por Stanley K Dom 24 Maio 2015, 00:14
Roberto a paz do Senhor Jesus!
Acabou que a frase do Rasabino pode ter se tornado uma boa ideia de tópico.
No momento alguns comentários em relação ao que escreveu Roberto.
Vasuilvan, Eu penso que sim em casos isolados, mesmo Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37
Irmão Roberto, algumas coisas são impossíveis pra Deus sim, não no sentido que ELE não possa fazer, todavia no sentido que ELE não vai além do que ELE mesmo determinou, e por isso é Deus perfeito.
Uma gama de exemplos bíblicos sobre isso são alguns desejos de Deus que acabam resultando em algo diferente do que ELE gostaria que fosse. Não tem nada a ver com ser imprevisível pra ELE, mas sim acontecimentos que poderiam ser diferentes se o homem obedecesse a Deus.
Se não fosse possível, um analfabeto, ou um deficiente cego, surdo e mudo, ou um índio por exemplo que nunca teve contato com a civilização muito menos com as Escrituras Sagradas, não poderia em hipótese alguma ter uma experiência real com o Espirito Santo. Esse pensamento de certa forma limita Deus.
E o limite para Deus existe sim, todavia sobre suas próprias normas. É mais ou menos dizer que ELE pode fazer, mas não pode. Relacionado ao que estamos falando, a salvação é pela Sua graça, até aqui ELE salva quem ELE quiser, porque é soberano e mesmo aqui, tal pessoa passa pelo julgamento da lei da consciência que acusa. Em consequência disso, vem todo um propósito de Deus para o homem, que é o Seu plano revelado em Sua palavra e se resume em Jesus Cristo como o cabeça de tudo.
Com sua defesa eu defino que você de alguma maneira seja adepto ao inclusivismo, e eu também.
A diferença, é que você está sugerindo que sem a palavra de Deus alguém que venha a respeitar sua consciência moral (graça) possa somente com isso receber os dons espirituais, incluindo a fé e assim ter uma experiência real com o E.S. conforme a pergunta. E realmente isto se torna um sério problema perante a bíblia.
Vamos ao A.T. O E.S. era derramado somente em alguns homens eleitos de Deus. Agora pense no propósito pra isso no A.T. Era exatamente para que estes homens viessem a ensinar a outros as diretrizes divinas que expressaria a vontade de Deus de salvá-los. Particularmente eu creio que esta era a vontade inicial de Deus para com o povo de Israel, como disse antes, não se trata Dele não saber que a desobediência aconteceria, e sim do fato Dele passar as leis e como deveriam caminhar e eles desobedecerem.
Acontece que Deus escolheu um povo, e derramava o seu espírito em alguns que ELE escolhera de Israel. Até aqui beleza.
Onde quero chegar, é no caso de Nínive. É dito na bíblia que Nínive estava corrompida, aquele povo era tão mal, que Jonas relutou em levar adiante o que Deus lhe ordenou, Jonas estava de certa forma indignado, como se o julgamento fosse dele, aparentemente se dependesse de Jonas os ninivitas morreriam com suas maldades.
Na continuidade o que acontece, é que Jonas vai até eles e prega a palavra, e os ninivitas se arrependem.
Isto aqui se enquadra na questão. Vamos substituir:
É possível que algum dos ninivitas receba o Espírito Santo (pra isso arrependendo-se dos pecados consumados) sem que a palavra de Deus (naquela ocasião Jonas) chegue até eles?
Não.
Você pode até me dizer que é uma alusão ao antigo, que agora estamos no tempo da graça, todavia a situação é a mesma, o que acontece é que o tempo da graça em Cristo é diferente a força conquistada por Cristo a nosso favor para salvação, no mais é a mesma coisa. Aquele que está dominado pelo pecado, precisa no mínimo da pregação pra ter fé em Cristo se arrepender, batizar, receber o Espírito prevalecer e ser salvo.
Fora deste contexto, seria uma salvação unicamente pela graça, e aqui a salvação de Deus não é por meio de uma operação do E.S., pois este agir está sempre vinculado a obra.
Eu admito que o inclusivismo sempre é complexo, e eu como você penso que de alguma forma Deus salve alguém assim. Mas no que tange uma experiência com o E.S. sem contato com a palavra de Deus, é praticamente Deus fazer uma operação totalmente diferente dos paradigmas determinados.
Graça e paz!