A paz do Senhor Jesus!!
Primeiramente gostaria de dizer que respeito muito os irmãos adventistas, homens que estudam a palavra de Deus, batalham em prol da direita cristã conservadora no mundo, diferente dos "cristãos marxistas". Agora defeito sempre vemos em qualquer denominação, talvez a falha de alguns adventistas os quais eu penso ser minoria, é afirmar assim como alguns calvinistas que o adventismo é a bíblia, um pouco diferente dos calvinistas que afirmam que o calvinismo é o evangelho. Mas isso é erro de um como de outro.
Mesmo na minha denominação a qual eu frequento atualmente a Maranata, tem coisas ali que eu pessoalmente descordo, e descordo com ímpeto, pra mim não é bíblico.
O importante é sabermos que existem doutrinas fundamentais que comprometem nosso relacionamento genuíno com Cristo e logo nossa salvação.
É ai que começa o erro de muitos adventistas (neste caso não são poucos), afirmam que aqueles que não guardam o sábado não estão em comunhão com Deus.
Eu já debati e muito sobre o sábado com alguns adventistas, acontece que é cansativo, porque por mais que mostramos na bíblia que isto aniquila o "misericórdia quero e não sacrifícios", eu até conheço a réplica, guardar o sábado não é sacrifício pra mim, todavia na verdade eu acho ótimo quem guarda o sábado, mas ótimo também o que guarda o domingo, a segunda etc... guardar no sentido de se dedicar à obra de Deus, porque transformar o sábado em um dia especial e como regra para salvação ai sim é profundamente anti-bíblico.
Como sugeri no título da mensagem, isto aqui não é um desafio a debater, mas sim para reflexão, estou aberto a comentar algum acréscimo e observação desde que não seja para polemizar. Cada um dará conta de seus atos e obras afinal.
Quando perguntado a Leandro Quadros em um program que eu assisti "Na mira da verdade" programa muito bom a propósito, bom mesmo, a respeito de não termos nada, nadinha mesmo escrito no N.T. em relação a guardar o sábado, Leandro Quadros não descordou da assertiva, até porque não tem como e o Leandro conhece a bíblia, se tivesse ele diria. O Leandro respondeu que não tem porque não precisa confirmar algo que foi categoricamente afirmado no A.T. , esta foi a resposta dele. Ai ele também citou aquela historinha, Jesus guardou o sábado (ok), Paulo e os apóstolos também (muito contestável) e por isso não tem porque transparecer o que está claro, esta foi a resposta dele.
Todavia, se analisarmos no N.T. o momento em que os apóstolos se deparam com esta situação, daquilo que seria passado como ordenança aos gentios, os apóstolos não comentam a respeito da guarda do sábado. Ora, Jesus cumpriu toda a LEI, por isso guardou o sábado, Jesus afirma claramente que o reino a princípio era para os judeus, e pra mim é o que justifica relatos dos apóstolos de que estavam efetivamente anunciando as boas novas aos sábados. Isso é muito simples de entender, não se tira o costume de um povo e seus discípulos e seguidores da noite pro dia. Agora o que me chama a atenção é que quando chegamos a passagem que de fato vem em nosso direção, os gentios, não temos orientação nenhuma sobre o sábado, e sim de outros pontos que verdadeiramente comprometeria a conversão genuína a Cristo.
Vamos imaginar tal situação: os gentios (nós) em muitos casos, eram pessoas que não tinha os costumes dos judeus, e ainda sim muitos nem mesmo tinham acesso ou comprometimento com o A.T. . Então não podemos deduzir diferente de que se a guarda do sábado fosse primordial para a salvação (como afirmam alguns adventistas), era extremamente necessário os apóstolos apresentarem tal ordenança aos gentios. Eis o texto:
Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
¶ Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
Atos 15:19-31
Graça e paz!