Ricardo a paz do Senhor Jesus!
Reconheço que não sou um homem muito religioso, mas também não sou 100% cético. Quanto as minhas declarações a respeito da bíblia, talvez Vasuilvan se lembre, eu voltei a me intitular espírita há pouco tempo, quando fiz a inscrição aqui no fórum eu me denominava deísta. Eu me denominava assim por que eu me afastei do espiritismo para tentar estudar todas as outras religiões de forma imparcial, e sinceramente, analisando a maioria das religiões de forma imparcial consigo entender o motivo de haver tantos ateus. Voltei a me denominar espírita porque o que acredito tem mais a ver com o espiritismo do que com qualquer outra religião, não pela fé, mas pela lógica.
Ricardo, o problema de não se submeter e se entregar 100% a Deus é exatamente isso que você está vivendo, indecisão e conclusões subjetivas. E tirar conclusões subjetivas sobre Deus leva automaticamente a crer em Deus à sua maneira (deísmo). E isso é algo conveniente, cada um vê deus à sua maneira por isso tantos deuses. Para se relacionar com DEUS, é preciso chegar com um coração diferente, uma pré disposição desta maneira é praticamente uma afronta a Deus, ELE quer salvar a todos, mas ELE não tem esta obrigação sobre ELE.
Para os espíritas a bíblia não é a palavra de Deus.
Não tinha conhecimento disto. Como sei que o Deus da bíblia reprova o espiritismo, não sei muito sobre o mesmo.
Era das trevas foi o período em que a igreja (católica) dominou o mundo como Estado.
Você está enganado. Claro que a igreja católica teve e tem uma postura que vai contra os ensinos bíblicos, em especial o NT. Mas você se engana a respeito de que o cristianismo naquela época estava em torno somente da igreja católica. Outrossim já mostrei em muitos posts aqui no site, em especial debatendo contra o Almoedo, que supervalorizam erros humanos cometidos por uma certa religião e creditam a Deus. E é sabido que até os homens de Deus cometeram algumas falhas, e nem por isso faz senso em creditar isso a Deus.
Na verdade não faz sentido algum creditar os erros da igreja católica à Deus. Isso é um certo sensacionalismo de esquerda. Pense o seguinte: Tem respaldo bíblico o que foi feito por eles? Este é o ponto.
Surge também outra conversinha de que tais homens cometerem atrocidades em nome de Deus, é preciso saber avaliar quais? E pra isso é necessário um conhecimento primeiramente bíblico, e depois histórico.
O homem que veio como Deus à terra, foi linchado, cuspido, açoitado e morto naquela época, e por que? Só porque disse a verdade. E hoje seria diferente? Aposto 100% que não, pois quem não ama a Deus odeia as coisas de Deus.
Stanley, o deísmo não é uma denominação religiosa,
Eu não disse isso Ricardo. Na minha compreensão resumida é crer em Deus à sua maneira.
Não vejo muita diferença entre cristãos e deístas, pois, mesmo tendo a bíblia como base os cristãos se divergem em incontáveis pontos e se dividem por causa disso.
Cristãos genuínos não se divergem em doutrinas fundamentais. Coisas do tipo, por meio de quem é a salvação, precisamos buscar santidade pra efetivar a salvação, a moralidade de Deus é nosso padrão de conduta, formamos a igreja como o corpo de Cristo etc... Em pontos assim cristãos genuínos não pensam diferente.
É correto afirmar que o deísta crê naquilo que acha conveniente e também é correto afirmar que o cristão, o budista, o muçulmano (e etc..)
Descordo inteiramente de você. A pessoa não é aquilo que diz ser da boca pra fora. Se alguém diz ser um gato, pra ser verdadeiramente, ele precisa no mínimo viver como um, no meio dos outros gatos, comer como um gato, andar como gato, pular como gato etc. Teve um homem que afirmava ser um tigre, pode pesquisar na net, no fim ele suicidou.
O que quero dizer é que isso não funciona assim. Mesmo os islamitas, acredite você ou não, os mais fiéis à base de fé deles, o Alcorão, são os do IE, porque para qualificar alguém como membro fiel do livro, ele precisa ser fiel a tudo que está escrito e dado como aconselhamento, do contrário, ele diz que é da boca pra fora, o mesmo acontece com qualquer religião, existem os fiéis de verdade às fontes sagradas de fé que cada uma tem. No cristianismo acontece o mesmo, existe um remanescente fiel, um cristão não é cristão porque morreu por Cristo, ele só o é de acordo de como ele viveu para Cristo, se a morte foi consequência por perseguição, amém, é bíblico, todavia se ele morreu pregando que o cristianismo tem que ser pregado com base na força, e partiu armado até os dentes para o oriente médio em cumprimento na verdade de um deísmo, nunca foi cristão e morreu em vão.
Simples, vai para outra igreja que condiz com suas concepções pessoais. Caso não houvessem divergências no cristianismo não teria a menor necessidade de existir este fórum.
Descordando de você mais uma vez, eu não vejo uma união homogênea (onde todos pensam igual) em nenhum aspecto de
coletividade humana. Então não há nenhum mistério nisto. Porque pra sua informação esta comunhão do cristianismo é espiritual, não se diz que está aqui ou ali, mas existe, porque a igreja que Cristo irá salvar sendo o cabeça é na verdade assim, todos trabalham em submissão a Ele e estão em comunhão neste corpo, porém somente Deus os conhece. Em um grupo de 100 aqui se tira 15, em outro de 80 ali se tira 10 e assim vai....
Voltando ao assunto do tópico, meu questionamento não fica limitado aos nossos atos que levariam Deus a nos matar como os casos descritos na bíblia, vou além, qual acontecimento "sobrenatural" acontece hoje exatamente da mesma forma que acontece nos relatos bíblicos? Se tiver um caso sequer documentado o google desconhece. Tudo o que acontece hoje de "sobrenatural" não chega nem ao início das coisas descritas na bíblia. Forçando muito a barra, mas muito mesmo, até da pra COMPARAR algumas coisas, mas com proporções muito menores nos acontecimentos atuais. Dizer que tais coisas não são mais necessárias que aconteçam é a principal desculpa utilizada pelos defensores da bíblia. (quando me refiro a acontecimentos bíblicos é em relação ao NT, para evitar as desculpas de que a nova aliança acabou com isso ou aquilo)
Sobre isso eu já disse o suficiente. E também para quem não crê que a bíblia é a verdadeira e santa palavra de Deus em um todo, fica realmente bem mais complexo de compreender estas coisas. Porque antes precisaria compreender melhor a bíblia pra depois fazer uma avaliação do resto em tempos históricos e atuais.
Acreditar cegamente na bíblia só porque ela mesma se intitula como verdade absoluta não é suficiente pra mim. Por isso eu disse que não acredito que Deus pune.
Não acreditamos na palavra de Deus cegamente. E temos tal certeza não somente porque está escrito assim, todavia quanto mais nos submetemos a Deus, Ele vai nos mostrando como é a sua bondade, amor, justiça etc. Todo aquele que pensa em se aproximar de Deus disposto a colocar acima de Deus sua convicção
de certo e errado humano acima de Deus, encontra maiores dificuldades para receber as revelações de Deus. A bíblia mostra isso claramente, atitudes em especial de Pedro e Tomé são alguns exemplos.
Graça e paz!
Última edição por Stanley K em Qui 21 Maio 2015, 11:01, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Grifo no inicio)