Vasuilvan escreveu:A água apaga o fogo ardente, a esmola enfrenta o pecado. eclesiástico 3.33
Tzaruch escreveu:Você faz uma analogia entre alimentar os pobres e alimentar as almas, onde aponta que alimentar
as almas é ainda mais nobre e útil.
Você mesmo encheria com palavras os ouvidos de alguém que esteja a morrer de fome ?
Se fosse você a morrer de fome como queria que lhe fizessem ?
É verdade faço uma
analogia e portanto não deve ser levado ao pé da letra o que se está escrito, mas sim a mensagem que quis passar dentro do contexto do tópico e questionamento que Vasuilvan fez na msg. nr. 1, acima, que no meu ponto de vista o Vasuilvan, me corrija se eu estiver errado Vasuilvan, foi se a caridade como doação de bens, comida pode atenuar o pecado ou mesmo receber seu perdão por Deus, pelo ato praticado.
Então vou colocar outra analogia para tentar explicar o meu entendimento sobre o assunto.
Há pessoas que acham que doando uma cesta de natal no final de ano ou mesmo doação de dinheiro para alguma creche todo mês estará salva.
A caridade no meu ponto de vista tem dois lados, uma colocaria como o amigo Almoedo, a outra é a que alimenta a Alma (como Jesus disse "Jesus diz a Pedro e André: Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens. Mateus 4:19").
Cada um só consegue dar o que tem. Por isso a arvore se conhece pelos frutos.
Espero ter conseguido explicar minha primeira analogia.
Eu não quis dizer que não daria comida a alguém que estivesse com fome, mas depois de lhe dar comida que alimentaria o corpo ele me pedisse a palavra que alimenta Alma também não negaria.
E quanto a sua última pergunta, sim eu gostaria que me dessem um prato de comida.
SIM com certeza.
Deixo uma pergunta para reflexão:
O que é mais fácil de dar a um prato de comida a uma pessoa que tem fome para alimentar o corpo ou que tem fome para alimentar a alma.
Mateus 5
43 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
Anderson