F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Número de Mensagens : 254
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Sex 25 Jul 2014, 02:09

    Norberto,

    Abaixo, trecho de um artigo que comenta sobre  Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corruções de Escritura, de Isaac Newton.

    Lúcio

    A Sentinela de 15/10/1977 escreveu:Isaac Newton em busca de Deus

    A TRADIÇÃO popular diz que a queda duma maçã fez com que Sir Isaac Newton passasse a trilhar o caminho para o descobrimento da lei da gravitação universal. Não importa se esta tradição é verdade ou não, é indubitável que Newton tinha uma notável faculdade de raciocínio. Somos informados sobre a sua famosa obra científica, Principia: “Todo o desenvolvimento da ciência moderna começa com esta grande obra. Ela predominou por mais de 200 anos.”1

    Famosos como eram os descobrimentos científicos de Newton, ele mesmo reconhecia humildemente suas limitações humanas. Era modesto. Pouco antes de sua morte em 1727, ele disse a respeito de si mesmo: “Não sei o que pareço ser para o mundo, mas, para mim mesmo, só pareço ter sido um menino brincando à beira do mar, e divertindo-me de vez em quando com achar uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita do que costuma ser, ao passo que o grande oceano da verdade jazia diante de mim ainda todo por descobrir.”2

    Newton reconhecia que Deus é a Fonte de toda a verdade, e em harmonia com a profunda reverência que tinha por seu Criador, parece ter passado ainda mais tempo em buscar o verdadeiro Deus, do que na pesquisa de verdades científicas. Uma análise de tudo o que Newton escreveu revela que, dentre umas 3.600.000 palavras, apenas 1.000.000 tratavam das ciências, ao passo que umas 1.400.000 eram sobre tópicos religiosos.3

    NEWTON LIDA COM A DOUTRINA DA TRINDADE

    Nos seus escritos, Newton deu muita atenção à doutrina da Trindade. Uma de suas mais notáveis contribuições para a erudição bíblica, naquela época, era a sua obra Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corruções de Escritura, primeiro publicada em 1754, vinte e sete anos após a sua morte. Reexaminava toda a evidência textual disponível, de fontes antigas, sobre duas passagens bíblicas, em 1 João 5:7 e 1 Timóteo 3:16.

    Na Versão Rei Jaime da Bíblia (em inglês; veja Almeida, rev. e corr.), 1 João 5:7 reza:
    “Porque há três que dão testemunho no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um.”
    Recorrendo aos primitivos escritores eclesiásticos, aos manuscritos gregos e latinos e ao testemunho das primeiras versões da Bíblia, Newton provou que as palavras “no céu, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo: e estes três são um”, citados em apoio da doutrina da Trindade, não aparecem nas originais Escrituras Gregas, inspiradas. Ele traçou então o caminho pelo qual o texto espúrio se introduziu nas versões latinas, primeiro como nota marginal, e depois no próprio texto.

    Mostrou que foi incluído pela primeira vez num texto grego em 1515, pelo Cardeal Ximenes, à base dum manuscrito grego posterior, corrigido segundo o latim. Por fim, Newton considerou o senso e o contexto do versículo, chegando à conclusão: “Este é o sentido claro e natural, e o pleno e forte argumento; mas, se inserir o testemunho ‘dos Três no Céu’, então o interrompe e corrompe”.4

    A parte mais curta desta dissertação se referia a 1 Timóteo 3:16, que reza (na Versão Rei Jaime; veja a Versão Figueiredo):
    E, sem contradição, é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado na carne, justificado no Espírito, visto por anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido em cima, em glória.”
    Newton mostrou como, por uma pequena alteração do texto grego, se inseriu a palavra “Deus”, fazendo a frase rezar:

    “Deus foi manifestado na carne.
    Demonstrou que os primitivos escritores eclesiásticos, referindo-se a este versículo, não sabiam nada sobre tal alteração.

    Resumindo as duas passagens, Newton disse: “Se as antigas igrejas, ao debaterem e decidirem os maiores mistérios da religião, não sabiam nada sobre estes dois textos, não entendo por que nós devíamos agora gostar tanto deles, já que os debates acabaram.5 Nos mais de duzentos anos desde que este tratado foi redigido por Isaac Newton, apenas foi necessário fazer algumas poucas correções menores na evidência que ele aduziu. Contudo, foi apenas no século dezenove que apareceram traduções da Bíblia, que corrigiam estas passagens. Ilustramos na página seguinte parte do manuscrito original de Newton, por cortesia da Bodleian Library, Oxford, Inglaterra, apresentando a tradução na legenda.

    Por que não publicou Newton estes achados durante a sua vida? Um relance para o fundo histórico daqueles tempos talvez explique isso. Aqueles que escreviam contra a doutrina da Trindade ainda estavam sujeitos a sofrer perseguição na Inglaterra. Ainda em 1698, o Ato da Supressão de Blasfêmia e Profanação constituía em ofensa negar que uma das pessoas da Trindade era Deus, o que era punível com a perda do cargo, emprego e lucro, na primeira incidência, e na repetição, com o encarceramento. O amigo de Newton, William Whiston (tradutor inglês das obras de Josefo), perdeu por este motivo seu professorado na Universidade de Cambridge, em 1711. Em 1693, por ordem da Câmara dos Lordes, foi queimado um panfleto atacando a Trindade, e no ano seguinte foi processado seu impressor e autor. Em 1697, Thomas Aikenhead, estudante de dezoito anos de idade, acusado de negar a Trindade, foi enforcado em Edimburgo, na Escócia.6, 7, 8

    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 07:38

    Gleison escreveu: Jesus estava retratando sobre sua humilde condição humana que não lhe dava capacidade para ser bom, no aspecto divino.
    E é o aspecto divino que importa.

     Isso é como Você está dando a entender o texto mas não é assim que se percebe ali...
     O Jovem Rico não estava chamando Jesus de Bom na condição Divina pois quando o chamou de Bom o chamou de Mestre  também.......

     
    Quando o jovem disse: "Bom mestre", ele não estava chamando Jesus de bom?
    Pois é, é isso que importa.
    Jesus, em resposta, disse que o único que é bom é Deus.

    Você insiste nisso...

    Mas quando justifica tua resposta parece querer dizer que o Jovem Rico não estava chamando Jesus de Bom na forma que ele disse ser o Pai...
    É isso que questiono...
    Pois se Jesus foi chamado de Bom na forma que ele poderia ser não faria sentido ter negado...
    Não há espaço para o argumento do menos bom ou de que Jesus não é bom....

    Veja até que ponto você esta indo quando diz que jesus não é Bom...
    Pior ainda é dizer que o Bom Pastor não é Bom e ainda dizer que o Bom ali é só na condição divina se não foi assim que o Jovem Rico o chamou...

    Nunca se imagina que alguém com mentalidade Unitarista ( Jovem Rico) chamaria Jesus de Bom  de uma forma que só Deus poderia ser chamado..
    Será que o Jovem Rico Chamaria Jesus de Bom numa bondade que ninguém tem Além de Deus ?
    Só  se ele fosse trinitariano....

    Pois Jesus nega ser chamado de Bom justificando que ninguém é Bom como o jovem Rico o chamou .....
    Volto a dizer : Se a forma como o Jovem Rico chamou Jesus de Bom era numa forma em que ele( Jesus) poderia ser não faria sentido Jesus ter negado dando a justificativa que Deu...

    Não tem como Os Unitaristas dizer que o Jovem Rico estava chamando Jesus de Deus ao Chama-lo de Bom na forma que ninguém poderia ser chamado senão exceto Deus...

    Pense comigo:

    Um Unitarista chamaria Jesus de Bom numa bondade que só Deus poderia ser chamado ?

    O problema  é que para os Unitaristas todos os Judeus eram Unitaristas e por esta razão teriam dificuldade em pensar isso do Jovem Rico ( judeu)...

    Por isso tentam explicar que o Jovem Rico  estava chamando Jesus de Bom de uma forma diferente que Jesus disse ser o Pai o que não faria sentido visto Jesus justifica o ter negado ser chamado de bom dizendo que não poderia ser chamado de Bom por ter só um....
    Assim Jesus passa a expressão que não poderia ser chamado de Bom  da forma que ele  foi por que ninguém o poderia ser ...

    Não podem dizer que Jesus disse que o Pai é bom  diferente da forma que ele foi chamado...
    Do contrário não faria sentido Jesus ter negado o ser chamado de Bom....

    O ponto focal é como o Jovem rico  o chamou de Bom e não como os Unitarista pensam que Deus é Bom...

    Ele negou no ponto focal e não na forma Unitarista de entender ...
    O Jovem rico não quis  chama-lo de Bom na forma que Deus é para que ele pudesse negar da forma que os Unitarista pensam Pois o Jovem Rico era Judeu e com isso Unitarista ( Segundo os Unitaristas)

    Assim continuo pensando que Jesus foi apenas humilde em negar ser chamado de Bom e isso é legal e podemos pensar assim também quando alguém nos chama de Bom...

    Fique com Deus amados..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 07:58

    Diephe escreveu:Pergunta: se a carne de Adão não sabia o que era o mal, como a carne iria querer algo que ainda não conhecia?
    Não faz o menor sentido o que você falou.

    Paulo sugere que apenas a lei é capaz de fazer diferença entre o bom e o mau; e nesta condição, sob a lei, a carne deseja aquilo que a mente não quer.
    Rm 7:7 e 20

    É impressionante esta parte do teu comentário....

    Eu confesso que estou encantando com tudo isso...

    Reforçando a ideia que a carne Deseja coisas diferentes do que a Lei de Deus orienta vou citar um texto com tua permissão:

    Romanos 8.7   Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.

    Por que os da carne seria Inimigos de Deus ?

    Porque o Pendor da carne  não nos levaria a se sujeita a Lei de Deus...

    Por isso Os inimigos de Deus são os maus e não os Bons...
    Perfeito teu raciocínio quando disse que é a Lei que Diferencia o Bom do mau e não a carne em si...
    Pois  Bom para  a carne é Mau para a Lei e o que é mau para carne é Bom para a Lei...

    Deus te abençoe querido Diephe..

    Desculpem eu  ter saído um pouco do tema mas parece que não é só eu que está fazendo isso... Smile
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sex 25 Jul 2014, 08:54

    Gilcimar..

    Será que o Jovem Rico Chamaria Jesus de Bom numa bondade que ninguém tem Além de Deus ?
    Só  se ele fosse trinitariano....

    Assim continuo pensando que Jesus foi apenas humilde em negar ser chamado de Bom e isso é legal e podemos pensar assim também quando alguém nos chama de Bom...



    Vamos ilustrar a cena:

    Um trinitarista reconhecendo que Jesus é o próprio Deus, põe-se de joelho perante a ele, e pergunta:

    "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "

    Jesus, num ato de humildade, e não querendo ser reconhecido como o bom Deus, responde:

    "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
    Mc 10:17-18




    Agora, um outro episódio:


    Jesus acaba de curar um cego:

    Disse Jesus: "Você já o tem visto. É aquele que está falando com você".

    O cego trinitarista, sem pensar duas vezes:

    "Senhor, eu creio". E o adorou.

    Claro, agora virá, como de praxe, o ato humilde de Jesus:

    Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".
    João 9:37-38


    Ué, cadê?



    Jesus é humilde e rejeita ser chamado de bom igual a Deus, mas ser adorado como se adora o próprio Deus ele aceita de boa?

    Ser adorado como Deus ele aceita, mas ser chamado de bom igual a Deus é demais pra ele, e ele "humildemente", rejeita? É isso?

    Adorá-lo igual se adora a Deus pode. Chamá-lo de bom igual chamamos Deus de bom não pode.

    As vezes humilde, as vezes não...



    Graça e paz.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 25 Jul 2014, 09:19

    Paz a todos!

    Gilcimar escreveu:Sei que tudo que postei aqui vai ser tratado como pretextos, malabarismos, Inferências  contrárias a Bíblia , Arranjos ou outros nomes e tipos que desejam chamar.....

    Pois parece que não vale as inferências e quando dizem que valem ,dizem ser as nossas contrárias a Bíblia e  nem o que é Implícito parece valer quando diz que não há o explícito......
    O aprofundamento dos textos e as relações de tudo que pode ser feito legalmente  são dispensadas...

    E não tem como ser diferente!!!


    Temos visto vez após vez a tentativa de anulação do que expressamente está dito, qual seja, que Deus é UM e este é o Pai. Com qual objetivo? Fazer uso de inferências como prova da deidade de Jesus. Esse tipo de artifício deveria ser impensável no meio cristão. Mas é essa a forma como se fornece “fôlego” ao dogma trinitário. Doutra sorte ele morre.
     
    Esse paradigma trinitário transforma Yahweh em Satanás, Davi em Jesus, João Batista em Elias, Jesus em Salomão, o Pai e o Filho em Nabucodonosor e os três em Artaxerxes, e vice-versa; e etc.
     
    Ler esse tipo de coisa, nós lemos, mas que esse tipo de argumento tem alguma força.....(???). Talvez sirva para um trinitário menos criterioso, achando que isso é um bom critério de identificação.
     
    A grande mácula dessa ideia é o que está por trás. Busca-se negar o que explicitamente está dito para buscar as beiradas da inferência.  Eu considero isso um crime contra a Bíblia. Mas, as pessoas são livre e por isso Maria é a mãe de todos os católicos: "A mulher vestida de Sol"! Uma bela inferência.
     
    Paz
    Valdomiro
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 25 Jul 2014, 09:30

    Clayton, Paz!

    O Jesus BIPOLAR é necessário ao dogmatismo trinitário. 

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 09:31

    Clayton...

    Tu faz uma relação em que não faz sentido pois não é isso que questiono.......
    A questão é em que sentido o Jovem Rico  chamou Jesus de Bom ...
    Com certeza não foi no sentido que só Deus era pois do contrário ele estaria chamando Jesus De Deus e ele era Unitarista e Jesus por ser Unitarista responderia : "Não sou Bom desta forma"
    Mas isso não é possível ser levantado pelos Unitaristas....

    Logo a resposta Unitarista que Jesus diz que Deus é Bom num outro sentido  fora da forma que o Jovem Rico o chamou  é que eu  questiono independente se Jesus é Deus ou não...

    Por isso não podem descartar a possibilidade da humildade  como razão da negação de Cristo...

    Pois não cabe aqui o argumento de vocês de que ele disse que o Pai é Bom de uma forma que ele não seria se ele esta negando da forma que o Jovem Rico o chamou...

    Ou O jovem Rico chamou Jesus de Bom de uma forma Trinitariana( no mesmo nível do Pai)  ou Jesus está sendo humilde em  negar ser chamado  de Bom...

    Do contrário não adiantaria tentar explicar de outra forma e nem mudar o foco da discussão ou da relação das ideias discutidas aqui...

    De que forma o Jovem Rico chamou Jesus de Bom..?

    Um Unitarista chamaria Jesus de Bom No sentido de bondade que só Deus é ?

    Pois Jesus negou a forma que foi chamado de bom...
    Será que vocês vão negar isso sem responder preferindo chamar a Trindade de Dogma e Bipolar sem na verdade discutir só as ideias em si ?

    Pois eu poderia chamar o Unitarismo disso e aquilo e de outra coisa como se isso fosse ajudar a convencer alguém...

    São meras opiniões apenas....

    Por que não parem de duvidar de nossa integridade e sinceridade em perguntar ? :

    1-De que forma o Jovem Rico chamou Jesus de Bom..?

    2-Um Unitarista chamaria Jesus de Bom No sentido de bondade que só Deus é ?

    Que os outros tirem suas conclusões também...

    Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 25 Jul 2014, 09:37

    Beto, Paz!

    Parece que tua postagem de número 1003 dirigida ao Gilcimar vai ficar para trás. Justamente aquele que aborda os sentidos em que a palavra "BOM" é empregada naquele contexto. Ele está repetindo, novamente, argumentos.

    Vamos aguardar!

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 09:45

    Valdomiro....

    Minha postagem anterior faz perguntas chaves que podem definir em que sentido de Bom Jesus foi chamado pelo Jovem rico....

    Temos que ficar com o sentido de Bom que justifica a negação de Cristo não na forma como pensamos..

    Jesus negou o Bom no sentido chamado e não num outro sentido....

    Por isso fiz perguntas chaves ...

    Pois vocês seriam incoerentes em dizer que o Jovem rico chamou Jesus de Bom no sentido que só Deus é pois ele seria Unitarista ( Por ser judeu  segundo vocês ) e um Unitarista jamais chamaria de Bom na Bondade que só Deus é se esta pessoa não fosse o próprio Deus....

    É isso que questiono ( O argumento oferecido por vocês no contexto ali não é consistente suficiente para esclarecer isso )



    Será que podem perceber isso  ?

    Eu estou no aguardo..!

    Deus vos Abençoe..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 25 Jul 2014, 09:47

    Gilcimar, Paz!

    Interaja com a postagem do Norberto, e depois conversamos. ok?

    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Sex 25 Jul 2014, 10:01

    Salmos 24:7-10

    Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
    Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
    Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
    Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. ( Selá. )


    Interessante este salmo...
    ele pergunta: QUEM É ESSE REI DA GLÓRIA ??? Ou seja, ele está te indagando?
    e te pondo a refletir...
    Ele o incita a  R E F L E X Ã O...
    e o faz averiguar... lhe excita a investigar... não simplesmente ficar c/ a mente embotada ou prisioneira em si....
    E pergunta: Quem é esse Rei da Glória ?????


    A passagem acima das Escrituras Sagradas... (aquelas Escrituras, que os discípulos receberam ordens e instruções (de Cristo) para a examinarem, pois disse: "são elas que testificam de mim". (Jo. 5:39)
    Ora, só havia o Velho Testamento a examinar; e era ele que deveria ser, não somente examinado, mas esquadrinhado e também entendido... pois, do Senhor, a nós testificava.
    E tanto Isaías 8:12-14 nos falam do Senhor dos Exércitos...
    o QUAL deve ser por nós temido...
    e nos é Santuário, mas também é Rocha de escândalo e Pedra de tropeço, as duas casas de Israel, e armadilha e laço aos habitantes de Jerusalém...
    Quem será que foi Pedra de tropeço e Rocha de escândalo as 2 casas de Israel ?
    E armadilha e laço aos moradores de Jerusalém ???  ( nenhum profeta é bem recebido na sua pátria - dizia o Mestre )
    Os apóstolos bem acompanharam o Senhor na sua jornada... e muito viram e até sentiram o quanto Cristo é essa Pedra de tropeço, Rocha de escândalo...  armadilha e laço a Jerusalém...
    Até hoje o é!!!!!
    Veja o Israel hoje...
    Ora, está claro, a Quem o verso faz referência...
    Mas... voltando as Escrituras::::::

    Agora é encontrado no Salmo 24 - o Rei da Glória, o mesmo Senhor dos exércitos...
    Interessante: Jesus não diz que as Escrituras testificavam do Pai!
    As Escrituras Sagradas testificam de mim (disse Ele)...

    E então vem São Paulo (que muito conhecia e examinava as Escrituras)... aliás, todas as suas epístolas eram fundamentadas e abundantemente regadas pelo contexto veterotestamentário, possuindo até passagens e versos justapostos p/ transmitir retamente o ensino e aclaramento do evangelho de Cristo; diz ele:

    "Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
    A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória."
    (I Cor. 2:7-8 )

    Disse Jesus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam."

    E eu a examino... examino...
    jamais dou, dei (e darei) ouvidos a homens... sejam eles quem for... não ouço os seus sussurros...
    mas... a ela (Escrituras) examino... e, fielmente ela, a cada dia, DELE testifica ...
    e o Senhor é, dia-a-dia por ela engrandecido, e a Estrela da Alva vai-se intensificando!  (II Ped. 1:19)

    Como bem disse o Salvador:
    "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."  João 8.12

    como bem disse o Salvador:
    "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." João 12.46
    [/color]
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 10:03

    Obrigado Valdomiro por me fazer Notar a postagem do Noberto pois eu sinceramente não tinha visto antes....

    Noberto escreveu:A minha dúvida era: como o Gilcimar defende que o Bom (não sei porquê você grafa com bê maiúsculo) pode ser o "bom" de Deus e ao mesmo tempo afirmar que Jesus não aceitou, sendo ele próprio Deus Filho, conforme a Trindade.

    A clareza venho agora. Você defende que o Bom, com "B" maiúsculo (bom de Deus) foi rejeitado por Jesus, mesmo que foi dirigido a ele, pois ele não era Deus naquele momento, pois se comportava com humilde.


    Não é desta forma que Argumento...

    Mas se tu ler minhas Ultimas postagens vai perceber que Argumento que Jesus negou ser chamado de Bom da forma que foi chamado independente se ele é ou não Deus...

    Eu nem pensei neste detalhe de B Maiscula ou não e nem  que diretamente a  Trindade está relacionada com Isso...

    Mas meu questionamento seria  : Como Um Unitarista ( Jovem Rico) vai chamar alguém que não é Deus de bom  na bondade que só Deus tem ?

    Pois Foi a forma como foi chamado de  bom que ele negou e não numa outra que não foi chamado....

    Não é possível que vocês não perceberam isso..!

    Osb: Tenho l lido poucas postagens devido o escasso tempo e Por esta razão esta postagem passou batido sem que eu notasse...( 1003)

    Me desculpe ....
    Mas eu tenho sim sido seletivo ao escolher o que responder não por pensar ser difícil responder ou encontrar algo irrefutável mas por ter pouco tempo e por pensar que certas postagens não faria sentido nem ser respondidas levando em vista o que fazem conosco em alguns momentos ( fora do campo das ideias)
    Mas a postagem 1003 eu não tinha observado e quando percebi eu vi que valia apena responder ...

    Interprete como queira minha postura seletiva....

    Abraços Noberto..!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Sex 25 Jul 2014, 10:17

    Gilcimar diz na mensagem 1018 do presente tópico:
    Jefté....!

    Sei que tudo que postei aqui vai ser tratado como pretextos, malabarismos, Inferências  contrárias a Bíblia , Arranjos ou outros nomes e tipos que desejam chamar.....

    Pois parece que não vale as inferências e quando dizem que valem ,dizem ser as nossas contrárias a Bíblia e  nem o que é Implícito parece valer quando diz que não há o explícito......
    O aprofundamento dos textos e as relações de tudo que pode ser feito legalmente  são dispensadas...

    Mas eu vejo as coisas aqui muita clara e explicita ....

    Pelo menos  quem é a Pedra Angular que se torna de tropeço e rocha de ofensa segundo a descrença de Alguns  e para estes, é inegável .....

    Fica aí minha sincera e honesta convicção sobre o que você postou com muita propriedade...

    Deus te abençoe amigo jefté  e sempre e a todos aos leitores e amigos unitaristas..!

    Abraços..!
    A M É M !!!!!!!! Gilcimar !
    É isso mesmo irmão!
    Muitos examinam as Escrituras, mas não racionam na mesma...
    temem se entregar ao seu raciocínio...
    não querem aprender dela, mas a refutam.
    Não querem p/ ela se instruir ... mas param no tempo e não se permitem beber e se inteirarem da sua riqueza e profundidade...
    disse Jesus: Eu sou o PÃO DA VIDA... ÁGUA DA VIDA...
    E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (Jo. 6:35)

    a água que Eu lhe der, se fará nele fonte a jorrar para a vida eterna...

    Paz!


    Última edição por Jefté em Sex 25 Jul 2014, 10:25, editado 2 vez(es)
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 25 Jul 2014, 10:20

    Gilcimar, Paz!

    Mas meu questionamento seria  : Como Um Unitarista ( Jovem Rico) vai chamar alguém que não é Deus de bom  na bondade que só Deus tem ?

    Você ao ler considerou o que o Norberto pôs na postagem?

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 10:22

    Vou deixar aqui bem claro uma coisa:

    Não estamos tentando anular o UM dito nas escrituras mas estamos discordando a forma Unitarista de entender o Um pois dentro dos dois conceitos  cabe o UM....

    O que muda é quantas pessoas estão envolvidas neste UM...

    Com respeito ao assunto do Bom a questão Maior é em que sentido o Jovem Rico chamou Jesus de Bom....

    As pergunta seriam :

    Jesus negou O titulo de Bom como foi chamado ou de como não foi ?
    Por que questionou  ser Chamado de Bom se o Bom que ele não é fosse diferente da forma como ele foi chamado ?

    Se o Jovem Rico  chamou  Jesus de Bom em  uma forma que ninguém poderia ser chamado , ele estaria tendo comportamento Trinitariano ou no Minimo de alguém que acredita que os Dois são Iguais ...

    Mas se prega entre os Unitaristas que os judeus eram todos Unitaristas e que naquela época nem se cogitava a forma trinitariana de hoje....

    Por isso  saber em que sentido O jovem rico chamou Jesus de bom é importante para entendermos a negação de Cristo pois ele negou no mesmo sentido em que foi chamado....

    Abraço a todos..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 25 Jul 2014, 10:28




    Valdomiro escreveu:Você ao ler considerou o que o Norberto pôs na postagem?

    Se ele considerou na forma que pensou que eu tinha argumentado logo desconsiderei tudo....

    Pois faço questões desde inicio na forma e em que sentido o Jovem Rico chamou Jesus de Bom...

    De qualquer forma eu posso reler com mais tempo e ver se eu deixei algo passar batido...

    Não descarto uma releitura...

    Mas a forma que ele pensou que eu argumentei não é a correta que eu estou questionando...

    Vou tentando a cada postagem ser mais claro possível...

    Obrigado por me mostrar a postagem e se preocupar com isso..

    Fique com Deus..!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Sex 25 Jul 2014, 10:43

    João 1

    vem dizendo mais ou menos assim (verso 4)

    "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens."

    Ora, não diz: No Pai estava a vida, e a vida era a luz dos homens...
    mas: "Nele" estava a vida (ou seja, em Cristo...) ... e a vida era a luz dos homens...

    E a luz resplandece nas trevas... e as trevas não a compreenderam...

    Interessante: ainda que as trevas não compreendessem a LUZ.
    Todavia a LUZ não lhes mata por este insulto ou vitupério...
    porque ela, deveras é ÚNICO SALVADOR dos homens... de todos os pecadores...
    de forma que ela, a LUZ, diz:
    Eu não vim julgar o mundo; eu vim salvar...
    ALELUIA por tão grande amor...

    e ainda tem gente que diz:
    Jesus não é bom !!!

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 29 Mar 2024, 04:17