Paz e Graça à todos! Gostei das reflexões dos irmãos e vou deixar um complemento e minha posição sobre estes dois versículos para contribuir com este tópico.
Bíblia de Jerusalém
c) Quais são esses pontos difíceis? Certamente, entre outros, a Vinda do Senhor, da qual aqui se trata. Mas outros assuntos eram debatidos nas igrejas em que as cartas de Paulo eram conhecidas.
d) Lit.: "o resto das Escrituras", com o que se compara aqui um dos primeiros indícios de equivalência entre os escritos cristãos e os livros do AT (cf. 1Mc 12,9+;1Ts 5,27+).
O novo comentário da Bíblia - F. Davidson
(15); Pedro reafirma o que já disse no vers. 9. Em vez de queixarem-se da aparente demora da volta do Senhor e tê-la como descaso, devem considerar a coisa como uma oportunidade graciosamente concedida a eles de se arrependerem e de realizarem a salvação que Deus neles operou. Como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu. É impossível dizer com certeza a qual das cartas paulinas Pedro se refere, mas parece muito provável seja a Epístola aos Romanos. Diz que Paulo não é apenas companheiro cristão, mas um colega e irmão de apostolado, reconhecendo francamente sua inspiração e autoridade, a sabedoria que lhe foi dada. Desta forma ele tira a dúvida do espírito de seus leitores acerca de alguma discrepância entre a doutrinação e a atitude de Paulo e a sua concernente à segunda vinda. A apreciação já feita às epístolas de Paulo é também indicada. Pedro as associa às Escrituras do Velho Testamento, chamando-as assim Palavra de Deus. Já naquela época os ignorantes e instáveis começaram a deturpar (16); isto é, torcer ou esticar, como em aparelho de tortura, o ensino do apóstolo, da mesma forma como faziam às demais Escrituras, "Ignorantes" aqui significa, de fato, não adestrado no estudo das Escrituras.
Comentário Bíblico Moody
15. E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor. Paulo insiste com seus leitores sobre a razoabilidade da delonga divina, um tema já mencionado antes, no versículo 9. Deus aguarda poder 2 Pedro (Comentário Bíblico Moody) 23
conceder a Sua graça. Como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu. Pedro conhecia as cartas paulinas, embora fossem contemporâneas das suas. Não há razão para se interpretar esta declaração como indicação de que o cânon do N.T. já estivesse começando a se formalizar quando isto foi escrito. A frase nosso amado irmão parece naturalmente se referir a um contemporâneo.
16. Que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras. Pedro se refere àqueles que fazem cavilações sobre a autoridade das obras paulinas, considerando-as espiritualmente sem fundamento e indignas de crédito. O apóstolo concede às cartas deste homem que foi seu contemporâneo e que já o criticou, um lugar entre as demais obras sagradas. Compare com as declarações do próprio Paulo de que suas injunções quando foram escritas eram mandamentos divinos (I Co. 14:37; I Tm. 6:3).
Bíblia de Estudo - S. E. McNair
Dos versículos 15,16 aprendemos: que Pedro conhecia todas as Epístolas de Paulo; e que tinha verdadeiro afeto pelo apóstolo; que não entendia tudo que Paulo escrevera; que sabia de várias más interpretações das Cartas; que contava Paulo entre os que ensinavam as mesmas verdades (Scrooggie).
Reflexão Pessoal
Pessoalmente eu fico com o comentário da Bíblia de Jerusalém e também dou valor à reflexão do Adão Braga (2) e Jonis Dias (5). No meu ponto de vista é simples assim: Pedro estava falando dos ensinamentos de Paulo sobre a Vinda do Senhor, como diz os versículos:
"
13 O que nós esperamos, conforme sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. 14 Assim, visto que tendes esta esperança, esforçai-vos ardorosamente para que ele vos encontre em paz, vivendo vida sem mácula e irrepreensível.
15 Considerai a longanimidade de nosso Senhor como a nossa salvação, conforme também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.
16 Isto mesmo faz ele em todas as cartas, ao falar nelas desse tema. É verdade que em suas cartas se encontram alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras, para a própria perdição."
Bíblia de Jerusalém.