Gilcimar, Paz!
Concordo com você desde de que estes fatores não seja eu cumprindo meus próprios interesses neste dia.....
Você acha que colher espigas e comer em um dia de sábado, quando existia o dia da preparação para evitar esse tipo trabalho, é um bem feito a outrem ou algo em benefício próprio?
Sobre Is. 58.13, os teus interesses, hoje, a partir do conhecimento de Cristo, não repousam sobre os interesses de Cristo? Ora, até mesmo o alimento que necessito dar a minha família (através do meu trabalho secular) não deve ser interesse meu, mas em benefício deles. E as Escrituras dizem que devo cuidar bem dos da minha própria casa. O trabalho para a maioria da população em nossa cultura é interesse próprio ou questão de sobrevivência? O que fez Davi quando teve fome? O que significa “misericórdia quero”?
Vasuilvan e
Gilcimar, Paz!
”Vasuilvan” escreveu: Não, de forma alguma os sabatistas tomam para si o santo sábado do senhor... Nós buscamos a cada sábado, reconhecer Ele como dono exclusivo deste dia...
Sim eu sei, mas em Gênesis isso não foi determinado, Yahweh tomou para si, como dia santo (separado para ele). Apenas isso! Hoje você fala assim porque já nasceu no pós ordenança.
”Gilcimar” escreveu: De qualquer forma mesmo este tipo de sábado sendo de Deus foi estabelecido por causa do Homem segundo Jesus em Marcos 2:27.....
Assim como o inferno para o Diabo e seus anjos, mas eles não estão lá nesse exata momento. Assim como Deus preparou coisas para aqueles que o amam e etc. Ou seja, para seres específicos coisas específicas. Mc. 2.27 não serve para determinar que os homens tenham sido orientados a guardar o sábado desde o Éden e nem serve para tirar a palavra “homem” dentro do contexto judaico que é onde a ordenança foi estabelecida.
”Gilcimar” escreveu: Pois na prática estaria tratando este dia da mesma forma como os outros.... Por isso não creio que Deus santificou um dia e abençoou para ser tratado como os outros
Pois devia crer, a não ser que você entenda que “santificar” é separar para a humanidade, ao invés de separar para si, que é o que está dito. Agora, algo separado para si pode ser dado para alguém, e foi. Yahweh resolveu dar o sábado, antes santificado para ele (separado para ele, e não exatamente separado para a humanidade), como memorial entre ele e o povo que primeiro ele escolheu: Ex 16:29 “Vede [ISRAEL], porquanto Yahweh
vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Porque Yahweh
daria a quem o sábado já “pertencia”? Além do mais, Ex. 20 faz uma referência à Criação mostrando quando surgiu, mas Dt 5.15 diz: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que Yahweh teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido;
por isso Yahweh teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.” Indicando o povo a quem foi ordenado. Falar da servidão do Egito não teria sentido se a obrigação viesse desde sempre!
No que Dt. 5.12 diz: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou Yahweh teu Deus.” Quando foi que Yahweh ordenou? É só ler Ex. 16! Se você ler Gênesis não vai encontrar nenhuma ordem. Ali apenas se dirá que Deus o santificou, ou seja, tomou para si. Se foi feito para os homens será mostrado no restante da Bíblia a que homens se refere: Ex 31. 13 “Tu, pois,
fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou Yahweh, que vos santifica.”
O verso 14 desse mesmo capítulo diz: “Portanto guardareis o sábado,
porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.” Tornou-se santo para quem agora? Ex 31.16 “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua”.
Mas, meus queridos, sei que, provavelmente, vocês vão escrever alguma coisa. E eu também teria outras coisas a falar. Mas, vou pedir permissão a vocês para ficar por aqui, pois já não estou conseguindo acompanha direito a dinâmica que estão os tópicos sobre cristologia (pelos quais atualmente tenho maior interesse), e, apesar de desejar participar desse tópico, não vou poder continuar por aqui. Assim, se eu não vos responder as próximas postagens vocês já saberão o porquê!
Grande abraço!
Paz!
Valdomiro.