F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+12
Tzaruch
Janete
Edison
Samuel
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Marcelo Almoedo
Gleison Elias
Dannilo Stelio
Norberto
Gilcimar
16 participantes

    O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?


    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 652
    Data de inscrição : 20/01/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 22 Nov 2014, 13:37

    Olá, Edison

    Não se esqueça que Paulo fala de como orar de modo consciente e inconsciente. Também o hino que diz, “canta minh’alma, canta a Ti, Senhor. . .” não significa que há um ‘fantasminha camarada’ dentro do indivíduo que canta sozinho, e sim que TODO O SER irá louvar integralmente ao Senhor.

    As palavras “alma” e “espírito” têm diferentes sentidos--’pessoa’, ‘vida’, ‘sopro’, ‘vento’, ‘respiração’, ‘consciência’, ‘disposição’, etc. Contudo, JAMAIS você vai encontrar na Bíblia qualquer uso da frase “alma imortal”, percebeu? Nem “alma”, nem “espírito” são jamais modificados pelos adjetivos “eterno”, “perpétuo”, “imorredouro”.

    Agora, seu quadro 90 traz vários parágrafos iniciais, ocupando a primeira metade do mesmo, com uma explicação do que seria a “alma”. Mas o que chama a atenção nesse seu texto é a quantidade de textos bíblicos de respaldo ao que apresenta--exatamente 0 [ZERO]!

    Quanto a 1 Tes. 5:23, veja que interessante: Paulo fala do homem como um ser integral--corpo, alma, espírito. Mas estes três elementos devem ser manter íntegros PARA A VINDA DO SENHOR.

    Então, mais uma vez vemos que a ênfase paulina está “naquele dia” (2 Tim. 4:6-8'), quando Cristo retornar. É sua ênfase constante, pois a vitória sobre a morte se dá com a ressurreição dos mortos (1 Cor. 15:54, 55). Os crentes na imortalidade da alma contradizem de frente a Paulo nesse aspecto, pois a vitória sobre a morte termina sendo. . . a própria morte! Pois se com a morte do corpo, a vida e consciência não são afetadas, então MORTE NÃO É MORTE, e sim uma transferência de estágios do ser vivente--sai do corpo para ficar “despido”, sem o corpo. Aliás, o que Paulo disse que NÃO DESEJAVA para si em 1 Cor. 5:6-8.

    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Gilcimar Dom 23 Nov 2014, 22:24

    Amado Edilson....


    Duas afirmações tuas estão aparentemente se anulando.......


    Vou citar as duas aqui:

    Eu diria que o homem é um ser com alma, espírito e corpo.

    O "eu" do homem está na alma.


    A primeira afirmação foi uma resposta a pergunta:

    "O homem é uma alma em um corpo ou é um corpo com alma?"

    Se o homem é um ser "COM" alma, espírito e corpo logo ele não é nem um dos três mas tem os três e logo o que ele realmente é?

    Obs: A bíblia não diz que o homem foi formado com a soma do corpo+alma+espirito mas fala só do pó tendo o fôlego apenas lhe dado vida ao lhe ser soprado o tornando num ser vivo...

    Ou ele é o conjunto dos três( Um todo indivisível) ou ele é uma coisa Com os três...

    A segunda afirmação responde a pergunta:

    Onde está o "EU" chamado "homem" e o quê este "EU" é?


    Se o "Eu" está na alma logo o conceito de homem está ligado a alma sendo a alma um homem quebrando a ideia de que o homem tem uma alma pois o SER do Homem é o seu EU logo o homem não teria uma alma mas de qualquer forma seria uma alma....

    Será que o homem continua tendo uma alma depois da morte do corpo ou ele é uma alma sem corpo?

    Não dar para racionalizar a ideia da divisão do Homem na morte o mantendo homem vivo sem aquilo que as escrituras deu como condição para ser considerado um ser vivo( ter um corpo vivo)..


    Abraços amigo!!!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Edison Ter 25 Nov 2014, 16:17

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:Olá, Edison

    Não se esqueça que Paulo fala de como orar de modo consciente e inconsciente.

    Então existe uma "parte inconsciente" que ora e você nem fica sabendo do que se trata? Quer dizer que o inconsciente ora bem, ou seja, tem uma inteligência irracional que desenvolve uma oração à Deus, com base em ensinamentos das escrituras (porque ora bem contrapondo a Tia 4:3), e o nosso consciente, o nosso racional, fica sem fruto algum???



    Também o hino que diz, “canta minh’alma, canta a Ti, Senhor. . .” não significa que há um ‘fantasminha camarada’ dentro do indivíduo que canta sozinho, e sim que TODO O SER irá louvar integralmente ao Senhor.

    Esse canta minh'alma além de significar o ser inteiro, significa também um lugar do mais profundo do ser que é a nossa alma. Eu reconheço que a palavra "alma" pode significar também pessoas, seres humanos, vidas, etc. etc.
    Porem Jó chegou a dizer assim: "A minha alma tem tédio da minha vida;" (Jó 10:1).

    Jesus disse:
    "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11:28-29).

    Após esta promessa de descanso, todos os discípulos viveram uma vida de opressão, perseguição, prisões, açoites, apedrejamentos, mortes, etc.
    Então cadê o descanso para eles, se a palavra alma significa exclusivamente a vida, o ser, a pessoa???

    Então aqui a palavra "alma" tem um sentido mais profundo, ou mais alto. O Sábado para a alma que Ele prometeu aqui, é um Sábado espiritual para a nossa parte espiritual, a nossa alma.

    O descanso aqui é imediato para a alma nascida de novo. O real novo nascimento é espiritual, é na alma. E, esse novo nascimento espiritual, que é a troca de natureza da alma, vem de dentro para fora influenciando no espírito e consequentemente no corpo.
    Essa alma nascida de novo vive descansada apesar de todas as adversidades e tribulações da vida.

    Como é que Paulo e Silas podiam cantar "canta minh'alma, canta ao Senhor. Rende-Lhe sempre ardente louvor.....Canta minh'alma canta ao Senhor...." depois de serem rasgados, depois de serem violentamente açoitados, por certo com muitas dores pelo corpo físico???

    Aquilo era uma manifestação da alma. Aquilo era produzido pelo descanso, o Sábado onde estavam suas almas. Seus espíritos estavam deprimidos pelo stress. Seus corpos doendo por causa dos ferimentos. Mas a alma cantava.


    As palavras “alma” e “espírito” têm diferentes sentidos--’pessoa’, ‘vida’, ‘sopro’, ‘vento’, ‘respiração’, ‘consciência’, ‘disposição’, etc. Contudo, JAMAIS você vai encontrar na Bíblia qualquer uso da frase “alma imortal”, percebeu?

    Já respondi isso. A alma é imortal em Cristo. Só Ele tem a imortalidade está escrito (I Tim. 6:16). Quando o crente é batizado em UM Espírito, em Cristo ele passa a ser imortal (I Cor. 12:13) porque fomos revestidos de Cristo (Gal. 3:27), fomos revestidos da imortalidade.
    Isso não significa revestidos virtualmente, teoricamente, potencialmente, supostamente. É revestido de fato. Revestido o quê? A alma.

    Nem “alma”, nem “espírito” são jamais modificados pelos adjetivos “eterno”, “perpétuo”, “imorredouro”.

    Os fatos mostram que até a segunda morte as almas não morrem.
    E digo mais; Por exemplo, você é adventista e crê numa fé adventista. Após sua morte você continuará adventista, crendo nas mesmas coisas que crê aqui nesta dimensão. A morte apenas nos muda de lugar. A morte não muda a natureza da nossa alma e nem a nossa consciência.
    Note que aqueles crentes, por certo muito deles pentecostais, em Mat. 7, não mudaram depois da morte física.
    "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (Mateus 7:22).

    Eles ressuscitaram convictos da mesma fé e práticas religiosas em que morreram.

    Pergunto: Onde estavam essas consciências e essas lembranças de tudo que fizeram em Nome de Jesus enquanto vivos nesta dimensão???

    Agora podemos ir a Apoc. 6:9. Aqueles judeus tinham consciência do que tinham feito com eles e como morreram crendo na Lei, eles reivindicavam o direito de vingança que a Lei lhes dava por direito.

    Eu sei que você irá dizer que aquilo foi apenas um êxtase, um tipo de delírio, uma imaginação do subconsciente do João.
    OK. É a sua fé.


    Agora, seu quadro 90 traz vários parágrafos iniciais, ocupando a primeira metade do mesmo, com uma explicação do que seria a “alma”. Mas o que chama a atenção nesse seu texto é a quantidade de textos bíblicos de respaldo ao que apresenta--exatamente 0 [ZERO]!

    Quanto a 1 Tes. 5:23, veja que interessante: Paulo fala do homem como um ser integral--corpo, alma, espírito. Mas estes três elementos devem ser manter íntegros PARA A VINDA DO SENHOR.

    Mas eles são íntegros. O único momento que eles não são íntegros, unidos, como no Templo, é quando o corpo morre.
    A morte física desliga o homem da nossa dimensão. O físico volta para sua origem assim como o espírito volta para a sua origem.
    O corpo sem o espírito, sem a parte espiritual, nada é (Tg 2:26).

    Então, mais uma vez vemos que a ênfase paulina está “naquele dia” (2 Tim. 4:6-8'), quando Cristo retornar. É sua ênfase constante, pois a vitória sobre a morte se dá com a ressurreição dos mortos (1 Cor. 15:54, 55). Os crentes na imortalidade da alma contradizem de frente a Paulo nesse aspecto, pois a vitória sobre a morte termina sendo. . . a própria morte! Pois se com a morte do corpo, a vida e consciência não são afetadas, então MORTE NÃO É MORTE, e sim uma transferência de estágios do ser vivente--sai do corpo para ficar “despido”, sem o corpo. Aliás, o que Paulo disse que NÃO DESEJAVA para si em 1 Cor. 5:6-8.

    Ninguém que se despir, morrer, desencarnar. Isso é um instinto natural porque o corpo físico é parte integrante do nosso ser.

    Agora, o Paulo está falando aos corintios sobre o revestimento do corpo físico. Por que? Porque o corpo físico não é ressuscitado por ocasião do novo nascimento da alma. O novo nascimento é algo espiritual.
    "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos" (Colossenses 2:12).
    Veja que há uma ressurreição que já existiu para o crente salvo em Cristo.
    Essa ressurreição não é uma suposta ressurreição potencial. Essa é uma ressurreição real que o Nicodemos não entendeu.
    Nossa alma já está revestida pela Vida Eterna incorruptível.
    Jesus disse que "quem ouve a Sua Palavra e crê Naquele que O enviou, TEM A VIDA ETERNA e não entrará em condenação, mas passou da morte para a Vida" (Jo 5:24, 6:47, 3:36, etc. etc. etc).
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 25 Nov 2014, 22:30

    Olá, Edison. Parece-me que você tem ideias diversas do que a maioria dos crentes dualistas (crentes na imortalidade da alma segundo a visão tradicional) entende.

    Apenas tecerei rapidamente alguns comentários.

    Não me parece que em Mat. 7:21-23 Jesus está falando dos que DEPOIS DE MORTOS dirão aquelas coisas. Eles o fazem quando o Senhor vier. Não vejo nenhuma evidência de que as expressões deles se referem a corpos ressuscitados, e sim quando o Senhor os confrontar “naquele dia”. É o dia da volta de Cristo. Antes de serem consumados pelos fogos do advento (como em Apocalipse 19 é descrito) aqueles mesmos que pedirão às rochas “caí sobre nós” é que dirão essas coisas.

    A expressão “minh'alma” é do hebraico (e aramaico) e refere-se à uma forma reflexiva, referir-se a si mesmo. Por exemplo, em Lucas 12:13-21 temos a parábola do rico insensato que diz à sua alma--alma, vamos expandir os celeiros, vamos regozijar-nos com a abundância recolhida. Daí lhe é dito: “Louco, esta noite de pedirão a tua alma”. Mas tradutores vários simplesmente entenderam que o homem dizia DE SI PARA SI, e “te pedirão a tua vida”.

    Por isso em Mat. 22:37 Jesus usa, ‘coração’, ‘alma’, ‘mente’, ‘entendimento’, segundo diferentes versões, que são termos PARALELOS para referir-se ao ser completo, à dedicação integral da pessoa nesse amor a Deus.

    Interessante que no Dicionário de Grego do reputadissimo A. H. Strong ele--que é crente na imortalidade da alma--define que “alma” no caso de Mat. 22:37 NÃO É A “ALMA IMORTAL”, e sim os aspecto de consciência mental, preferindo pneuma como tendo que ver com essa “alma imortal”. Mas pneuma é sopro, fôlego, ou espíritos sobre-humanos, como ele mesmo define, apenas alegando superficialmente que seria a “alma imortal”.

    Eis como ele apresenta o sentido de pneuma, em contraste:

    πνεῦμα

    pneuma
    pnyoo'-mah

    From G4154; a current of air, that is, breath (blast) or a breeze; by analogy or figuratively a spirit, that is, (human) the rational soul, (by implication) vital principle, mental disposition, etc., or (superhuman) an angel, daemon, or (divine) God, Christ’s spirit, the Holy spirit: - ghost, life, spirit (-ual, -ually), mind. Compare G5590.

    Tradução
    :

    . . . uma correnteza de ar, ou seja, respiração (sopro) ou uma brisa; por analogia ou figurativamente um espírito, ou seja, (humano) a alma racional, (por implicação), princípio vital, disposição mental, etc., ou (sobre-humano) um anjo, demônio, ou (divino) Deus, o Espírito de Cristo, a Santo Espírito: - fantasma, espirit (ual, ualmente), mente.

    Ele quer identificar a “alma imortal” com o fôlego de vida, o que não tem fundamento partindo-se da descrição bíblica da criação do homem, que antes de se tornar “alma vivente” era SOMENTE um boneco sem vida alguma (Gên. 2:7). O fôlego de vida é que o tornou essa “alma vivente”, que na morte se desfaz, pois o espírito-ruach é removido por Deus, tanto o de homens quanto o de animais (ver Ecl. 3:19-21 cf. Sal. 104:25-29).

    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Edison Ter 25 Nov 2014, 23:43

    Gilcimar,

    Gilcimar escreveu:Amado Edilson....


    Duas afirmações tuas estão aparentemente se anulando.......


    Vou citar as duas aqui:

    Eu diria que o homem é um ser com alma, espírito e corpo.

    O "eu" do homem está na alma.


    A primeira afirmação foi uma resposta a pergunta:

    "O homem é uma alma em um corpo ou é um corpo com alma?"

    Se o homem é um ser "COM" alma, espírito e corpo  logo ele não é nem  um dos três mas tem os três e logo  o que ele realmente é?

     Obs: A bíblia não diz que o homem foi formado com a soma do corpo+alma+espirito mas fala só do pó tendo o fôlego apenas lhe dado vida ao  lhe ser soprado  o tornando num ser vivo...

    Ou ele é o conjunto dos três( Um todo indivisível) ou ele é uma coisa Com os três...

    A Bíblia não diz que o homem foi formado com a soma do corpo,espírito e alma, da mesma forma como a Bíblia não diz que Deus é um triunvirato de pessoas distintas que formam um Deus. No entanto, assim creem.

    Mas veja, tem uma fé (lembre-se sempre que fé é revelação - Heb. 11:1) que leva as pessoas a crerem. Ninguém crê sem fé. Ninguém crê que a virgem Maria é uma mediadora se não for por fé. Ninguém diz que o dom de línguas é a evidência do batismo Espírito Santo se não for por fé.
    Agora, a Verdade está na qualidade da fé. E, a fé genuína é autenticada pela Palavra de Deus quer por uma exposição explícita ou implícita.

    A mesma Bíblica nos dá textos que podem nos fazer crer que o homem é tão somente um saco de carne e ossos, como nos dá textos que nos faz crer que o homem é dotado de alma, espírito e corpo. E, depende da fé que abraçarmos a linha de crença que seguiremos.

    Existe alguma Escritura afirmando que Moisés foi ressuscitado lá atrás antes da ressurreição daquele que é o primogênito dentre os mortos, Jesus? (Col. 1:18 / Apoc. 1:5)
    Mas uma fé leva pessoas a crerem nisso apesar de essa revelação (fé) ser contrária a Escritura. Não houve ressurreição antes de Jesus, antes do Calvário. Houveram ressurreições momentâneas, mas aqueles ressurretos tempos depois voltaram a morrer a guardando a ressurreição do primogênito da ressurreição. O Lázaro ressuscitou, mas voltou a morrer e seu corpo que já foi uma vez para a sepultura, para lá voltou e aguarda a 1a ressurreição.
    Eu creio que o homem foi criado em Gen. 1:27 à semelhança de Deus. Ora, Jesus disse que Deus é Espírito. Então o homem criado no sexto dia era um homem-espírito, uma alma, semelhante a Deus, cuja imagem era Cristo, a teofania de Deus.
    Quanto falamos Cristo na criação, ainda não estamos falando de Jesus. OK? Cristo é Deus. Cristo é a alma de Deus. Cristo na criação era uma Teofania. Cristo foi a primeira manifestação visível do Deus invisível (Col. 1:15-16).



    A segunda afirmação responde a pergunta:

    Onde está o "EU" chamado "homem" e o quê este "EU" é?


    Se o "Eu" está na alma logo o conceito de homem está ligado a alma sendo a alma um homem quebrando a ideia de que o homem tem uma alma pois o SER do Homem é o seu EU  logo o homem não teria uma alma mas de qualquer forma seria uma alma....

    É assim que vejo na Bíblia. Em Gen. 1:27 Deus CRIOU o homem, um homem-alma, um homem espiritual a semelhança Dele.
    Em Gen. 2:7, depois do sétimo dia, Deus FORMOU o homem-alma e ele TORNOU-SE alma vivente. O homem veio à existência terrena a partir de Gen. 2:7. NO entanto ela já tinha sido criado lá no sexto dia.

    Note que depois do sétimo dia, lá em Gen. 2:5, haviam muitas plantas e ervas, que apesar de terem sido criadas lá no 3o dia, ainda não tinham brotadas. Elas dependiam da lavragem da terra, elas dependiam de chuvas, para virem à existência. Contudo já estavam criadas.

    Da mesma forma foi o homem. Ele precisava de um corpo físico para vir à existência, para ser visível, para se comunicar com a criação. Contudo já estavam criados.


    Será que o homem continua tendo uma alma depois da morte do corpo ou ele é uma  alma sem corpo?

    Não dar para racionalizar a ideia da divisão do Homem na morte o mantendo homem vivo sem aquilo que as escrituras deu como condição para ser considerado um ser vivo( ter um corpo vivo)..

    O homem que morreu depois de Mat. 27:53, está vivo exatamente como estava vivo o homem antes de Gen. 2:7. Mas estão incompletos porque no plano eterno de Deus ele criou o homem dotado de alma, espírito e corpo.
    Estão vivos, salvos e perdidos. Cada um deles em lugares distintos e específicos. Jesus relatou isso na parábola do rico e do Lázaro.
    A parábola do rico e do Lázaro é tão verdade quanto a todas as outras parábolas. Jesus nunca usou fantasias ou imaginações mentirosas, para ensinar-nos.

    Contudo amado Gilcimar, crer ou não crer na vida após a morte física, não alterará nosso destino eterno. A única diferença é que, para quem crê que viramos nada após a morte, ao chegar do outro lado verá que a vida continua. O salvo continua salvo vivendo numa atmosfera celestial e o pecador continuará pecador vivendo numa atmosfera infernal.
    A morte física só nos muda de lugar. A morte é uma porta que nos dá acesso para o outro lado.

    Um velho hino começava assim: "Há uma terra além do rio, que chamamos doce e terna..........."
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Tzaruch Qua 26 Nov 2014, 00:51

    .


    Olá irmão Azenilto.


    Azenilto escreveu-
      Ele quer identificar a “alma imortal” com o fôlego de vida, o que não tem fundamento partindo-se
    da descrição bíblica da criação do homem
    , que antes de se tornar “alma vivente” era SOMENTE
    um boneco sem vida alguma (Gên. 2:7).

    O fôlego de vida é que o tornou essa “alma vivente”, que na morte se desfaz, pois o espírito-ruach é removido por Deus, tanto o de homens quanto o de animais
    (ver Ecl. 3:19-21 cf. Sal. 104:25-29).
     
    .
    Isso são tudo "teorias" acerca do homem,,, agora vamos ver se você consegue explicar a mesma
    teoria com base nos mesmos textos,,, MAS EM RELAÇÃO Á MULHER.

    Isso de dizer que mulher também tem,, ou é igual ou isto, ou aquilo, não serve, nem será
    aceite como prova porque não está escrito.

    Se usa dos textos para dizer aquilo que fala e diz acerca do homem, terá de fazer o
    mesmo, mas em relação à mulher, e explicar agora como já antes falou,, mas da "montagem"
    e da "desmontagem" da mulher.

    Esse termo "montagem" até é um tanto grosseiro para se aplicar ao homem ou à mulher,
    parece uma linha de montagem em série com vários componentes.


    Explique então Biblicamente o que é a mulher, se não foi feita da mesma maneira que o homem ?

    Será uma alma clonada ?,,,, Não tem alma ?,,, Não é uma alma Vivente ?,,, Não tem espírito ?
    (corpo de carne não é preciso perguntar porque você já sabe)

    EXPLIQUE E PROVE.


    Um abraço, fique em paz.


    .






                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Edison Qua 26 Nov 2014, 09:36

    Gilcimar,


    CORRIGINDO:

    O homem que morreu depois de Mat. 27:53, está vivo exatamente como estava vivo o homem antes de Gen. 2:7. Mas estão incompletos porque no plano eterno de Deus ele criou o homem dotado de alma, espírito e corpo.

    O homem que morreu depois da ressurreição de Mat. 27:53, onde Jesus foi o primogênito dentre os mortos (note que a ressurreição acontece depois da ressurreição de Jesus para seguir a ordem), está vivo exatamente como estava vivo o homem antes de Gen. 2:7. Mas estão incompletos porque no plano eterno de Deus que Ele criou, na plenitude o homem é dotado de alma, espírito e corpo.
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Janete Qua 26 Nov 2014, 14:13

    Eu creio nessa triunidade que forma o homem, mas minha percepção é um pouco diferente. Percebo o espírito como uma espécie de cordão umbilical, que faz parte da mãe, mas que alimenta o filho em formação.

    O espírito é sopro e não parte do homem, é o que possibilita nossa sensibilidade espiritual, a intuição das coisas invisíveis, o relacionamento com Deus propriamente dito. É de Deus e volta para Ele quando expiramos. É um canal e não a parte mais importante em detrimento às outras. É ambiente propício para o Espírito Santo habitar, providenciado pelo próprio Deus, quando soprou as narinas do Homem. Assim, está no homem, mas pertence à Deus.

    Estamos assentados nas regiões celestes em espírito, cremos em espírito, adoramos em espírito e no espírito rebemos a revelação. O Espírito se comunica com nosso espírito (ou com este canal que faz a transcendência entre o sublime e o limitado.

    Corpo é uma capa de pó e alma é nosso "HD" com todos os registros do que somos e do que adquirimos. Cada nuance do homem manifesta sua sensibilidade, o corpo e seus sentidos, a a alma e sua individuação, o espírito e sua intuição.

    É assim que Deus revela ao meu entendimento, a constituição humana. Isto sem que seja necessário esquartejar nada, porque é patente a função de cada nuance do homem íntegro.

    O espírito tem sua função enquanto Deus nos edifica. Quando nosso edifício celeste estiver terminado, seremos imagem visível de Deus em Cristo (Ap 3:2).

    Enquanto nos negamos aqui e crescemos alí, o espírito, tal como o cordão umbilical, nos dá crescimento enquanto nos purifica dos "produtos de eliminação" como no ventre. Claro que tudo o que eu disse é metáfora, mas acho que me fiz entender.

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Norberto Qua 26 Nov 2014, 14:28

    .
    Janete,

    Boa explicação quanto ao espírito. Agradeço pela contribuição.

    E quanto a alma? Poderia passar seu entendimento?
    .
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Janete Qua 26 Nov 2014, 15:42

    Norberto escreveu:.

    E quanto a alma? Poderia passar seu entendimento?
    .

    Para mim, a alma é nossa individuação.
    A soma das nossas características, personalidade, escolhas, experiências, sentimentos, intelecto, vontades, enfim... numa palavra só, é o ser.

    Só pra ilustrar melhor, Adão foi criado "na ordem". O pecado desorganizou o homem, mortificando o espírito e fazendo com que a alma governasse.
    O Evangelho reorganiza o homem, restaurando a comunhão com Deus pela regeneração do espírito e assim, o homem tem condições de mortificar o ser, negando-se a si mesmo, em Cristo.

    O espírito está pronto, enquanto a alma segue sendo "domada" não para perder a individuação, mas para não conspirar contra nós mesmos.

    Nela que habitam as cobiças que geram pecados. Assim, as duas naturezas militam: mortificando uma, fortalecemos a outra.
    Sendo que no homem natural a vontade humana sempre prevalece ( a alma governa) e no homem espiritual, a vontade de Deus é percebida e na maioria das vezes escolhida, quando o homem resiste às tendências da alma, negando-se por causa de Cristo.
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Janete Qua 26 Nov 2014, 16:26

    Escrevi um texto em meu blogue, espero que seja útil.

    Triunidade humana



    O homem é criado triuno. Formado à partir do pó da terra, recebe nas narinas o fôlego de vida e assim torna-se alma vivente.
    Porque a vida de Deus está nele, relaciona-se como amigo e coopera com Deus, na administração de toda a criação. Experimenta a vida à partir dos sentidos porque é da terra, mas submete-se à Deus porque é Dele. Toda a sua capacidade de sentir, raciocinar e desejar está sujeita à Deus, que relaciona-se com ele sem intermediários, pois seu espírito faz este elo perfeito.

    Mas o ser que nos caracteriza como indivíduos, nos lembra o tempo inteiro das nossas faltas e necessidades. No caso de Adão, ele precisava de uma companheira e a alma dava sinais de tristeza e insatisfação. Então, manifestou sentimento, vontade e razão para ter uma companhia. Até aí, a forma do homem era saudável: O instinto se submetia à vontade, que se submetia à vontade de Deus. Ou seja, o espírito governava tanto a alma, quanto o corpo. Assim, o homem esperou o tempo de Deus para receber a sua esposa.

    O homem criado se relacionava com Deus, com intimidade, porque estava organizado de maneira correta. Ao pecar, o homem deixou de ser governado pelo espírito, que já não vivificava o corpo, pois foi mortificado pela escolha consciente (atributo almático).

    Por que o homem convertido, é um homem que nasce de novo? Porque é necessário que morra na Cruz, para receber a Vida de Deus em si novamente. Assim, o espírito é restaurado ao estágio original e a alma é que passa a ser mortificada de forma que todo o ser seja aperfeiçoado em Cristo, espírito vivificante.

    A velha criatura morre e ressurge reorganizada. O instinto do corpo e a cobiça da alma, já não escravizam o homem, que passa a ser governado pelo Espírito de Deus em seu espírito. Uma espécie de educação que devolve ao espírito o seu lugar, para que as escolhas do homem, entrem em sintonia com a revelação de Deus.

    Para melhor entender, gosto de usar o ovo como analogia. Para ser ovo, precisa ser o todo: casca, claro e gema. Os três elementos juntos é que formam o ovo. Assim somos nós, corpo, alma e espírito formam um único indivíduo e não há parte menos importante, apesar de cada uma ter sua função distinta.

    Tal como a casca, nosso corpo é uma espécie de embalagem que guarda o que de fato somos, a alma com toda a sua individuação. E o âmago do ser é o espírito, que sustenta todo o restante, pois é a vida de Deus no homem.

    A velha natureza é alma vivente e Deus a chama de mortos em delitos e pecados, pois o espírito está apagado, impedindo um relacionamento com Deus. A nova natureza restaurada em Cristo, religa o homem à Deus, tornando-o espírito vivificante, pois carrega em si a vida de Deus, refletindo Cristo, emanando por onde vai, como luzeiro na vida de muitos.

    O espírito não é propriamente nosso, como a alma (individuação) e o corpo (instrumento individual), pois volta para Deus que o deu, quando morremos. O corpo se deteriora e a alma é a parte de nós que sofrerá transformações durante a vida. É ela que alcançará a estatura de varão perfeito. Ela é aperfeiçoada, enquanto o corpo se corrompe.

    O espírito portanto, é como o cordão umbilical que liga à placenta, que dá vida e sustenta até que a criatura esteja pronta para a eternidade. É uma espécie de canal que nos liga à fonte de Vida. É o que nos torna sensíveis para assimilar as revelações espirituais.

    Deus é Espírito e soprou de si no homem para vivificá-lo. Com a conversão, Ele nos dá um novo espírito, pois o pecado havia nos lançado nas trevas e antes de crer, estávamos mortos (mortificados para perceber Deus, desligados Dele). Cristo ao nos vivificar Nele, restaura a ordem correta do ser. Assim, andando pelo espírito, temos condições de conhecer a revelação de Deus, pois o Espírito se comunica com nosso espírito.

    Um ser almático (governado à partir da alma), não assimila as coisas do Alto. Um homem almático, sempre se baseará pelo raciocínio, emoção e vontade própria. Portanto a conversão produz em nós, a restauração do governo espiritual, assim, tanto a alma se submeterá, negando a si mesma em favor de um propósito maior, quanto o corpo concretizará obras concernentes à vontade de Deus.

    Um homem que negue esta estrutura triuna, terá dificuldades em assimilar a voz do Espírito Santo, pois procurará compreender com assimilações mentais, o que só pode ser discernido espiritualmente. O homem espiritual está atento ao que vem de dentro para fora. E não precisa tanto do que vem de fora para dentro, como os estudos sistemáticos.

    O homem regenerado, tem domínio sobre o que pertence à velha criatura, pois por meio de seu espírito, conhece o que Deus tem para ele. A alma não pode governar, pois levará o homem a se afastar da Luz e mergulhar nas trevas. O corpo não pode governar pois é instinto.

    Louvado seja Deus que nos regenera em Cristo, para que por meio Dele em nós, conheçamos a Sua vontade e a vivamos para a Glória Dele mesmo.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qua 26 Nov 2014, 17:36

    Sobre o que Tzaruch diz a respeito da mulher, será mesmo que Moisés precisava repetir tudo o que havia exposto sobre a criação do primeiro homem, para mostrar o sentido da criação humana--Deus soprando nas narinas do homem original o “fôlego de vida”, o que certamente se aplicaria a TODOS os demais seres humanos?

    Eva teve fôlego de vida com o qual viver (ou será que não?!), mas como sua vida não foi derivada diretamente de Deus, e sim do homem, claro que tudo quanto se aplica ao homem original (que o seu viver foi acionado a partir da recepção do fôlego vital, quando se tornou “alma vivente”) se aplicará a ela, bem como a todos que a partir daí dela seriam derivados, por nascimento de um ventre de mulher.

    Mas sobre a discussão do sentido de “alma” e “espírito”, é interessante considerar o que Paulo diz em 1 Cor. 2:11-16:

    “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”.

    Notem estas frases: “o espírito do homem SABE as coisas do homem”. Não recebemos “o espírito do mundo”. O Espírito Santo SABE as coisas de Deus. “Homem natural/homem espiritual”. O “homem espiritual” tem a MENTE de Cristo.

    Aí temos uma clara indicação do sentido de “espírito” como o elemento de PERCEPÇÃO MENTAL, CONHECIMENTO, e tudo ligado à MENTE.

    O “espírito do mundo” logicamente não pode significar algo na forma de um “fantasminha camarada” embutido dentro do ser, que sobrevive à morte viva e consciente. Então, o sentido é de contraste entre a PERCEPÇÃO MUNDANA das coisas, e a PECEPÇÃO CRISTÃ, pois aquele que tem a MENTE de Cristo tem uma percepção superior, ligada às coisas de Deus.

    Com esses nuances todos dos termos “espírito”, “sabedoria”, “mente”, “conhecimento” pode-se chegar a um entendimento melhor do que “espírito” num sentido mais subjetivo, pode significar. Não creio que se possa automaticamente tomar tais termos e frases como prova de que esse espírito na morte prossiga vivo e consciente. O que sai do homem, retirado por Deus na morte é o espírito-ruach, no sentido puro e simples de fôlego vital, o qual Deus retira também dos animais (Ecl. 12:7, cf. Sal. 104:25-29).

    Quanto ao outro aspecto de “espírito” e suas percepções no campo dos sentimentos, emoções, conhecimento, Salomão é claro também em afirmar como tudo isso perece na morte:

    “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. . . . Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. -- Ecl. 9:5, 6 e 10.

    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Tzaruch Qua 26 Nov 2014, 21:37

    .

    Resposta à Mensagem nº102



    Olá irmão Azenilto.

    Azenilto escreveu-
      Sobre o que Tzaruch diz a respeito da mulher,
     
    .
    Vá com calma irmão Azenilto, o Tzaruch não disse nada a respeito da mulher,,, ele perguntou a você,
    e pediu para você dar uma explicação bíblica.


    Pois fazendo uso dos textos você no seu entender mostra a "montagem" e "desmontagem" do homem,
    e isto porque tem textos a dizer como acontece certas coisas (embora esqueça de outros),
    agora
    o que foi perguntado é acerca da mulher,,, porque dela não está escrito assim.

    Você respondeu, no entanto não fez aquilo que foi proposto, ou seja, NÃO RESPONDEU A NADA.



    Azenilto escreveu-
      será mesmo que Moisés precisava repetir tudo o que havia exposto sobre a criação
    do primeiro homem,

     
    .
    Claro que nem valia repetir, porque a mulher tem uma "montagem" diferente do homem,
    dai não haver repetição,,, pois o "processo" é totalmente DIFERENTE.


    Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão,
    e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas,
    e cerrou a carne em seu lugar;
    E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem,
    formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

    Gênesis 2:21-22

    Pronto, aqui está detalhado como foi a "montagem" da mulher, o que NÃO É NADA IGUAL
    à "montagem" do homem,,,, assim isto INVALIDA A REPETIÇÃO para a mulher.



    E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos,
    e carne da minha carne; esta será chamada mulher,
    porquanto do homem foi tomada.

    Gênesis 2:23

    Confirmado que a mulher não veio do Pó como o homem, nem foi soprado nas suas narinas
    o fôlego da vida, NEM ESTÁ ESCRITO que foi feita alma vivente.

    Era sobre isto que deveria ter respondido, e não perguntar se era preciso repetir tudo,,
    porque essa repetição NÃO faria sentido.


    Azenilto escreveu-
      para mostrar o sentido da criação humana--Deus soprando nas narinas do homem original
    o
    “fôlego de vida”, o que certamente se aplicaria a TODOS os demais seres humanos?
     
    .
    Mas você está a responder e a explicar o que lhe foi questionado, ou tem dúvidas de alguma
    coisa,
    e vem aqui fazer perguntas para ver se aprende ?



    Azenilto escreveu-
      Eva teve fôlego de vida com o qual viver (ou será que não?!),
     
    .
    Eva teve folego de vida ?????... onde isso está escrito ????



    Azenilto escreveu-
      mas como sua vida não foi derivada diretamente de Deus, e sim do homem,
     
    .
    Isso não está escrito em LADO NENHUM,, você está a acrescentar coisas aos textos.

    Adão ao ser formado do PÓ não tinha vida,,, EVA foi formada da parte de Adão que é PÓ,,, só isto
    está escrito,,, o resto é você que vai inventando.


    Azenilto escreveu-
      claro que tudo quanto se aplica ao homem original (que o seu viver foi acionado a partir da
    recepção do fôlego vital,   quando se tornou “alma vivente”) se aplicará a ela, bem como a todos
    que a partir daí dela seriam derivados, por nascimento de um ventre de mulher.
     
    .
    Isso é alguma afirmação com base bíblica, ou é uma afirmação própria ?

    Já ficou assim na mensagem anterior,  para você não começar a divagar.

    ______________________________________________________
    Isso de dizer que mulher também tem,, ou é igual ou isto, ou aquilo, não serve,
    nem será
    aceite como prova, porque NÃO está escrito.
    ______________________________________________________


    Portanto irmão Azenilto,,, PROVAS, apresente PROVAS bíblicas das coisas que fala,
    suas palavras e suposições apresentadas não tem NENHUMA VALIDADE.




    Um abraço, fique em paz.




    .




                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qua 26 Nov 2014, 21:54

    (...)

    Segundo, que parece que ainda não aprendeu que os chamados argumentos do silêncio não servem de prova nem contraprova de coisa alguma. Ficar com tantas especulações sobre Eva é uma perda de tempo e energia. Afinal Eva tinha ou não tinha fôlego de vida? Se não tinha, então não passava de uma “boneca Barbie” original . . . Se o corpo sem o espírito (fôlego) está morto (Tia. 2:26), e Eva estava vivinha da silva, tanto que tentou o homem a cair em pecado por palavras e ações, então ninguém precisa discutir isso, pois é o que chamamos de “óbvio ululante” por aqui.

    Também nunca é dito que o homem diferia da mulher por terem orgãos sexuais diferentes, com detalhamento dessas diferenças. E daí? Pode-se provar que Adão era homem e Eva era mulher? Por não ser detalhado essa condição de um e outro, haverá dúvidas a respeito?

    (...)
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7490
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16342
    Data de inscrição : 04/11/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Tzaruch Qui 27 Nov 2014, 09:54

    .


    Resposta à Mensagem nº104



    Olá irmão Azenilto.

    Azenilto escreveu-
      Segundo, que parece que ainda não aprendeu que os chamados argumentos do silêncio
    não servem de prova nem contraprova de coisa alguma
    .

     
    .
    Só se for no seu entender, quem está a debater ou sabe sobre o assunto ou não sabe.

    Não responder é considerado não ter resposta, ou então significa aceitar os argumentos que
    foram propostos pelo outro participante.

    Portanto, o argumento não é do silêncio, mas são sim os argumentos apresentados que
    fizeram com a outra pessoa no debate fique calada e em silêncio por não ter argumentos.


    Você já usou isto por várias vezes, ao dizer que ninguém lhe tinha respondido, ou então que
    não via a resposta em lado nenhum sobre as coisas que questionava.

    Portanto, quem não aprendeu foi você, porque criou uma regra que só sabe aplicar aos outros,
    mas você mesmo não aprende nem cumpre com essa regra.


    Azenilto escreveu-
      Ficar com tantas especulações sobre Eva é uma perda de tempo e energia.
     
    .
    Claro que é, para quem não sabe nem tem como responder, isso é perda de tempo e energia.

    Também essa desculpa é uma forma de fugir à questão, e assim tentar se evadir para outros
    assuntos, pois o tema da mulher é demasiado complexo para o poder explicar.

    No entanto, quer "matar" a alma a todos o custo, ao ponto de vir com traduções recentes, onde é
    feita uma clara distorção daquilo que está escrito, somente para não assumir que DEUS falou
    ao homem que nessa noite a sua alma seria pedida.

    Não terá sido isso uma maior perda de tempo e energia ?


    Azenilto escreveu-
      Afinal Eva tinha ou não tinha fôlego de vida?
     
    .
    Isso é você que tem de responder com PROVAS bíblicas.

    Sabe usar a "montagem" e "desmontagem" do homem para dizer que TUDO morre, e que o homem
    não tem alma que será pedida e terá que dar contas, diz que a alma é o próprio homem que morre.

    Saber usar essa "desmontagem" mas não aceita os textos de Salmos etc, que falam sobre essa alma,
    isto porque não lhe convêm, pois dizem o contrário das coisas que afirma.

    Fala da "montagem" do homem, mas não sabe explicar sobre os sentimentos que não estão a vir
    do sistema nervoso, e de sentimentos como o AMOR que não são sentidos pela carne.

    E agora vem perguntar se Eva tinha ou não tinha fôlego de vida ???,,,,, e que tal você responder a isso ?



    Azenilto escreveu-
      Se não tinha, então não passava de uma “boneca Barbie” original . . .
     
    .
    Parece que é aquilo que você pensa, pois considera perda de tempo e energia falar e explicar
    como é a "montagem" e "desmontagem" da mulher, sendo que sobre ela não tem detalhes.

    Mas sobre "matar" a alma do homem, ai já dá toda a importância, e assim perde tempo e energia
    a debater sobre assuntos que NUNCA CONSEGUIRÁ PROVAR que seja como fala.
     
    Porque quer matar o Ken "namorado da boneca Barbie" e também quer matar aquilo que lhe dá vida..



    Azenilto escreveu-
      Se o corpo sem o espírito (fôlego) está morto (Tia. 2:26), e Eva estava vivinha da silva,
     
    .
    Você está "quase" a chegar lá, o corpo sem """ALGO""" está morto, e este é o principio que você
    já deveria ter entendido à muito tempo.

    Antes desse """ALGO""" ter entrado no corpo, também o corpo estava morto, ou seja sem vida,
    dai se dizer que o homem FOI FEITO alma vivente.

    Semeia-se corpo natural,
    ressuscitará corpo espiritual.
    Se há corpo natural,
    há também corpo espiritual.

    1 Coríntios 15:44

    Corpo espiritual=alma

    Temos então o corpo+alma=alma vivente,,,, e qual é o nome da alma quando o corpo é abandonado ?

    Teria sentido dizer "alma morrente" ?,,, pois, seria sem sentido, porque a ALMA é aquilo que entra
    no corpo e lhe dá VIDA,,, ao sair do corpo,, este morre porque a VIDA SAI DE DENTRO DELE.

    E quem conseguirá MATAR A VIDA ?,,, NINGUÉM


    Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
    Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
    E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer,
    mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
    Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.

    1 Coríntios 15:35-38


    ""Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, ""

    A quem DEUS dá o corpo ?,,,, isto é a prova clara que a ALMA possui o CORPO

    ""e a cada semente o seu próprio corpo.""

    E A CADA UM (cada semente = alma) com o seu próprio corpo dado por DEUS.



    Azenilto escreveu-
      Se o corpo sem o espírito (fôlego) está morto (Tia. 2:26), e Eva estava vivinha da silva,
     
    .
    Quanto á sua observação sobre a Tia "esta coisa das 3 letras" ,,,,,,, Tiago 2:26.

    Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto,
    assim também a fé sem obras é morta.

    Tiago 2:26

    Quem está morto ?,,, é o espírito,,, ou é o corpo ?
    Quem possuí quem ?,,, o corpo possuí o espírito, ou o espírito possuí o corpo ?

    Quem antes e depois está morto ?,,,, será o espírito ou será o corpo ?

    Pronto, se entender que a alma não morre, também você saberá responder as estas perguntas.



    Azenilto escreveu-
      e Eva estava vivinha da silva tanto que tentou o homem a cair em pecado por palavras e ações,
     
    .
    E Adão não foi enganado,
    mas a mulher, sendo enganada,
    caiu em transgressão.

    1 Timóteo 2:14

    Daqui a pouco você está a dizer que a mulher é que é a culpada de TUDO, reveja lá as coisas
    que diz, para ser como está escrito, naquele assunto foi chamado de TRANSGRESSÃO,
    e Adão não foi enganado.



    Azenilto escreveu-
      tanto que tentou o homem a cair em pecado por palavras e ações,

    então ninguém precisa discutir isso, pois é o que chamamos de “óbvio ululante” por aqui.
     
    .
    Você consegue dizer sobre a mulher coisas que não estão escritas, e chama de "óbvio ululante".

    No entanto com tantos textos escrito sobre a ALMA não morrer depois de abandonar o corpo,

    você perde tempo e energia para tentar convencer todos que morre o homem,,, E TUDO MORRE.

    Será que consegue ver o óbvio, e não consegue ver aquilo que está escrito ?

    Azenilto escreveu-
      Também nunca é dito que o homem diferia da mulher por terem orgãos sexuais diferentes,
    com detalhamento dessas diferenças.
     
    .
    Você tem de começar a conciliar os assuntos, carne é carne, você está a confundir com aquilo que
    está escrito sobre a "montagem" do homem, e que a "montagem" da mulher NÃO É IGUAL.


    Azenilto escreveu-
      E daí? Pode-se provar que Adão era homem e Eva era mulher?
     
    .
    RESPONDA VOCÊ,,,,,, quem deve dar a explicação sobre a "montagem" da mulher não ser
    direta do PÓ, e de não ter sido soprado o sopro de vida nela, é VOCÊ.



    Azenilto escreveu-
      Por não ser detalhado essa condição de um e outro, haverá dúvidas a respeito?
     
    .
    E por não estar ainda mais detalhado ( que está, você é que não quer aceitar) que a alma não
    morre quando sai do corpo, haverá dúvidas a respeito ?

    Ou será que você só sabe criar regras de aceitação para o que lhe convêm ?

    E sobre aquilo que está escrito até tenta mudar as traduções, somente para retirar o entendimento
    das coisas que os textos tem escrito sobre a alma ser pedida aquando da morte.


    Se quer mesmo começar a entender,,, DEIXE DE "MATAR" A ALMA.

    Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição;
    sobre estes não tem poder a segunda morte;
    mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo,
    e reinarão com ele mil anos.

    Apocalipse 20:6

    Você ainda não entendeu que este texto fala da primeira morte ter poder sobre "ESTES",
    e isto quer dizer que é a morte na carne,,, e esta primeira morte é aquela que será lançada
    no lago de fogo, significando que as Almas não irão mais morrer na carne.



    Azenilto escreveu-
      Bem, por ora é só. . .
     
    .
    O seu "só" não foi realmente a resposta esperada, veio com óbvio, sugestões, suposições etc etc,
    no entanto não explicou biblicamente NADA do que tinha sido proposto.

    Resumindo, quando alguém fica em silencio e não responde, é porque não tem argumentos para expor,
    ou então os argumentos que foram apresentados são mais fortes e não podem ser contestados.

    Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus;
    pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.

    João 3:34

    Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade,
    e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim,
    e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

    João 17:23

    Se você soube-se entender estes dois textos, saberia explicar a "montagem" da mulher,
    como não sabe, biblicamente NÃO EXPLICOU NADA.

    Mas já deve ter ficado mais esclarecido.



    Um abraço, fique em paz.








                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                                  PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                                                TE AMO MEU PAI
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Edison Qui 27 Nov 2014, 10:21

    Eu tenho uma opinião pessoal da função do espírito dentro da unidade humana.

    Eu penso que o espírito faz o "interface" (se é que posso usar este termo) entre o corpo e a alma.

    Na alma está, ou é, o trono de controle, o centro de decisão do ser humano.

    As conclusões e determinações para o ser é reflexo do tipo de controle tem a alma.

    Quem a controla?

    Vamos a um exemplo do que acontece diuturnamente conosco em todos os lugares. Hoje em dia até na igreja estamos sujeitos a isso.

    Caminhando pela rua vemos uma linda mulher, ou homem, linda, corpo lindo, roupas provocativas, chamando a atenção por onde passa.

    O homem ou mulher, tem seu primeiro contato através da visão. A visão é um dos sentidos do corpo (visão, audição, paladar, tato e olfato).
    Aquela imagem entra para dentro do ser humano e vai para o espírito. O espírito, que também tem cinco sentidos (consciência, memória, raciocínio, imaginação e afeto) processa aquilo que veio da visão, gera um resultado e manda para a alma, o centro de controle.

    Digamos que aquela visão trouxe memórias, produziu imaginações, raciocinou possíveis situações, lapidou o pensamento com afetos e a cobiça está pronta para ser concluída.

    Agora, quem está na alma? Que tipo de natureza tem a alma? Qual é o Dominador daquela alma? É uma alma nascida de novo ou não?

    Se é uma alma que sofreu o milagre Divino do novo nascimento, assim que aquilo chega nela, ela imediatamente, instantaneamente, filtra aquilo pela Palavra e prontamente rejeita aquilo e dá um comando. Por exemplo: Mude o rosto. Pense no Calvário. Mude de rua. Saia daí.
    Dessa forma aquele adultério previsto em Mat. 5:28 não é concluído e o crente segue limpo.

    Não sendo uma alma renascida aquilo é acolhido por ela e o adultério é concluído.

    Isso tudo se inicia e se conclui em fração de segundos, dezenas ou quem sabe centenas de vezes ao dia. Você vê a mulher e num piscar de olho, quando olho está abrindo novamente, a decisão já está tomada; cobice ou não cobice.

    E, antes de o ser humano ter a possibilidade de ser selado pelo Espírito Santo, Jesus chegou a dizer que é melhor arrancar o olho fora do que ser lançado no inferno (Mat. 5:29).

    Hoje temos a garantia do selo do Espírito Santo, que é aquele lacre que impede a alma de pecar. E, se apesar disso, ainda cairmos de alguma forma, temos um Advogado para nos defender diante de Deus (I Jo 5:21).

    Como disse o precioso irmão Sidney Paiva: "Não é difícil ser crente. Difícil é não ser crente".
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 28 Nov 2014, 00:11


    Esclarecendo algumas coisas ao Tzaruch, quando eu falo em “argumento do silêncio”, não estou me referindo a quem não responde por ficar em silêncio, e sim quem RESPONDE, mas usando argumentos à base de não ser dito algo. Por exemplo, é “argumento do silêncio” dizer que Eva não tinha fôlego de vida por não ser dito objetivamente isso, pois é ÓBVIO que tinha, já que estava vivinha da silva. Se ela tinha capacidade de falar e pensar, então indiscutivelmente respirava, pois todo ser vivo sempre respirou desde o início do mundo. Também não é dito que o homem assim o era por ter órgãos sexuais de certo tipo, e a mulher de outro. . . Então, não se precisa detalhar a respeito de cada aspecto da vida dos seres originais, pois, como diz o ditado, para bom entendedor, meia palavra basta.

    E o texto de Tia. 2:26 não diz absolutamente nada de um “espírito” imortal. O corpo sem o espírito-pneuma, equivalente ao neshamah/ruach e é o FÔLEGO DE VIDA, tão somente. Veja que Ecl. 12:7 fala da “desmontagem” do homem, quando o pó volta ao pó, e o espírito-ruach, volta para Deus. Mas é o pó de TODOS OS HOMENS (e mulheres), não só dos salvos, assim como o espírito de TODOS OS HOMENS (e mulheres),  não só dos salvos.

    Esse mesmo espírito é o dos animais, recolhido por Deus na morte (ver Ecl. 3:19-21, cf. Sal. 104:25-29).

    Conteúdo patrocinado


     O homem tem uma Alma  ou é uma Alma ? - Página 7 Empty Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 01:37