar nenhum  texto para compreender a revelação é que eu compreendo o texto diferente  de você.....

    Acho que já postamos demais  sobre esse assunto...

    Eu continuo apenas dizendo que o texto não é tão claro...

    Abraços..!!!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Ter 11 Ago 2015, 19:56

    Valdomiro a paz do Senhor Jesus!

    Quando eu falei de unitaristas, trinitarianos e ateus, me referi a pessoas do fórum que estão nessas três categorias e argumentaram aqui contra a tua ideia de que Jesus seja o Verdadeiro citado em I Jo. 5.20.

    Ok. Realmente eu não havia compreendido que você dizia internamente.

    Você falou: "pessoas que dominam e dominaram a revelação bíblica para a Igreja, admitem que não há espaço para o unitarismo na Bíblia", isso soa como piada, mas, na verdade, é uma falacia chamada Argumento Ad Populum, que não prova nada.

    Este argumento eu já usei, e não tem nada de "Ad Populum". Vocês unitaristas precisam "descartar" igrejas como: Presbiteriana, Batista, Metodista, cito estas três por serem as igrejas mais tradicionais que conhecemos se tratando de protestantes (assim dizendo).

    Qual igreja tradicionalmente "unitarista"?? Testemunha de Jeová.

    Acontece que os Test. de Jeová, não são participantes destes grupos de fé, exatamente por serem unitaristas. Muda tudo na Bíblia negar a trindade.

    Você diz que é só porque eu estou dizendo, bom, os fatos estão ai....
    É impossível pegar as confissões de fé destas igrejas e simplesmente modificar tudo e dizer que os "Pais" estavam enganados quanto a esta doutrina.

    "Pessoas que dominam a revelação bíblica" Question . Tá bom!!!! rsrs

    Então, pelos seus frutos vos conhecereis. Já vi mais de um no site que é seguidor de Caio Fábio. Viu, cada um na sua.
    Quando eu olho para os homens da história da igreja que pra mim eram homens cheios do Espírito, trabalhando para a obra de Deus em prol da Igreja, na minha relação de nomes são todos trinitários. Cada um fala por si irmão Valdomiro, obviamente eu falo por mim, na minha perspectiva.
    O difícil é pra você que gosta de teologia ter que "descartar" homens tais como John Wesley, Calvino, C. Spurgeon, Lutero etc e etc

    Se o prezado deseja ver três onde só se fala de um, é contigo!

    Mudou? Razz Veja o que você disse na msgem 105:

    Se o Stanley enxerga três onde só se fala de dois, já dá para perceber que a questão não é textual, nem bíblica e nem mesmo interpretativa, mas teologia pessoal.

    Tem que mudar mesmo, porque se você admitir dois, sabe que é problema pra ti. Razz

    Independente das diferentes opiniões irmão, fiquemos na paz ok!

    Graça e paz!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Gilcimar Ter 11 Ago 2015, 20:05


    Tem dois verdadeiros no texto....

    Um é identificado como Filho e o outro como verdadeiro até o ponto final...

    Agora a Parte final do texto depois do ponto final que diz assim: "Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" (não sei a quem aplica)

    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Ernesto Ter 11 Ago 2015, 20:23

    Stanley diz:

    Vejo aqui alguém mais consciente quanto a doutrina da trindade. Mesmo descordando da suposta diferença entre divindades.

    E acabei ficando curioso do entendimento do irmão Ernesto do verso?!

    Quantos são identificados pelo autor João como O Verdadeiro no verso pra Ti Ernesto?? Só o Pai, ou o Pai e o Filho?!

    Ernesto responde;

    Meu irmão! eu apresentei a minha posição quanto a trindade; mas, não custa olhar por outros ângulos.
    Eu queria que o irmão me desse os detalhes de sua interpretação sobre a trindade.

    Crês que as três pessoas da divindade ja existem por toda a eternidade do passado, como seres independentes sem algum vinculo com o Deus Pai?
    Ou, em certos tempos da eternidade Cristo foi desmembrado do Espirito Paterno, e que desde então ele continua com o vinculo familiar, de Pai e Filho?

    Por favor; eu tenho todo o prazer de continuar no nosso diálogo, mas, cada um precisa conhecer o que o outro realmente pensa. Sem esse conhecimento ficamos sempre rodando no mesmo lugar sem chegar a lugar algum.

    Abraços Ernesto.











    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Valdomiro Ter 11 Ago 2015, 20:46

    Stanley,  Paz!

    O Ad Populum continua porque essa falacia não depende da(s) igreja(s) que você escolher.

    Essa falácia se encaixa direitinho com tua proposta!

    Esqueça os TJs e estude história da igreja e descobrirá que está se equivocando novamente.

    Não adianta falar dos "pais" sem estudá-los a fundo! Leituras superficiais em sites de apologética trinitária, ou coletânea de livros que defendem o dogma, dizem muito pouco do verdadeiro pensamento desses homens.

    O problema dos teólogos que você cita é porque só te apresentaram esses por ser trinitários.

    Pesquisa e descobrirá que existem outros.

    Aliás por falar em trinitários, cite-me de cabeça essa mesma quantidade de teólogos católicos destacados dessa época! Se você não conseguir saberá que é porque você só lê o que te interessa e perde todo o resto da história. Se você só ler sobre esses, só pode conhecer e citar esses, pensando que não existem outros só porque não pesquisou a respeito.

    Sobre a mensagem 105 não, não mudei! É que você não consegue ou tem extrema dificuldade em contextualizar o que lê.

    Naquele trecho nos estávamos falando de uma terceira pessoa que você enxerga lá, nesse sentido eu disse o que disse. Se fala de Deus e de seu Filho (DOIS).

    Agora nos estamos em um momento que falamos do Verdadeiro, e no que tange a Verdadeiro só se fala de Um, e você enxerga três verdadeiros, mas só há UM.

    É bem simples para que consegue contextualizar as afirmações.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Qua 12 Ago 2015, 01:58

    Valdomiro a paz do Senhor!

    Esqueça os TJs e estude história da igreja e descobrirá que está se equivocando novamente.

    Estou me equivocando aonde então irmão?! Tá na hora de você começar a mostrar algo que confira...
    Traga o que eu disse na resposta anterior, e me mostre onde não confere com história da igreja...

    1 ponto irmão, não precisa trazer textos grandes, um ponto. Disse que a história da igreja envolve uma parte das igrejas mais tradicionais tais como presbiteriana, batista e metodista.
    Os maiores nomes da igreja em teologia os quais também citei alguns são adeptos da trindade, até citei alguns.
    Onde está o equívoco?!

    Ai você cita:

    Não adianta falar dos "pais" sem estudá-los a fundo! Leituras superficiais em sites de apologética trinitária, ou coletânea de livros que defendem o dogma, dizem muito pouco do verdadeiro pensamento desses homens.

    Já debatemos sobre isso. O que vi foi apenas você criando certos artifícios para dizer que eles não pregavam trindade. Muito fora do objetivo, a doutrina da trindade sempre foi reconhecida, o que nós percebemos no decorrer da história, foi um avanço em "tentar" explicá-la melhor.
    Pelo jeito você é o único que tem os "verdadeiros" livros dos "pais" para fazer tal afirmação. Só se for....

    O problema dos teólogos que você cita é porque só te apresentaram esses por ser trinitários.
    Pesquisa e descobrirá que existem outros.


    Sem fazer um Ad hominem eu digo que reconhecido por estas igrejas mais tradicionais que citei não conheço nenhum. Porque é contraditório dizer que um teólogo conhece bem a Bíblia e rejeita a deidade de Cristo, isto muda TUDO (dentro destes parâmetros). Simplesmente aos que rejeitam a divindade de Cristo, estão em outro campo teológico, por isso cito os TJ, não tem como juntar fragmentos bíblicos teológicos com quem nega uma das doutrinas mais fundamentais, que envolve justamente o plano de salvação divino para salvar o homem.

    Aliás por falar em trinitários, cite-me de cabeça essa mesma quantidade de teólogos católicos destacados dessa época! Se você não conseguir saberá que é porque você só lê o que te interessa e perde todo o resto da história. Se você só ler sobre esses, só pode conhecer e citar esses, pensando que não existem outros só porque não pesquisou a respeito.

    Eu estive pensando por qual motivo você teve tal ideia...?! Porque eu sei que unitaristas comumente criticam os católicos. Então qual o pretexto? Católicos tem bons teólogos? Católicos não tem bons teólogos? Eu creio que tem sim, todavia sem medo de errar não conheço um, só um que negasse a divindade de Cristo e que fosse bom teólogo.

    Independente dos dois pontos de vista, o que prevalece é a doutrina da Igreja Católica que não está vinculada a estas outras que citei. E eu e você devemos admitir que apesar de todos os problemas da Igreja católica, tradição ela tem.
    Huss que eu já citei antes vem do catolicismo, Agostinho, Lutero, sem dúvida existem renomados teólogos que eram participantes da IC. Mas e ai? A trindade é uma teologia que nenhum destes teólogos combateu ao contrário eram adeptos dela.

    Sobre a mensagem 105 não, não mudei! É que você não consegue ou tem extrema dificuldade em contextualizar o que lê.
    Naquele trecho nos estávamos falando de uma terceira pessoa que você enxerga lá, nesse sentido eu disse o que disse. Se fala de Deus e de seu Filho (DOIS).

    Vamos tirar a prova então, porque eu penso que suas palavras se voltam contra ti.
    Veja o que eu tinha dito anteriormente, naquela ocasião da sua primeira resposta:

    20 Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    João ao escrever, não cria um código para leitura do texto, ele escreve desta maneira porque é em Espírito. Já parou para pensar que outros escritores escreviam ensinamentos espirituais de Jesus como Lucas por exemplo que escreveu Atos, ele não conseguiria depois de tanto tempo escrever aqueles relatos da maneira que escreveu, acontece que no momento que foi escrever, era direcionado por Deus, ele escrevia em Espírito, inspirado.
    João ao escrever inspirado, está citando três vezes O Verdadeiro, o qual eu destaquei. Agora tente entender por qual motivo João escreveu desta maneira?? É porque se trata de revelação!!
    Isto é teológico Gilcimar, é só você ler os meus comentários sobre João 17:3 acima que irá perceber que a teologia é a mesma. Seja em João 17:3 ou 1 João 5:20 é a mesma teologia. Não se chega a um processo salvífico na Bíblia fora deste contexto.
    Você em certo ponto criticou eu dizer que eu vejo Deus = Pai, Filho e E.S. a todo momento, não sou eu irmão, é a Bíblia que no N.T. revelou isso.

    Eu havia sublinhado no texto três (personalidades) como sendo O Verdadeiro.

    Sua resposta:

    Se o Stanley enxerga três onde só se fala de dois, já dá para perceber que a questão não é textual, nem bíblica e nem mesmo interpretativa, mas teologia pessoal.

    Depois observe que eu comentava a respeito da mesma coisa, de quantos verdadeiros no verso:
    Você a pouco Valdomiro assumiu que são dois verdadeiros no verso. Como é isso então? É O Verdadeiro, mas quando se diz este é o Verdadeiro Deus é apenas o Pai? Não é conveniente?!
    Você respondeu:

    Se o prezado deseja ver três onde só se fala de um, é contigo!

    O que falta mesmo irmão, é você começar a mostrar que eu estou errado e você certo, pois vê ai, você fez uma acusação contra mim que não tem respaldo algum, disse que eu não sei contextualizar, eu acabei de trazer para cá ambas as partes, meus comentários e as suas resposta respectivamente.

    Só falta agora você admitir que deu pra trás, ou então admitir que você quem não soube contextualizar.

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Stanley K Qua 12 Ago 2015, 02:26

    Ernesto a paz do Senhor!

    Meu irmão! eu apresentei a minha posição quanto a trindade; mas, não custa olhar por outros ângulos.
    Eu queria que o irmão me desse os detalhes de sua interpretação sobre a trindade.

    Crês que as três pessoas da divindade ja existem por toda a eternidade do passado, como seres independentes sem algum vinculo com o Deus Pai?
    Ou, em certos tempos da eternidade Cristo foi desmembrado do Espirito Paterno, e que desde então ele continua com o vinculo familiar, de Pai e Filho?


    A princípio, de uma olhada naquele resumo da "direita de Deus" o qual o Norberto abriu um tópico.

    Depois de uma boa análise sobre aquela realidade no A.T., talvez já comece a mudar sua maneira de enxergar Pai, Filho e E.S.. Esta coordenação que você reconhece, é para o plano salvífico de Deus, não que sempre foi assim.

    Dá uma checada lá, e será um prazer aprendermos juntos, bom, contando que seja mais compreensível do que nosso irmão Gilcimar. Very Happy

    Diferente do que o Gilcimar disse, não precisa concordar em tudo comigo pra se dizer trinitário, todavia não se pode dizer trinitário e entrar em conflito direto contra o que a doutrina ensina.

    Quando conhecemos a doutrina na íntegra, percebemos que ela é definitivamente a revelação bíblica, e não há espaço para o unitarismo em nenhum verso se quer, pois do contrário a Bíblia seria contraditória, e sabemos que não é.

    Claro que os unitaristas pensam diferente, e eu agradeço muito a eles, porque foi debatendo com eles que aprendi demasiadamente mais sobre a trindade.

    Graça e paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7491
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16344
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Tzaruch Qua 12 Ago 2015, 06:08

    .

    Olá Stanley.

    Stanley escreveu:Quando conhecemos a doutrina na íntegra, percebemos que ela é definitivamente a revelação bíblica, e não há espaço
    para o unitarismo em nenhum verso se quer, pois do contrário a Bíblia seria contraditória, e sabemos que não é.

    Stanley, essa TEORIA da trindade é tão fraquinha e sem nexo, uma doutrina que ANULA tantos
    versículos como se tem vindo a ver no seguinte tópico.


    http://forumevangelho.com.br/t5663p30-os-versiculos-biblicos-que-a-trindade-anula#88732


    E ainda vem dizer que o unitarismo não tem espaço em nenhum verso ???,, deve ser por isso
    que você continua a fugir dos debates,,,, talvez porque tem a certeza que a trindade vai
    abaixo dependendo com quem esteja a debater.



    A sua fuga mostra claramente que você não está seguro do que diz,, de contrário debateria 
    com todos,, e assim só mostra que não sabe debater nem defender esse dogma.


    .
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 12 Ago 2015, 12:48

    Stanley:

    Agora, o que percebo em ti, é uma vontade de ler a Bíblia como eles fazem....

    Desta maneira pra te dizer a verdade, nem sei como você crê na trindade..?! pois esta doutrina é revelada.


    Acredito que se você entender melhor a doutrina que ao que parece você ainda não entende, ficará claro pra ti que você não precisa "forçar" nada, a revelação está lá.


    É  realmente muito engraçado ler algumas coisas que voçe escreve Stanley, às vezes penso que seria melhor nem saber ler...

    Aqui você vem recorrer ao argumento number two dos trinitaristas, pois o number one, é o oposto deste.

    Number 1 - A trindade é um mistério.
    Number 2 - A trindade é uma doutrina revelada.

    Oras, é um mistério ou uma revelação?


    Mas em ambos os casos, vocês, trinitaristas, fazem de Deus um grande piadista, um verdadeiro, pregador de peças.

    Deus, solenemente informa o que será considerado o PRIMEIRO MANDAMENTO, e lá consta:

    "Ouve Israel, Javé nosso Deus, Javé é um".

    Só que não para por aí, este Javé diz também o seguinte:

    E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.
    Dt 6:4,7-9

    Percebeu Stanley, a grande piada de Deus?

    Deus disse para Moisés informar ao povo que ele é um, e que assim deveria ser ensinado aos filhos e aos demais. Lhe pergunto: Moisés interpretou este um como vocês trinitaristas interpretam ou como nós unitaristas interpretamos?

    Claro que Moisés interpretou este um, como um mesmo, não como três.


    Agora você vem e diz: é uma "doutrina revelada". Amigo, para com isso, não faça de Deus um brincalhão, que em seu PRIMEIRO MANDAMENTO diz uma coisa, tendo na cabeça algo do tipo: "- Bem, eu vou dizer para meu servo Moisés informar neste momento que eu sou somente um, não vou entrar em maiores detalhes sobre você, ok Jesus? Nem sobre você, ok ES? E ai no futuro, um povo "especial", onde também estará incluso meu filho Stanley, receberá a "revelação" sobre vocês dois, e saberão emfim que nós somos 1, mas ao mesmo tempo 3, só que meu servo Moisés e todos estes que pela boca de Moisés hão de saber e propagaram esta informação, não precisam saber que esta, é apenas, uma MEIA-VERDADE".... Poxa vida Stanley, não venha dizer isto num fórum com amigos tão inteligentes, nós podemos, com certeza, ir mais fundo no discernimento das coisas.


    O engraçado também, é que você não percebe que Jesus confirma, por diversas vezes esta informação que Deus passou, mas uma bem emblemática, é no episódio com o escriba, onde Jesus reafirma o Primeiro Mandamento, e reafirma, o entendimento do escriba, que claro, não é o entendimento que você tem (Mc 12:28-34). E desta forma amigo, você não só faz de Deus um pregador de peças, como faz de Jesus, seu comparsa.



    No Fórum discutimos os textos, e a interpretação destes, não as supostas "revelações" individuais de cada um. Senão, quando estiver escrito que a cor é amarela, você vira e dirá que a ti foi revelado que é vermelha, e ai, não terei argumentos contra esta sua eficaz revelação.





    Até mais, e graça e paz amigo.

    Conteúdo patrocinado


    Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho? - Página 11 Empty Re: Quem é o Verdadeiro Deus de 1 João 5:20, o Pai, ou o Filho?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 06:59