por Bruno Azeredo Dom 06 Nov 2016, 17:02
Tzaruch disse:
E onde foi que você foi buscar essa ideia ?
http://www.plagio.net.br/perguntas_frequentes.html
1. O que é plágio no ambiente acadêmico?
Apresentar como próprio qualquer tipo de trabalho acadêmico (projeto de pesquisa, trabalho de
conclusão de curso, artigo científico, ensaio e outros), com conteúdo literalmente copiado ou reescrito
sem a devida indicação do autor original (citação) e identificação completa
do documento consultado (referência) configura plágio
Parei a leitura do seu texto nesse ponto. Sinceramente, jamais me passou pela cabeça a ideia de que eu teria de voltar a este tópico só para esclarecer isso.
Você ainda me pergunta de onde eu tirei a ideia de que podemos citar trechos de autores incorporando-os ao nosso próprio texto e que isso é, inclusive, uma prática acadêmica?? Tzaruch, você nunca leu um livro? Nunca leu um artigo acadêmico? Nunca escreveu um trabalho acadêmico? Nunca leu sobre normas ABNT para trabalhos acadêmicos?
É claro, de um óbvio ululante, evidente, inacreditavelmente desnecessário explicitar que ao reproduzir um trecho de um texto qualquer, de outro autor, incorporando-o ao seu próprio texto, você deve citar o nome do autor, nome da obra, editora, ano de edição, etc. É claro que se você der a impressão (voluntaria ou involuntariamente) de que você está se fazendo passar por autor de texto (obra inteira, parte da obra, frase, citação, bla bla bla) cuja autoria não é sua isso pode caracterizar plágio. Ah, Jesus amado, eu nem sei porque raios estou gastando tempo para explanar tamanha obviedade, para esclarecer que eu jamais pensei que fosse necessário tornar explícito algo tão óbvio!! Sem mais.