Valdomiro a paz do Senhor Jesus!
Em certo momento quando estava lendo você debater com o Rasabino, cheguei a pensar que era um trinitário (risos).
E no geral você tem certa razão, pois o Rasabino se expressou de uma forma que dá a entender uma certa dependência de um e outro, mas o próprio Rasabino defendendo que são os três um só Deus como tenho visto, foi apenas a forma que ele se expressou.
Alguns comentários:
Meu amigo, se com a expressão de João, ao dizer: “Tudo foi feito por ele”, você está entendendo Jesus como idealizador e produtor da criação, então, não é nem que você não saiba o que isso significa, mas é natural a confusão que ocorre quando se lê: “POR ELE”. O detalhe a ser dito aqui é que esse “por” é no sentido de “através” (δι' αὐτοῦ). Claro, aqui não se precisa saber de grego para fazer a leitura correta, mas a expressão original é um tira teima para quem disser que esse “por” é no sentido de ele, Jesus, ser o próprio criador.
Valdomiro, não há como sustentar isso. Você traz a "solução do que pra você é um problema" pra apenas um termo de toda a narrativa e acredita que está resolvido?
Vamos analisar: Primeiro que antes é dito que o verbo estava com Deus e era Deus. Agora no próprio verso 3 mesmo na sua citação "através" indica participação para criar, mesmo porque está escrito que sem Ele nada do que foi feito se fez. Para indicar que Jesus é como uma ferramenta usada por Deus indicando que quem faz mesmo é ELE (Deus) mas através de Cristo, não haveria necessidade da parte B, onde se diz que sem Ele NADA do que foi feito se fez.
A situação se complica ainda mais em Colossenses, pois lá está escrito que todas as coisas tanto nos céus como na terra foram criadas por Ele, as invisíveis e visíveis, TUDO foi criado por Ele e para Ele. Agora veja o 17: Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.
Percebe que mesmo se admitirmos (o que eu não fiz) que você tem razão no termo específico "por Ele" as implicações vão muito além disso? Nesta narrativa se Jesus não é Deus, no mínimo é um Deus criado por Deus.
Jesus foi constituído Salvador (baseado em At. 5.31).
Como Valdomiro?
Mais uma vez é uma questão de coordenação. E pode ser resolvido. Já que você defende diferente, me mostre de que outra maneira Pedro poderia escrever respeitando a coordenação?
Tanto no verso 30 como no 31.
E Ele(Jesus) é o salvador, quando você diz que foi constituído, só pode ser para este plano, e não bate. Seria mais alterações do que está escrito.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Graça e paz!
Em certo momento quando estava lendo você debater com o Rasabino, cheguei a pensar que era um trinitário (risos).
E no geral você tem certa razão, pois o Rasabino se expressou de uma forma que dá a entender uma certa dependência de um e outro, mas o próprio Rasabino defendendo que são os três um só Deus como tenho visto, foi apenas a forma que ele se expressou.
Alguns comentários:
Meu amigo, se com a expressão de João, ao dizer: “Tudo foi feito por ele”, você está entendendo Jesus como idealizador e produtor da criação, então, não é nem que você não saiba o que isso significa, mas é natural a confusão que ocorre quando se lê: “POR ELE”. O detalhe a ser dito aqui é que esse “por” é no sentido de “através” (δι' αὐτοῦ). Claro, aqui não se precisa saber de grego para fazer a leitura correta, mas a expressão original é um tira teima para quem disser que esse “por” é no sentido de ele, Jesus, ser o próprio criador.
Valdomiro, não há como sustentar isso. Você traz a "solução do que pra você é um problema" pra apenas um termo de toda a narrativa e acredita que está resolvido?
Vamos analisar: Primeiro que antes é dito que o verbo estava com Deus e era Deus. Agora no próprio verso 3 mesmo na sua citação "através" indica participação para criar, mesmo porque está escrito que sem Ele nada do que foi feito se fez. Para indicar que Jesus é como uma ferramenta usada por Deus indicando que quem faz mesmo é ELE (Deus) mas através de Cristo, não haveria necessidade da parte B, onde se diz que sem Ele NADA do que foi feito se fez.
A situação se complica ainda mais em Colossenses, pois lá está escrito que todas as coisas tanto nos céus como na terra foram criadas por Ele, as invisíveis e visíveis, TUDO foi criado por Ele e para Ele. Agora veja o 17: Ele existe antes de tudo o que há, e nele todas as coisas subsistem.
Percebe que mesmo se admitirmos (o que eu não fiz) que você tem razão no termo específico "por Ele" as implicações vão muito além disso? Nesta narrativa se Jesus não é Deus, no mínimo é um Deus criado por Deus.
Jesus foi constituído Salvador (baseado em At. 5.31).
Como Valdomiro?
Mais uma vez é uma questão de coordenação. E pode ser resolvido. Já que você defende diferente, me mostre de que outra maneira Pedro poderia escrever respeitando a coordenação?
Tanto no verso 30 como no 31.
E Ele(Jesus) é o salvador, quando você diz que foi constituído, só pode ser para este plano, e não bate. Seria mais alterações do que está escrito.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Graça e paz!