Washington Ruiz explica muito bem:
A doutrina da piedade são "Os Ensinos" do Evangelho. Todas as palavras de Cristo estão contidas EXCLUSIVAMENTE no Evangelho. Se SOMENTE o Evangelho for pregado por todos, todos estarão pregando a doutrina da piedade.
O que contamina o homem é a má pregação que sai da sua boca, que é a simultaneidade de obediência ao Evangelho e à Lei.
A maior parte dos escritos do Evangelho está combatendo a pregação da Lei que está sendo feita dentro da igreja do Evangelho, sabia?
Observe (At 15.1-6):
Quem acreditasse nos ensinos do Evangelho tinha de apostatar a sua obediência anterior, senão não poderia ser aceito como discípulo de Cristo, isto é, quem antes cria na Lei tinha de apostatar a Lei, ou, quem antes cria em deuses inanimados tinha de crer no Deus vivo, quer dizer,
A IGREJA de Cristo (a igreja do Evangelho), diferente da CONGREGAÇÃO de Moisés, que só aceitava como discípulo quem se tornasse judeu, através da circuncisão material, tinha de fazer discípulos de todas as nações, através do batismo da água, porém,
Alguns poucos judeus que tinham vindo da Lei para o Evangelho, inconformados de terem de se apostatar dos ensinos da Lei, discordavam dos apóstolos de proibirem a pregação da Lei, discordavam de que o Evangelho tivesse de ser pregado com exclusividade, afinal a Lei também tinha vindo de Deus.
Foi com esse pensamento que alguns indivíduos que desceram da Judéia (os POUCOS judeus que tinham vindo da Lei) ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos (v. 1), quer dizer,
Quando os irmãos judeus que tinham de ter apostatado a Lei estavam ensinando, dentro da igreja do Evangelho, que querer ser salvo apenas crendo no Evangelho não bastava, e que era necessário que os irmãos da obediência ao Evangelho passassem também a obedecer ao que rezava a Lei, Paulo se interpôs contra essa profana intenção deles, e,Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles (v. 2), posto que Paulo opôs-se à pregação simultânea, resolveram, as autoridades LOCAIS da igreja de Antioquia, que esses dois, Paulo e Barnabé, e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a resolver de vez a essa questão: Ou a exclusividade ou a simultaneidade.
Enviados, pois, Paulo e Barnabé (v. 3), e até certo ponto acompanhados pela igreja, atravessaram as províncias da Fenícia e Samaria e, narrando a conversão dos gentios, causaram grande alegria a todos os irmãos.
Tendo eles (v. 4), tanto os do Evangelho que defendiam a exclusividade de obediência ao Evangelho quanto OS QUE TINHAM VINDO DA LEI que defendiam a simultaneidade de obediência ao Evangelho e à Lei, chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e relataram tudo o que Deus fizera com eles.
Insurgiram-se, entretanto, (v. 5) ou, amotinaram-se aos que contendiam com Paulo e Barnabé, alguns da SEITA dos fariseus que haviam crido (o termo SEITA significa: Doutrina que se afasta da aceita pela MAIORIA), isto é, os que defendiam a simultaneidade não eram a maioria, pois naquele tempo a maioria dos irmãos defendia a EXCLUSIVIDADE de obediência ao Evangelho) , dizendo: É necessário circuncidá-los e determinar-lhes que observem a lei de Moisés.
Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros (v. 6), que eram as autoridades da igreja de Cristo, para examinar a questão: Exclusividade X Simultaneidade.
E por aí vai. O que quero lhe dizer é que Paulo combatia (condenava) a pregação da Lei na igreja do Evangelho, isto é, pregar a Lei no tempo do Evangelho caracteriza desobediência a Deus.
(Washington Ruiz)