Azenito a paz do Senhor Jesus!!
Primeiramente gostaria de dizer que não sou contra a guarda do sábado em uma manifestação de dedicação a Deus. Sou contra como regra de lei nos tempo da nova aliança em Cristo.
Sou muitíssimo contra também frases como a do nosso irmão Vasuilvan, que acredita que quem não guarda o sábado não seja um cristão, sei que é na opinião dele, mas é por isso que aceitei o desafio de expor minhas opiniões, se ele lançou a retórica, o ônus agora é dele.
Apesar do meu tempo ser muito relativo, não me dando condições de debater com mais de uma pessoa, vou comentar sobre algumas coisas que você postou que achei muito interessante.
Quero que me respondam por que, sob o Novo Concerto, nossa expressão de amor a Deus sobre todas as coisas deve reduzir-se de 4 para 3 preceitos. Alguém tem resposta para isso?
Azenito, porque esta é uma visão equivocada sobre expressar o amor de Deus. É bem provável que não irá aceitar minha resposta, mesmo assim tente considerar.
Em primeiro lugar os adventistas em especial erram muito em considerar que os quatro primeiros mandamentos expressam o amor a Deus.
Resumidamente temos uma ordem de Deus:
1 - [...]Não terás outros deuses diante de mim.
2 - Não faça imagem de escultura[...].
3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha,[...].
Azenito, são ordenanças. Como pode expressar o amor do homem para com Deus sendo ordenanças?
Você ou quem quer que seja não pode chegar na esposa ou no filho que diz te amar e dizer: "Faça isso assim, assim e assado e fazendo assim é porque me ama. Enfim você sabe do que eu me refiro.
Pra não dizer que são apenas minhas palavras, vamos pra bíblia.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23
Sabendo eu que você é um estudioso da bíblia, eu estou considerando que você sabe da grande diferença que temos com Cristo, agora com o E.S. e como era derramado o E.S. no A.T. . Você sabe que a dispensação é gritante.
Analisando João 4:23, começamos a entender o propósito maior de Deus, ELE busca aqueles que o adoram em Espírito e verdade. Este foi outro problema que o povo tinha com a lei. Por persistirem em desobedecer, ninguém recebia o E.S. a não ser aqueles eleitos de Deus, em especial os profetas, e ainda sim tudo isso pela graça,
para cumprir as diretrizes de Deus, merecer ninguém merecia. Mas hoje depois de Cristo, aquele que verdadeiramente crê, recebe imediatamente o E.S. e no fim este é o selo do salvo, aquele que tem será salvo, o que não tem está condenado.
Não sei se você já percebeu onde quero chegar, a diferença do amor proposto pela lei, e o amor proposto pelos convertidos em Cristo, também não tem comparação.
Veja o que Jesus diz aqui:
“Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.”
Mateus 11:11
Viu então a ratificação bíblica? Jesus inaugurou o Reino dos céus. E ele diz que antes deste tempo, não houve ninguém maior do que João Batista. Isso não quer dizer que João batista era mais fiel que os profetas bla bla blá... e sim que no A.T. a operação do E.S. estava limitada ao propósito específico de Deus, e João Batista, também foi usado desta maneira, mas esteve com Jesus, no tempo de Jesus e ainda sim o batizou, o propósito direcionado por Deus através de João Batista foi maior.
Agora, Ele diz que o menor no Reino dos céus é maior do que ele (João).
É até lógico isso, João veio para anunciar o salvador, o Messias, todo o trabalho do A.T. foi feito em prol disso, e João Batista anunciou. Mas os novos convertidos em Cristo Jesus, são já participantes deste reino inaugurado por Cristo imediatamente. Hoje, aquele que se torna um cristão genuíno e recebe o E.S., imediatamente começa a fazer parte deste reino inaugurado com a vinda de Cristo. Por exemplo Pedro e Paulo, logo quando recebem o E.S. já são participantes imediatamente, do corpo, eles não vão anunciar o que está por vir, já estão participando.
Então, a manifestação do amor, mesmo sendo cumprida pela lei, não era capaz de ser verdadeira neste aspecto, porque pela lei o relacionamento sempre ficava incompleto.
Pela graça não, na nova aliança em Cristo, o E.S. presente em nossas vidas, acaba nos ensinado verdadeiramente o que é amar a Deus, e porque ELE é digno de tudo isso, amor, glória, honra etc...
Enfim, não há expressão de amor do homem para com Deus pela lei. Deus procura aqueles que o adorem em Espírito e em verdade e apenas a letra também não conseguiu fazer isso.
Na descrição de amor de Paulo em Coríntios, também nos faz compreender melhor como o amor verdadeiro é algo vindo do próprio Deus. Quanta descrição de amor no mundo que não tem nada a ver com o verdadeiro amor.
Ai você vem e diz:
Quero que me apontem qualquer outro mandamento do Decálogo que reúna tantas demonstrações de AMOR.
Irmão, o próprio Decálogo já diz são mandamentos. Sabe o que acontece ali, você lê, e tenta cumprir. E sabe o que acontece na nova aliança? Você é regenerado.
Que o sábado é de caráter MORAL e UNIVERSAL temos comprovado pelos seguintes pontos:
a - Deus estabeleceu o sábado na criação do mundo (Gên. 2:2, 3).
Irmão, o significado real do sábado não é os nossos dias aqui na terra.
Então como você pode dizer que esta ação de Deus na criação pode ser de caráter moral?
Assim muitas outras coisas que Deus fez ou não fez se tornariam imorais por referência. Como trabalhar a noite, usar roupas que não fossem de animais, coisas assim.
b - Jesus confirmou em Mar. 2:27 que o sábado foi feito “por causa do homem-anthropós”, que é o homem universal, não o mero homem judaico.
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.
Marcos 2:25-28Todavia ao que parece você não entendeu as palavras de Jesus. Se o próprio Jesus mostrou uma passagem em que Davi descumpriu uma ordenança para mais uma vez mostrar aos fariseus que Deus misericórdia quer e não sacrifício. E consequentemente responde o mais importante, que o sábado foi criado por Deus
para simbolizar a salvação, o descanso eterno, onde Cristo é o Senhor.Me impressiona talvez o problema ser uma teologia tão forte pra vocês crerem diferente sobre o sábado que
no fim este possa ser o maior problema. c - Os cristãos TODOS consensualmente, em seus documentos confessionais e obras de autoridade para a Igreja [tanto tradicionais como pentecostais], confirmam o que diz o exposto em a) e b).
Nunca ouvi dizer nisto, e mesmo que seja verdade, é um tremendo erro. Pois se tradicionais e pentecostais reconhecem isso e não guardam o sábado, precisam admitir que Deus mudou, porque um conceito moral de Deus tem e deve ser eterno. Eu no caso questiono o sábado sobre estas circunstâncias, se eu chegasse ao ponto de ter que admitir que o sábado é uma lei moral de Deus, vou para a IASD (acho muito difícil).
d - Provas adicionais de que o sábado é UNIVERSAL temos em Isa. 56:2-7 (os estrangeiros também observariam o sábado e orariam na Casa de Oração PARA TODOS OS POVOS); 1 Reis. 8:43-45 (os que viessem de longínquas terras para adorar ao Senhor no Templo, referidos por Salomão ao inaugurá-lo); os muitos seguidores do Deus Altíssimo de diferentes nações (listados em Atos 2, no dia de Pentecoste, quando ouviram a pregação do evangelho em seus próprios idiomas).
Azenito, mas nos tempos do A.T. é incontestável. Seja quem for, era o que Deus tinha imposto naqueles tempos ao povo que ELE se manifestou. Como poderia algum outro se chegar a Deus e descumprir o que é exigido aos da casa? Não creio que isso aqui sirva pra alguma coisa.
Há alguns que chegam a dizer que Jesus guardava o sábado, sim, porque era judeu e tinha que cumprir plenamente a lei, contudo ensinou que não era mais preciso tal observância para os Seus seguidores.
Eu
não digo que Jesus ensinou que não era mais preciso tal observância. Todavia Ele também não disse que não precisava mais se circuncidar, mas Paulo disse, porque recebeu autoridade apostólica como escolhido para ensinar isso. Outrossim você também não tem nem mesmo uma passagem de Jesus dizendo, "vocês não podem violar a guarda do sábado". Nem algo parecido. Logo o que acontece lá em Atos sobre as preocupações ornamentárias para os gentios, os apóstolos não se referiram nem lá e nem em lugar nenhum sobre guarda do sábado.
Essa gente simplesmente não sabe explicar Mat. 5:17-19 que destrói essa absurda.
Creio eu que você esteja se referindo mais especificamente ao verso 19. Todavia se for mesmo isso que você está sugerindo, que devemos cumprir tudo da lei, então os apóstolos erraram feio quando ensinaram que ficar observando as leis era ignorar a nova aliança em Jesus Cristo.
Aqui eu também tenho uma compreensão diferente da sua proposta. Penso que Jesus no verso de Mateus 5 17-19 diz:
No 17 Ele diz que veio cumprir toda a lei, normal, era preciso como homem perfeito e Ele cumpriu.
No 18 Não penso que Jesus esteja se referindo somente às leis, mas sim a tudo. Tudo que está escrito cumprirá, as leis em si, somente ele cumpriu todas e foi perfeito. Toda a escritura se cumprirá.
No 19 é importante observar que Jesus pouco antes já vinha se referindo ao E.S.. Isso leva a crer que no verso 19 Ele esteja falando do que Ele estava ensinando, e não das leis do A.T. Isso pode ser ratificado nos versos que seguem... 21 e 22. Nestes versos fica claro o quadro, a sensibilidade do erro que trazia a lei (verso 21), e a transformação que traz o E.S. no verso 22.
E sobre Mateus 23 1-3 Jesus ensina sobre a hipocrisia dos fariseus. Neste caso eu já disse que não sou contra, quer guardar o sábado porque está na IASD, está mais do que certo, o problema eu penso seria estar lá na Adventista e não guardar o sábado, ai chega lá como se estivesse guardando, ensinando aos outros..."vocês precisam guardar o sábado!!" hipocrisia. O engraçado é que depois percebi que você em parte diz o mesmo, só que supostamente colocou os fariseus como algum exemplo, e não são, outrossim eram seguidores das leis do A.T..
“E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado”. -- Luc. 13:14.
Você citou isso ai Azenito. Então quer dizer que o que Jesus aconselhou só serve para os outros??? Não servia em hipótese alguma pra Ele? Nuca vi isso, Jesus dá um conselho em que Ele era o primeiro a entrar em contradição. Da maneira que você diz que é sem dúvida confundiria as pessoas.
Vejam bem, o instrutor judaico estava CERTO em recordar ao povo a necessidade de respeito ao preceito do sábado, mas ERRADO em impedir o povo de buscar cura no sábado, pois Jesus claramente disse que “é lícito fazer o bem no sábado” (como curar doentes) -- Mat. 12:12.
Não, não Azenito, assim fica conveniente. Ou seguem o exemplo de Cristo e o que Ele ensinou e disse, ou ao que os fariseus diziam...não tem como ser meio termo de um e integral em outro, isso confundiria as pessoas.
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
¶ E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
João 5:14-17Falta compreender melhor o real significado do sábado.
Graça e paz!