por Luiz da Rocha Dom 10 Maio 2015, 05:43
A similaridade e a presença em vários povos da mesma história testificam para um fundo verdadeiro ao invés da contraria crença ateística. Já o pluralismo pode provir de um "desconhecimento" do hebraico funcional (conforme já explicado em um texto anterior nesse mesmo tópico), já que o pronome utilizado para identifica Elohim é singular, em inúmeras outras passagens do Gênesis, DEUS é identificado por substantivos singulares como El Elyon, DEUS ALTÍSSIMO, e identificado também como criador do céu e da terra.
Genesis 14:19 (NVI)
e abençoou Abrão, dizendo:
“Bendito seja Abrão
pelo Deus Altíssimo,
Criador dos céus e da terra.
Genesis 14:22 (NVI)
Mas Abrão respondeu ao rei de Sodoma: “De mãos levantadas ao Senhor, o Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra,
O curioso nessas duas passagens é que a palavra Criador (traduzida na Almeida como Possuidor) pode ser interpretada como redentor. Ou seja, DEUS ALTÍSSIMO seria o redentor dos céus e da terra.
A palavra Elohim é composta por 3 letras no Hebraico, coincidentemente, assim como a palavra UM também é composta por 3 letras, ou caracteres. É interessante notar que, na criação do Gênesis é descrito que o homem é a mulher foram criados à imagem e semelhança, da qual surgem interpretacoes de que a imagem e semelhança de DEUS é presente na união do Homem e da Mulher.
Agora se fossem vários "deuses" parece que Jesus Cristo é maior mesmo, porque esses vários deuses não se mantiveram presentes na história, mas como Jesus disse, Ele iria atrair todos para Ele. E assim vem se cumprindo, como pode ser visto.