Graça e Paz a todos!
Li algumas páginas e cada vez mais me convenço de que este tema é uma discussão sem fim, pois para os sabatistas:
Gilcimar escreveu:O sétimo dia não foi um dia Abençoado e santificado por causa de algo futuro ou por causa de um propósito futuro que quando fosse cumprido o dia perderia o Status de Dia santo como se a causa de ter sido santificado por Deus fosse somente para o propósito que se cumpriu....A Bíblia não diz em lugar nenhum que o sétimo dia foi abençoado e santificado por causa da obra de Cristo na Cruz.....
Para os que são de Cristo:
Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele (Cristo)) que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. Procuremos, pois, entrar naquele (Cristo) repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:9-11De fato, o descanso (shabat) é o fim ou repouso de todas as obras. Deus descansou da obra da criação, bem como Jesus descansou da obra da salvação, e para nós os que somos de Cristo, descansamos na esperança da Glória.
Para uns, o dia da semana que leva o nome de sábado, é um mandamento da Lei que deve ser guardado para que se demonstre o zêlo e o "amor a Deus" na observância da Lei do Senhor, e se espera uma recompensa por isso, como disse o profeta:
A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simplices...Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. Salmos 19:7; 11De fato, para quem guardar a Lei, ou mais especificamente o 4º mandamento, há muitas recompensas:
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:13-14Mas o que não se pergunta é, por que o shabat foi colocado na legislação, ou seja, tornou-se uma Lei, quando na VERDADE ele indicava um ESTADO deleitoso, de restauração, de descanso?
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:17-19Entre tantos sabatistas que conheço, muito poucos são aqueles que buscam conhecer a Deus em seus desígnios e propósitos.
O shabat não é uma ordenação, o shabat é uma SALVAÇÃO!A humanidade inteira está condenada. O trabalho é a maior prova de que o homem perdeu seu lugar de glória junto a criação. Foi criado para exercer domínio, para reger a terra e cuidar da natureza que Deus havia preparado para seu deleite e sustento.
Tudo que se refere a este planeta está sob maldição:
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Romanos 8:18-21Ninguém fica descansado para sempre por que deixou de fazer algum trabalho entre o fim da tarde da sexta-feira e o fim da tarde do sábado, mesmo porque os seis dias de trabalho são renovados a cada término de descanso.
O que estamos querendo levar a consciência dos leitores, é que o shabat é um dia eterno, pois Deus não voltou a trabalhar na criação depois de tê-la consumado, bem como Jesus, não voltou a trabalhar na obra da redenção depois de ascender a glória!
Assim, os homens guardaram o shabat como Lei, com uma esperança de que seus dias de trabalho um dia teriam fim, assim como Deus descansou das suas obras:
"Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto (trabalho) comerás o teu pão, até que te tornes à terra"Mas o homem que guardava este mandamento não sabia que algo melhor a seu respeito estava preparado desde a fundação do mundo:
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência, determina outra vez "um certo dia", Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Hebreus 4:4-9O shabat da Lei era apenas uma figura, uma sombra das coisas que haviam de acontecer. O shabat fala de descanso eterno, de SALVAÇÃO, e aponta para Cristo. Mas como eles poderiam saber disto?
O escritor aos Hebreus diz:
Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2Como assim? O Evangelho (boas novas) foi pregado ao povo que recebeu a Lei?
Uma coisa é vc guardar a Lei e não fazer nenhum trabalho no dia de sábado. Outra coisa é vc ENTRAR no descanso de Deus, para ser SALVO! Muitos guardaram o dia de descanso da Lei, mas poucos ENTRARAM no descanso de Deus!
Se a guarda do dia de sábado continuar sendo para os sabatista algo maior que o Descando de Deus, eles nunca entrarão nAquele DESCANSO!
Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. Mateus 12:6-8Por isso, para aqueles que estão em Cristo, JÁ descansaram de todas as suas obras, PORQUE morreram com Cristo, e aquele que está morto com Cristo não tem mais "dia santo" para se guardar, pois ele foi feito SANTO, eterno e já é participante da glória!. As coisas velhas já se passaram e eis que tudo se fez novo!