Márcio escreveu:
Os sacrifícios existem por exigência da divindade. A pergunta é porque?
Na tua visão, posso concluir que como nunca haverá alguém que não peque ou que não transgrida, então sempre haverá necessidade de sacrifícios, mesmo o autor de hebreus afirmando que são inúteis.
Os sacrifícios do AT são um arquétipo, uma sombra do que foi realizado antes da fundação do mundo. Então é um ensino sobre a remissão, sobre a Misericórdia e para aquele que crer, nisto será ressuscitado.
Márcio escreveu:
Qual o problema em admitir que a divindade tem IRA? Não é assim que tratava-se com o pecador... pecou morre? Foi tu mesmo que disseste isto. Então para aplacar toda esta IRA por causa das transgressões do homem hebreu para com a sua divindade é que os sacrifícios eram requeridos. Qual a dificuldade?
Que ira Márcio??? Onde você vê ira em Deus na questão da morte do pecador por suas próprias mãos???
"Adão não coma, se você comer vai morrer". Adão morreu aos 930 anos. Onde está a ira de Deus nisto??
Na Lei, a morte do transgressor, foi uma permissão de Deus para alguns tipos de pecado, do contrário o povo se perderia e seria dizimado. Nada haver com ira!
Márcio escreveu:Claro, por esta visão para resolver o problema do pecado é mais fácil matar o pecador.
Não é Deus quem mata e sim o homem que se mata!
Márcio escreveu:Não adianta “espiritualizar” o texto para tentar dar explicações. Não existe coerência nisto, expressões como “cheiro suave é o que vinha do coração do ofertante” é uma dedução, inferência e extrapolação de sua inteira responsabilidade, em nenhum lugar no pentateuco se afirma isto. Portanto “espiritualizar” o texto não ajuda na argumentação. Cheiro suave, aroma suave ou agradável, tem relação com a satisfação da divindade com aqueles ritos. Em nenhum momento, afirmei que era fisicamente o que vinha do animal queimado.
Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios. Jeremias 6:20
De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Isaías 1:11
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17
Márcio escreveu:
Rasabino responde: E quando foi que Deus teve algum prazer na morte dos pecadores?
Estamos falando dos sacrifícios do Pentateuco. Não misture as coisas.
E Davi não vivia sob o regime da Lei (Pentateuco)?
Márcio escreveu:
Ora se a divindade ficava satisfeita com a morte do pecador, para fazer justiça, como que me fazes a pergunta acima... “E quando foi que Deus teve algum prazer na morte dos pecadores?
Eu disse e repito: A "JUSTIÇA" de Deus está realizada, consumada, satisfeita, na morte do pecador, o que não significa que há prazer ou alegria com a morte dele.
Márcio escreveu:
Continua sem coerência.
Afinal, afirmas: A Alma que pecar ESTA morrerá.
Claro! "Sem coerência"!
Márcio escreveu:
Errado. Pois em cada mandamento destes citados existe um contexto inserido em relação ao que a lei chama de “próximo”, quem era o próximo do israelita? Sabes me informar. A lei era exclusivista, não tinha abrangência global e irrestrita. Você se quiser ensine os seus a “amar” desta forma.
E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? "Como lês"? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:25-37
Márcio escreveu:
Paulo achou que Lei era para a morte, bem assim como você e um montão de gente por aí! Mas não verdade é Lei de Vida!
Paulo entendeu errado então? Ele se enganou? Ah tá.
Márcio
Se entenda com Paulo!