Boa noiteTai um estudo para todos apreciarem e ao mesmo tempo continuar a discordância sobre quem é Jesus dentro dos escritos bíblicos....Porque existem tantas divergências sobre quem é Jesus de fato dentro da escrituras entre várias ramificações cristãs.....Porque? Será que cada autor ao escrever os evangelhos acreditavam que divindade de Jesus tinha uma estrutura diferencial?Os trinitarianos acredita em três personificação, Ou seja, Deus, Jesus e o Espirito Santo embora acredita que os três seja da mesma essência ou substância.. O o seu criador morreu e não soube explicar como funciona.Temos aqui outros cristãos que ramificaram para outra crença acreditando também em Deus, Jesus e no Espírito Santo, embora são personagens distinta tem como alvo o Deu Pai sendo o único Deus. Como já mostrei o outro lado da moeda em que o próprio Jesus afirma não seria Deus, inclusive trouxeram parte do discurso para esse tópico, porém há vários outros versos que alega que ele seja o próprio Deus, principalmente nos Evangelhos de JoãoVamos rever alguns desses versos e entrar em detalhes minuciosos Jesus é Chamado de "Deus" no Novo Testamento.....
No N.T. afirma a divindade de Jesus em chamá-lo Senhor, todos os cristão acreditam nas profecias sobre o Messias anunciado do A. T. e que se cumpriram no Novo Testamento como sendo referências a Jesus. Embora, como já demostrei aqui, esses cumprimento não procede quando se lê todo o contexto de cada profecias. Mas isso é outro historia que não se aplica aqui.
Também Jesus e visto como "EU SOU", "Filho do Homem", "Filho de Deus" e Emanuel (literalmente significa "Deus conosco").
Jesus Sendo Deus é a Força Central Para o Cristianismo
A fonte central do cristianismo é a crença de que Deus veio ao mundo na Pessoa do Filho, Jesus Cristo (João 1:14).O termo Encarnação é usado para descrever justamente isso e é um ensinamento fundamental do cristianismo. Nenhuma igreja cristã tende a rejeitar, sem esse anteparo seria considerado heresia.
Mais finalmente quem seria Jesus na Novo testamento? Um Deus, um Semi-Deus, uma das criação de Deus, Filho de Deus etc... Vemos que Jesus é o objeto da fé salvadora e ele proclamou "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim (João 14:06)..Felipe diz a Jesus:" Senhor, mostra-nos o Pai que seria suficiente para nós "(João 14:08). Jesus responde:" 'Eu tenho estado com você por tanto tempo, e ainda assim você não me conheces, Felipe? Não crês que eu estou no Pai, e o Pai está em mim "(João 14:09-10).Você lendo o evangelho de João na intrica temos a sensação que esta é a mesma pergunta que Jesus pede de você. Quem me vê a mim vê o Pai.
No Novo Testamento Também Nos é Dito Que Jesus criou o Universo
A Bíblia ensina que Jesus é o próprio Criador do universo (João 1:03 <> João 1:10 <> 1 Coríntios 8:06 <> Efésios 3:09 <> Colossenses 1:16-17 <> Hebreus 1:02 <> Hebreus 1:10 <> Hebreus 2:10 <> Hebreus 3:03-04).
No evangelho de João abre com a seguinte descrição de Jesus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada que foi feito se fez nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam (João 1:01-05)...João, em seguida, diz: "Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por ele ...", afirmando claramente que Jesus fez o mundo (que é a palavra grega κόσμος (kosmos), de onde obtemos a palavra de nosso cosmos (universo) "o mundo, "(Strong 2889).
Jesus Usou a (Torá) o Sagrado Livro Judaico Hebraico Título de Deus, "EU SOU"
Quando Deus falou a Moisés na sarça, Ele reafirmou que Ele é o único Deus. Deus disse a Moisés, seu nome é o Senhor, (EU SOU).A maioria de nós estamos mais familiarizados com a tradução em português de Deus, como Jeová, Adonai ou SENHOR.etc...Desde aquela época, a Escritura fundacional (Shema) para o judaísmo tem sido:
Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor Deut 6:04
Quando Jesus começou o seu ministério, os líderes judeus (fariseus, saduceus e escribas) começou a ver Jesus como uma ameaça. De repente, eles começaram a procurar maneiras de prendê-lo para mata-los . Em João 8, Jesus está ensinando no templo e os escribas e Fariseus trazem uma mulher que foi apanhada no ato de adultério. Eles tentam prendê-lo, mas Jesus escreve algo no chão e diz: Quem não tiver pecado deveria atirar a primeira pedra contra ela (João 8:07).. Eles sairão, mas logo depois Jesus diz que ele é "a luz do mundo" (João 8:12) "Acreditando que só Deus é a luz do mundo, eles respondeu indignado:
Você dar testemunho de si mesmo; Seu testemunho não é verdadeiro. João 8:13.
A Bíblia, em seguida, diz que "ninguém lhe pôs as mãos sobre ele, porque a sua hora ainda não havia chegado.João 8:20
Então Jesus disse-lhes: "Se Deus fosse o vosso Pai, você me ama, porque eu saí e vim de Deus;nem vim de mim mesmo, mas ele me enviou ... (João 8:42) ... Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; portanto, você não ouvir, porque não sois de Deus. E mais uma vez os judeus ficaram furiosos e acusam Jesus de ser um samaritano que Ele estava com um demônio? João 8:48
Jesus respondeu: Eu não tenho demônio,Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Mais uma vez os Judeus enfurecia: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser? Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:49-58
Eles pegaram pedras para atirar em Jesus porque Ele tinha usado o título (EU SOU ), o nome sagrado de Deus para Si mesmo!
Alguns podem tentar argumentar que este foi um caso isolado, mas Jesus também usou o título "EU SOU" para si mesmo em várias outras ocasiões: Como
Eu sou a luz do mundo João 8:12
Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; João 14:06
Eu sou o único caminho para o Pai". João 14:06
Eu sou a ressurreição e a vida; João 11:25
Eu sou o bom Pastor; João 10:11
Eu sou a porta João 10:09
Eu sou o pão vivo João 6:51
Eu sou a videira verdadeira João 15:01
Eu sou o princípio e o fim Apocalipse 22:13
Eu sou o Alfa e o Ômega, Apocalipse 1:07-08
Jesus em Várias Ocasiões Disse aos Líderes Judeus que Era Deus (Marcos 14:53-65 <> João 10:22-39 <> João 18:01-14 )
Em João 10:22-39 Jesus está no templo.Os judeus estão ao redor dele e pergunta a Jesus se Ele é o Cristo.
Jesus responde: "Eu disse a você, e você não acredita. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim ...Eu e Meu Pai somos um." E os Judeus, Dnovo!!!! E mais uma vez começaram a procurar pedras para apedrejá-lo. Jesus respondeu-lhes: "Muitas obras boas que eu lhe mostrei a partir de Meu Pai. Por qual destas obras queres me apedrejar? '" Os judeus responderam-lhe, dizendo: "Para uma boa obras nós atiramos pedras em você, mas pelas as blasfêmia que tu disseste, e porque, sendo tu homem, te fazes Deus "(João 10:32-33).
Já no capitulo 18 de João, lemos que Jesus está no Getsêmani com os seus discípulos, Judas trai Jesus e com ele trás um destacamento de tropas e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, chegaram com lanternas, tochas e armas. Jesus sabia por que eles estão lá, mas mesmo assim pergunta:" A quem vocês estão procurando? "Responderam-lhe: "Jesus de Nazaré".Jesus disse-lhes: "Eu sou Ele" e quando Ele lhes disse: Eles caíram em cima de Jesus "Amarrando-o e trazendo para o sumo sacerdote Anás, em seguida,para Caifás, o sumo sacerdote naquele ano, príncipes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas (Marcos 14:53).
Marcos 14:61-64 nos afirma. Mas ele se manteve em silêncio e nada respondeu. Tornou o sumo sacerdote perguntou-lhe, dizendo-lhe:" Você é o Cristo, o Filho do Deus bendito", disse Jesus:" Eu sou. E você vai ver o Filho do Homem sentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. "Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse:" Que necessidade mais temos de testemunhas? O que você acha? "E todos ali presente julgaram que Jesus era merecedor da pena de morte."
Não há absolutamente nenhuma outra maneira de entender todas essas Escrituras, exceto que Jesus afirmou ser Deus e que é uma razão central por que ele foi crucificado.
Felipe Disse Que Jesus Era Deus.
Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém pode ir ao Pai senão por mim.Se você soubesse quem eu sou, então você teria sabido quem é meu pai.A partir de agora o conheceis e o tendes visto "(João 14:05-09
Os discípulos ficaram confusos e Felipe pede a Jesus que mostrasse o Pai. e isso já seria o suficiente João 14:08...E Jesus lhe respondeu: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14:09
Já no capitulo 17 Jesus revela que essa unicidade com o Pai tinha existido na eternidade passada, "antes da criação do universo. De acordo com Jesus, nunca houve um tempo em que Ele não era um com o Pai.
Se Jesus Não era Deus, Porque Perdoa os Pecados
No judaísmo, somente Deus pode perdoar pecados.Em várias ocasiões, Jesus fez o que somente Deus poderia fazer,perdoar os pecadores.
Os escribas repreendeu Jesus quando ele perdoou os pecados de um homem com paralisia na frente deles:
E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Marcos 2:05-07
E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos. Marcos 2:08-12
Jesus Também Recebe Adoração
Nada é mais fundamental para as Escrituras Hebraicas do que o fato de que só Deus deve ser adorado.
Na verdade, o primeiro dos Dez Mandamentos é,
Não terás outros deuses diante de mim Êxodo 20:03
Assim, o mais terrível pecado que um judeu podia cometer era adoram outra criatura como Deus, ou para receber adoração. Então, se Jesus não é Deus, seria blasfêmia para receber adoração.
Jesus aceitou a adoração em nove ocasiões registrada no Grande Livro (ou seja: Mateus 2:01-02<> Mateus 2:10-11 <> Mateus 8:02 <> Mateus 9:18 <> Mateus 14:33 <> Mateus 28:09 <> Mateus 28:17 <> Marcos 5:06 <> Lucas 24:51-52 e João 9:35-38).
Hebreus também diz que os anjos de Deus O adorem (Hebreus 1:06), e em Apocalipse 5:08-14 e Apocalipse 15:03-04, vemos Jesus sendo adorado no céu. No contexto da crença judaica, a aceitação de adoração Jesus diz muito sobre a sua pretensão de divindade. Mas não foi até depois que Jesus subiu ao céu que os seus discípulos totalmente compreenderam. Antes que Jesus deixasse a Terra, ele disse aos seus apóstolos para"batizar novos discípulos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19), colocando tanto o Espírito Santo e se no mesmo nível que o pai.
Após a ressurreição de Jesus, os discípulos disse Tomé tinham visto o Senhor vivo (João 20:26-29)
Tomé zombou, dizendo-lhes que só acreditaria se ele poderia colocar seus dedos nas feridas unhas das mãos de Jesus e em seu lado trespassado.E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Só "o Deus cristão" poderia ter feito isso
A razão mais importante que Jesus tem de ser Deus é, que, se Ele não é Deus, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo (
1 João 2:02).Um ser criado, que Jesus seria se Ele não fosse Deus, não poderia pagar a penalidade infinita necessária para o pecado contra um Deus infinito.Somente Deus poderia pagar uma penalidade tão infinito.Só Deus poderia assumir os pecados do mundo (2 Coríntios 5:21),morrer e ressuscitar, provando Sua vitória sobre o pecado e a morte.....
Almoedo