Gerson Witezak escreveu:
Capitulo 9 de segundo Corintios dentre outras cartas fala sobre coletas para os pobres e necessitados, não para pagar salários a evangelistas e pregadores:
Capítulo 9 fala explicitamente da assistência aos santos e não aos pobres e necessitados em aberto, mas aos santos, aos membros da igreja:
Não tenho necessidade de escrever-lhes a respeito dessa assistência aos santos.
(2 Coríntio 9:1 NVI)Pois a Macedônia e a Acaia tiveram a alegria de contribuir para os pobres dentre os santos de Jerusalém.(Romanos 15:26 NVI)Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.(Romanos 15:27 Almeida Revista e Corrigida)Fica claro que ele está falando de contribuição para com os membros da Igreja, e inclusive membros iniciais de Jerusalém.
Gerson escreveu:Paulo em sua despedida ensina aos Anciães de Efésios que devemos trabalhar, porque Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber, veja isso em Atos, veja:
Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Atos 20:34-35
Alguns querem revendicar o tal "DIREITO" de receber, mais se esquecem da doutrina do mestre que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Gerson, você já notou o paradoxo naquilo que você fala, como é que você vai dar se não tiver alguém para receber? E se alguém recebe esse está em erro? Ora, acaso ele não necessita? E não são justamente os santos (como já ficou explícito em Coríntios) os necessitados de que Paulo fala. Paulo não disse que sustentou
os dele? Por exemplo Timóteo quando ficava nas Igrejas evangelizando em nome de Paulo? Ou seja, aqueles que recebem, não tem o direito de receber? Ou só quem dá é que vai se salvar?
Gerson escreveu:Pastor, pregador ou evangelista não é profissão, e é isso que muitos interpretam que seja, pois até fazem faculdades e pagam por essas faculdades teológicas; e com certeza que vão querer receber seu salário, pois se proficionalizaram para isso mesmo, é por isso que existe o dizímo! As ofertas são para outra finalidade!
Paulo nunca cobrou dízimos, nem mesmo Pedro, nem nenhum dos Apóstolos!
Se os Apóstolos foram sustentados pela igreja, foi porque no inicio da Obra de Deus, muitos que creram venderam tudo o que tinham e por livre e espôntânea vontade depositavam aos pés dos apóstolos (não havia pressão pisicológica), e passaram a viver em comunidade, todos juntos, conforme Atos relata:
Apóstolos eram dedicados a obra, e não só eles, como é recomendado por Paulo:
Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
(1 Coríntios 15:58 NVI)E em Atos aquela comunidade dividia tudo, onde os Apostolos eram sustentados pelas doações e se dedicavam ao evangelho, não se recebia dízimo, mas 100% de tudo que tinham os convertidos. Dízimo não foi determinado inicialmente pela Lei Mosaica, como bem sabemos, Abraão entregou o dízimo
por fé a Melquizedeque. Ninguém precisa ser obrigado a pagar o dízimo, a Comunidade (Igreja) pode sobrevier só de ofertas de fé. Como a comunidade em Atos sobrevivia, as pessoas iam largando o mundo, suas posses, seus bens, iam entregando para o bem de todos e todos viviam na comunidade.
Agora sobre não haver pressão para a entrega total do que tinham:
Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou- o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro:Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando- o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes. Levantando- se os moços, cobriram- lhe o corpo e, levando- o, o sepultaram. Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera. Então, Pedro, dirigindo- se a ela, perguntou- lhe:Dize- me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu:Sim, por tanto. Tornou- lhe Pedro:Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão. No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam- na morta e, levando- a, sepultaram- na junto do marido. E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.(Atos 5:1-11 Almeida RA)Ainda que alguém não queira acreditar que a passagem é real, mas fictícia, a história certamente gerou temor e temor para ofertar tudo.
Gerson escreveu:As coletas eram para os necesitados, e não para pagar salários de obreiros, a não ser que o obreiro esteja passando necesidade!
Leia:
Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.(1 Timóteo 5:17-18 Almeida RA)Eu conheço pastores que vivem com 2 ou 3 salários mínimos, ouço de alguns que recebem até menos. Se ele não precisasse não estaria recebendo uma quantia dessa da Igreja. Quem recebe salário não precisa do salário? Agora se todos vivem em comunidade, então são sustentados e mantidos na comunidade e cada um trabalha na comunidade ou para a comunidade, nesse caso poderia não ser necessário nenhum salário, já que todos dividiriam tudo que possuíssem. Porém não se vive atualmente em comunidades assim, com raras excessões (eu mesmo não conheço nenhuma, mas talvez exista...), cada um vive em seu próprio lugar, tem suas próprias coisas,é um regimento individualista ao invés de comunitário, como aparentemente era o caso de algumas igrejas nas quais Paulo fundou ou visitou, onde ele inclusive alertou para que ninguém viva as custas da Igreja (ou dos outros)
sem fazer nada.
Gerson escreveu:Na CCB (Congregação Cristã no Brasil), na hora da pregação foi revelado a revelação que tive na madrugada e ouvi pela primeira vez a vóz de Deus falar comigo!
E é uma Igreja sustentada por ofertas. Tem uma casa pastoral nos fundos de todas as CCB que eu conheci, fica normalmente um responsável morando lá, até onde sei. A CCB também distribui Bíblias para os que congregam caso eles precisem, e pagam por isso, e alguém recebe por isso. Em todo caso, é uma doutrina, e uma doutrina contemporânea, pois seus membros não vivem em comunidade, não compartilham do que possuem (que é justamente o que se ressalta em Atos, o compartilhamento entre todos os cristãos.) mas antes são estimulados a procurarem um emprego secular, cada um ter a sua renda e sua vida e contribuírem como quiserem para a Instituição em si e não para com os irmãos. Dessa forma não vivem também dedicados a obra de Deus. Várias Igrejas que assalariam pastores que conhecem, possuem creches, escolas, programas sociais com os pobres locais, auxilio a drogados... Porém eu concordo que evangelismo não deveria ser profissão nem obtida/confirmada através de formação universitária.
Você é a favor de evangelização?
Me parece um assunto que deveria ser abordado com menos julgamento, ao invés de ficar se exaltando por não pagar dízimo nem receber salário e usar isso para recriminar os outros, que possivelmente trabalham realmente para a Reino de Deus e compartilham com o próximo.