por Washington Ruiz Qui 16 Out 2014, 16:10
Olá, Madalena,
Nenhum alimento material nos é prejudicial ou nos contamina, isto é, a ingestão de qualquer alimento, o ato de comer, com sangue ou sem sangue, não contamina o homem, posto que essa ingestão alimenta o nosso corpo material.
O que Jesus quer que aprendamos é que não devemos estar preocupados em satisfazer as necessidades do nosso corpo material, mas, sim, com as necessidades que podem alimentar o nosso corpo espiritual.
O que alimenta o nosso corpo espiritual é o ensinamento que pode nos entrar pelos ouvidos, por isso, o que nos entra pela boca, que é o alimento material, não prejudica a nossa alma, no entanto, o que nos entra pelo ouvido, que é o ensino que podemos ouvir e ensinar, esse, sim, pode vir a nos prejudicar, se for mau.
A expressão: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, de Atos, não está se referindo ao ato de comermos (ingerirmos) o alimento material, mas ao ato dos sacerdotes daquela época (hoje os pastores) se apropriarem indevidamente das coisas deixadas pelos fiéis nos altares das sinagogas (hoje igrejas evangélicas).
Hoje não, mas naquele tempo, os fiéis deixavam como dízimo, nos altares das sinagogas, além de dinheiro, animais de toda espécie, e os sacerdotes indevidamente se apoderavam (comiam) para si próprios (tal qual como hoje fazem os pastores ditos evangélicos) de tudo o que ali era deixado.
Os escritos de Atos estão ensinando aos discípulos do Evangelho, discípulos de Jesus, a não se comportarem como se comportavam os discípulos da Lei, discípulos de Moisés, que ficavam para si com tudo o que era deixado nos altares daqueles templos.
Até mais!