por Nakadomari Seg 27 Abr 2015, 11:29
Realmente Marcelo.
Toda a lei é de Deus, e foi passada no ministério de Moisés, por isso muitas vezes é chamada de lei de Moisés. A Escritura não menciona qualquer secção na lei, onde seja classificada em grupos. Trada a lei como uma, e Cristo foi justo cumprindo todas, e não somente os 10 mandamentos.
Concordo que os 10 mandamentos são especiais, e foram escritos pelo próprio Deus, mas por serem a essência da lei. Isso em momentos algum exclui a necessidade das demais leis divinas (para os que buscavam ser justificados pelas obras).
II Crônicas 8
13 E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas (mensal), e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos (anual), na festa das semanas, e na festa das tendas.
II Crônicas 31
3 Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos; para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades; como está escrito na lei do SENHOR.
Nas Escrituras encontramos tratamento das mesmas leis sendo chamadas como leis de Deus ou de Moisés.
Levítico 23
1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:
3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.
Observe o sábado entre as solenidades.
Veja como devemos encarar as solenidade do Senhor na nova aliança:
Colossenses 2
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Sombras das coisas futuras