F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+7
Tzaruch
Márcio
Rasabino
Phaby
Gleison Elias
Maria Madalena
Samuel
11 participantes

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia


    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 maio 2014, 13:08

    Boa tarde

    Rasabino
    E Salomão fez conforme a LEI, diferentemente de Jefté:
    E você acha que Jefté ira sacrificar sua filha onde? ali mesmo na porta de casa. Lembre ele disse: Qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.

    Almoedo

    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 maio 2014, 13:14

    Boa tarde

    Rasabino
    Salomão era ofertante dos animais para os sacrifícios e não sacerdote de ofícios. Portanto nenhuma problema quanto a trazer as ofertas desde que fossem feitas através do Templo e pelo ofício dos sacerdotes conforme reza a LEI:
    Já mudou de sintonia.Agora basta ser ofertante, deste que o sacrificio seja realidado no templo, e não obrigatoriamente ser um sacerdote.


    Almoedo
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Márcio Dom 18 maio 2014, 13:37

    Rasabino,

    Segue comentários em relação à postagem n. 111


    Vamos fazer uma analogia. A transgressão de uma Lei não requer uma morte?

    A transgressão de uma lei pode ter duas consequências:

    1. O perdão do acusado por parte do ofendido;
    2. A punição do acusado por parte do ofendido.  

    Pelo escrito hebraico, YHVH não era muito chegado na primeira opção. As oblações e sacrifícios tinham um cunho punitivo, para atribuir ao homem culpa por seus delitos e consequente débito para com a divindade.  


    Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4

    O contexto deste verso e a intenção dele é explicar que os filhos não receberiam as consequências dos pecados dos pais, ou seja, cada um é responsável pelas consequências dos seus próprios erros.


    Faça a pergunta: Se são os homens que pecam, por que são animais que são mortos?
    Simples: Se o homem (e não Deus) encontrar um outro faça o seu lugar de morte (expiação), a justiça de Deus será satisfeita, pois a alma que pecar essa morrerá.

    É uma tremenda contradição o que afirmas.
    Em um momento dizes: "a alma que pecar esta morrerá" e no outros dizes, "Se o homem encontrar um outro que faça em seu lugar". Percebes que não tem coerência nas afirmações? Percebes que são afirmações antagônicas que se anulam entre si?

    Outro equívoco, quando afirmas: "Se o homem (e não Deus) encontrar um outro faça o seu lugar de morte "  

    Por acaso foi o homem que instituiu a matança toda em que consiste os sacrifícios?
    Foi iniciativa do homem instituir as leis descritas em êxodo/levítico/números/deuteronômio?
    você coloca no homem uma culpa que ele não tem e atribui a ele uma responsabilidade indevida. Consegues perceber?  


    A única coisa que envolve Deus aí é fiscalização da justiça, ou seja, Deus faz a verificação se os homens estão praticando a justiça ou não. "Olho por olho, dente por dente".

    Engraçado. Tu isentas a divindade de responsabilidade até mesmo de instruir acerca de sacrifícios e o coloca como agente "fiscalizador" daquilo que ele não teria instruído, são estranhas as suas colocações.

    O olho por olho, dente por dente, vindo do código do Rei babilônico Hamurábi, se aplicava as relações entre pessoas, cidadãos daquela nação e não na relação homem/divindade.


    Então seja honesto: Para quem são os sacrifícios de animais??? Foi Deus quem pecou??? Por Deus, a alma que pecar esta será morta. Não tem conversa, é simples assim. Deus não quer sacrifíciosde cheiro suave, nunca disse que sacrifícios lhe são agradáveis.

    Sempre sou honesto nas colocações, embora elas pareçam um pouco duras em alguns momentos.
    Agora respondendo as suas colocações:  

    Para quem são os sacrifícios de animais?
    Resposta: Você perguntou para "quem" são os sacrifícios, os sacrifícios são para a divindade que as solicitou, para os hebreus YHVH, foi ela que instituiu os sacrifícios e afirmou que seriam "de aroma suave", "de cheiro suave", "agradáveis"  

    Você afirma equivocadamente: "Deus não quer sacrifícios de cheiro suave, nunca disse que sacrifícios lhe são agradáveis"

    O que tu afirmas acima não é verdade, YHVH se agradava sim dos sacrifícios.

    Leia em êxodo 29:18: Depois queime o cordeiro inteiro sobre o altar; é holocausto dedicado ao Senhor; é oferta de aroma agradável dedicada ao Senhor, preparada no fogo.

    Eu poderia colocar uma infinidade de textos da torah, onde tudo era "agradável", "de aroma suave", "de cheiro suave" e outra infinidade de textos que afirmam que YHVH se agradou disto, começando lá no ínicio com o sacrifício de Abel.  

    Pergunto então, quem ordenou a instrução acima? foi a divindade ou o homem? Foi YHVH? SIM ou NÃO?  

    Faça o seguinte exercício, Leia o livro das cronicas dos reis hebreus, em cada início de capítulo afirma que o governante fez ou que era "agradável" e "não agradável" ao Senhor, atenha-se aos que fizeram o que era "agradável" ao Senhor e verás como os sacrifícios eram item constante na lista. Em II crônicas 29:33, por exemplo, o "churrasco" contou com 600 bois e três mil ovelhas.


    Agora, para demonstrar o SEU AMOR e a SUA MISERICÓRDIA, entra em ação o sangue de animais, mas os homens tem o direito de não aceitar o AMOR e muito menos a MISERICÓRDIA DE DEUS, e assim, não precisam sacrificar, pois a sua morte já está determinada desde o Éden. Então morra o homem no seu pecado como justiça realizada (efetuada)

    Para mostrar amor e misericórdia, basta o perdão. Amor incondicional é isto, sem trocas, barganhas e reservas. Não é isto que a divindade demonstrava.
    No dia do Yom Kipur (dia do perdão), era "indispensável" o sacrifício, do contrário não havia perdão nos moldes judaicos.

    Ao passo que em Hebreus 10:4, lê-se que sangue de touros e bodes são INÚTEIS par perdoar pecados.

    Márcio
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 maio 2014, 14:17

    Boa tarde

    Rasabino
    Perdão sempre, mas as consequências da transgressão serão cumpridas, ou então não há JUSTIÇA. Perdoar não é extinguir a punição e sim extinguir a culpa. Bem, isto vai demorar para entrar na tua "cachola!" (cabeça)
    A morte do pecador é exigida como JUSTIÇA. Mas Deus apresenta um substituto para cumprir a JUSTIÇA, qual seja, a morte de um inocente que não cometeu pecado, mas que se doa para cumprir a JUSTIÇA sobre os meus e os teus pecados Marcelo. Assim os animais no AT cumpriam a JUSTIÇA DE DEUS sobre os nossos pecados, até vir o Cristo, o Cordeiro de Deus que a si mesmo se entregou em oferta pelos pecados do mundo inteiro:
    Rasabino me explica uma coisinha, porque eu precisaria sacrificar a mim mesmo para me permitir mudar uma regra que eu mesmo criei? 

    Agora imagine a situação: Um rei condenou um bando de criminosos à morte, mas fica com pena e mata o próprio filho em lugar deles, libertando-os a seguir.  Realmente isso nunca irá entrar na minha cachola, por mais que me esforçe não consigo ver a lógica em um rei sacrificar um inocente (seu próprio filho, ainda por cima) para que ele possa se permitir perdoar criminosos que ele mesmo condenou. Por que ele não os perdoa sem matar um inocente se ele tem esse poder?

    Não consigo entender de que modo a morte de um inocente cancela a culpa de um criminoso. O que uma coisa tem a ver com a outra? Um crime anula o outro? O criminoso não continua criminoso? Se foi o próprio criminoso que matou o inocente, o novo crime não deveria se somar ao anterior e piorar ainda mais sua situação? No caso específico da Bíblia Não. Não consigo entender como alguém que foi condenado por roubar uma fruta é perdoado depois que mata o filho do dono da fruta. 

    Até faz sentido uma situação em que um pai tenha que escolher entre a morte do próprio filho e a morte de várias pessoas. Talvez ele ache que muitas vidas têm mais valor que uma única vida, mas, se esse pai tem o poder incondicional de salvar o grupo de pessoas, por que ele só o faz se essas pessoas matarem seu filho antes? É incrível que em pleno século XXI que alguém acredite em que um deus faria um sacrifício para apaziguar a si mesmo, para nos salvar dele mesmo, ainda por cima o sacrifício de uma parte dele próprio.

    Almoedo

     
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Márcio Dom 18 maio 2014, 14:19

    Segue comentários em relação a msg. 120


    Márcio escreveu: A palavra hebraica utilizada para holocausto é a mesma em todas as situações, e trata-se de sacrifícios completamente queimados que poderiam ser de animais ou seres humanos.

    Rasabino respondeu: Em qualquer outra nação até posso entender desta maneira. Mas não encontro na Torah (livros da LEI) nenhuma ordenança para que se ofereça holocausto de seres humanos.

    Dois casos nas escrituras de práticas desta natureza, uma de solicitação direta da divindade e outra de voluntariado aceito como sacrifício:

    1. Abraão oferencendo Isaque a pedido da divindade;
    2. Jefté fazendo um voto com a divindade de lhe oferecer em holocausto o primeiro que saísse de sua casa.


    E, quando ofereceis os vossos dons, e fazeis passar os vossos filhos pelo fogo, não é certo que estais contaminados com todos os vossos ídolos, até este dia? E vós me consultaríeis, ó casa de Israel? Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que vós não me consultareis. Ezequiel 20:31

    Contextualize este texto, a advertência se refere ao fato de que os Israelitas estavam fazendo estas práticas para outros deuses.
    Isto não significa que se não fosse feito para YHVH ele não se agradaria. Lembre-se de Jefté.
    Seria uma boa oportunidade que a divindade tinha de não aceitar a sua proposta, caso não lhe fosse conveniente.

    Márcio
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Dom 18 maio 2014, 17:43

    Marcelo Almoedo escreveu:Decida-se se vamos aniquilar  os amonitas ou não podemos em funçao de um pacto com Abraão

    amorreus não são os amonitas.

    Vamos as descendências: Amon (amonitas), filho de Ló, descendência de Sem. Amori (amorreus) filho de Canaã, descendência de Cam.

    Espero que não confunda mais!  Evil or Very Mad 



    Marcelo Almoedo escreveu:Quem te disse que Canaã era filho de Noé. Isso é outra coisa que precisa ser analizado e compreendido com atenção, irei pesquisar se isso esta ligado com a nossa discussão. ok.............por enquanto uma dúvida, se esse povos era servo (escravos) pela Maldição de Noé, porque Moises enviou mensageiros com proposta de paz  para atravessar suas terras na travessia do deserto.

    No VT sempre vemos acertos e erros. Esta proposta de paz foi um erro!

    Noé teve três filhos: Jafé, Sem e Cam (caçula). Canaã filho de Cam, neto de Noé, foi amaldiçoado pelo fato de ter levado seus irmãos a verem o pai nú!

     
    Marcelo Almoedo escreveu: Conforme Moises foi 430, um dos dois mente, qual?

    Mente??? Já ouviu falar em inerrância? A escritura contém erros, mas a Palavra de Deus permanece para sempre!  Smile 
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Dom 18 maio 2014, 17:53

    Marcelo Almoedo escreveu:E você acha que Jefté ira sacrificar sua filha onde? ali mesmo na porta de casa. Lembre ele disse: Qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.

    Não por intermédio do sacerdócio levítico e muito menos no Santuário de Deus, pois não havia qualquer Lei para ritos ou sacrifícios de humanos!  Cool 

    Se Jefté sacrificou sua filha (????) não foi pelos ensinos nem conforme a Lei de Moisés, o que invalida a oferta:

    E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita. Juízes 11:39-40
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Dom 18 maio 2014, 18:02

    Marcelo Almoedo escreveu:Já mudou de sintonia.Agora basta ser ofertante, deste que o sacrificio seja realidado no templo, e não obrigatoriamente ser um sacerdote.

    Falta contexto Marcelo???

    Por que não comestes a expiação do pecado no lugar santo, pois é coisa santíssima e Deus a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação, para fazer expiação por eles diante do Senhor? Eis que não se trouxe o seu sangue para dentro do santuário; certamente devíeis ter comido no santuário, como tenho ordenado. Então disse Arão a Moisés: Eis que hoje ofereceram a sua expiação pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor, e tais coisas me sucederam; se hoje tivesse comido da oferta da expiação pelo pecado, seria isso porventura aceito aos olhos do Senhor? E Moisés, ouvindo isto, deu-se por satisfeito. Levítico 10:17-20

    Você precisa estudar mais sobre Leis Cerimoniais de sacrifícios Marcelo!

    Segundo a Lei de Moisés as ofertas de sacrifícios só podiam ser em local determinado pelo Senhor e perante um sacerdote. Cometer este erro era fatal!
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 maio 2014, 18:51

    Boa noite

    Rasabino
    amorreus não são os amonitas
    E quem te disse que não era
    Vamos as descendências: Amon (amonitas), filho de Ló, descendência de Sem. Amori (amorreus) filho de Canaã, descendência de Cam.
    Certo e dai..............
    Espero que não confunda mais! 
    Agora, Onde  eu Confundi?  pro favor nos diga e aponte qual o posts que isso esta gravado. 
    Quando citei isso "Decida-se se vamos aniquilar  os amonitas ou não podemos em funçao de um pacto com Abraão" foi em função da batalha que esse povo iria travar com Jefté, porque uma hora você diz : esse povos (AMONITAS) que são descendente de Ló são intocados pelo pacto de Deus a Abraão e na outra foram designado a extinção. Portanto decida-se 

    o VT sempre vemos acertos e erros. Esta proposta de paz foi um erro!
    Qual delas, teve uma porrada .............................................RSRSRSRSRSRSRSRSRSSRSRSRSSR
    Noé teve três filhos: Jafé, Sem e Cam (caçula). Canaã filho de Cam, neto de Noé, foi amaldiçoado pelo fato de ter levado seus irmãos a verem o pai nú!
    Agora se expressou melhor do que anterior quando disse <> E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Gênesis 9:24-27
    Mas ainda tem um fato bastante curioso ai: Porque quem viu a nudez de Noe foi Cam mas quem se lascou foi seu filho Canaã (Justiça Divina?)

    Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; e Cam é o pai de CanaãEstes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra.
    E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. E Cam, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai. Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizerae disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos. Gênesis 9:18-25

    Almoedo
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Dom 18 maio 2014, 18:55

    Boa noite Márcio!

    Cito apenas onde divergimos, ok?

    Márcio escreveu:

    Faça a pergunta: Se são os homens que pecam, por que são animais que são mortos?
    Simples: Se o homem (e não Deus) encontrar um outro faça o seu lugar de morte (expiação), a justiça de Deus será satisfeita, pois a alma que pecar essa morrerá.

    É uma tremenda contradição o que afirmas.
    Em um momento dizes: "a alma que pecar esta morrerá" e no outros dizes, "Se o homem encontrar um outro que faça em seu lugar". Percebes que não tem coerência nas afirmações? Percebes que são afirmações antagônicas que se anulam entre si?

    Não há incoerências, nem antagonismo se entender o efeito da palavra MISERICÓRDIA. De fato a alma que pecar esta morrerá como de fato morre, haja visto que desde que Adão pecou nenhum ser humano viveu eternamente. Mas a morte como punição pelo pecado não extingue a culpa do pecado. Foi neste sentido que as ofertas de sacrifícios pela CULPA encontraram seu objetivo, qual seja, pacificar a consciência da culpa do pecado.

    Assim temos: expiação pelo pecado em levíticos 5 e expiação pela culpa do pecado em Levíticos 7. Mas este assunto é por demais denso para debater num forum.


    Márcio escreveu:Outro equívoco, quando afirmas: "Se o homem (e não Deus) encontrar um outro faça o seu lugar de morte "  

    Não há equívoco, e sim o entendimento acerca da MISERICÓRDIA.

    Márcio escreveu:Por acaso foi o homem que instituiu a matança toda em que consiste os sacrifícios? Foi iniciativa do homem instituir as leis descritas em êxodo/levítico/números/deuteronômio? você coloca no homem uma culpa que ele não tem e atribui a ele uma responsabilidade indevida. Consegues perceber?  

    Então vejamos: "Comeste da árvore que lhe disse para não comer???"

    Adão, avisado acerca da morte que estava na árvore do conhecimento transgride o mandamento, come do que lhe foi ordenado não comer e você me diz que não há nada de errado nisto????

    Vamos fazer o mesmo com a LEI de Moisés. O homem transgride a Lei que lhe foi dito que cumprisse. Ele transgride esta Lei e você me diz que não há culpa alguma nisto??? Então podemos matar, roubar, e descumprir todas as Leis que não há nenhuma culpa e pecado nisto??? Bela consciência a sua!  Wink 

    Entenda Márcio. Uma coisa só existe por causa de outra. Os sacrifícios só existiam por causa dos pecados! Cesse o pecado e não haverá sacrifícios! Se Deus deu a Lei de Vida e o povo decide quebrar esta Lei, qual a consequência disto???
    Márcio escreveu:
    Engraçado. Tu isentas a divindade de responsabilidade até mesmo de instruir acerca de sacrifícios e o coloca como agente "fiscalizador" daquilo que ele não teria instruído, são estranhas as suas colocações.

    A instrução acerca do que fazer depois que pecar já temos: "A alma que pecar esta morrerá". Mas encontrando a MISERICÓRDIA chegamos nos sacríficos expiatórios. Os sacrifícios expiatórios são frutos da MISERICÓRDIA de Deus. Assim, Deus instrui quanto a como oferecer estes sacrifícios, de acordo com a Sua JUSTIÇA, e fiscaliza se os sacrifícios atenderam os devidos requisitos.


    Márcio escreveu:O olho por olho, dente por dente, vindo do código do Rei babilônico Hamurábi, se aplicava as relações entre pessoas, cidadãos daquela nação e não na relação homem/divindade.

    Não entendi! Fico devendo.

    Márcio escreveu:Sempre sou honesto nas colocações, embora elas pareçam um pouco duras em alguns momentos.
    Agora respondendo as suas colocações:  

    Para quem são os sacrifícios de animais?
    Resposta: Você perguntou para "quem" são os sacrifícios, os sacrifícios são para a divindade que as solicitou, para os hebreus YHVH, foi ela que instituiu os sacrifícios e afirmou que seriam "de aroma suave", "de cheiro suave", "agradáveis"  

    Está equivocado Márcio. Ouça: "A alma que pecar esta tem que morrer". Para quem são os sacrifícios??? Para a alma que deveria morrer. O sacrifício não é para Deus, mas para nosso favor! Tanto no AT como NT os sacrifícios são para o nosso favor e não para Deus.

    Agora deixa eu te fazer entender algumas coisas: "cheiro suave"

    Deus tem nariz??? Tem boca??? Gosta de churrasco??? Deus é espirito. Então o que é "cheiro suave" para Deus??? Isto nada mais é do que uma figura de linguagem, ouça:

    Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18

    Da mesma forma, no AT o "cheiro suave" não era o que vinha do animal queimado, e sim do que vinha do coração do ofertante:

    Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações. Isaías 66:2-3

    Ta vendo??? Não é a matança que importa para Deus e sim como o ofertante está com seu coração diante de Deus na hora do sacrifício. Isto é "cheiro suave"! Wink 

    Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Isaías 57:15

    Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18

    Márcio escreveu:


    Agora, para demonstrar o SEU AMOR e a SUA MISERICÓRDIA, entra em ação o sangue de animais, mas os homens tem o direito de não aceitar o AMOR e muito menos a MISERICÓRDIA DE DEUS, e assim, não precisam sacrificar, pois a sua morte já está determinada desde o Éden. Então morra o homem no seu pecado como justiça realizada (efetuada)

    Para mostrar amor e misericórdia, basta o perdão.

    Márcio

    Se assim é, por que Jesus foi a Cruz??? No teu entendimento, bastava o perdão e tava tudo resolvido, sem Justiça e sem Juízo. Que beleza hein???

    Um dia você vai entender que: O AMOR não se aplica sem que haja JUSTIÇA e a MISERICÓRDIA.

    Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto. Salmos 89:14

    Deus é AMOR sim Márcio, mas é um Deus de JUSTIÇA, e uma coisa não anula a outra!
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Dom 18 maio 2014, 19:12

    Marcelo Almoedo escreveu:Não consigo entender de que modo a morte de um inocente cancela a culpa de um criminoso... Até faz sentido uma situação em que um pai tenha que escolher entre a morte do próprio filho e a morte de várias pessoas. Talvez ele ache que muitas vidas têm mais valor que uma única vida, mas, se esse pai tem o poder incondicional de salvar o grupo de pessoas, por que ele só o faz se essas pessoas matarem seu filho antes? É incrível que em pleno século XXI que alguém acredite em que um deus faria um sacrifício para apaziguar a si mesmo, para nos salvar dele mesmo, ainda por cima o sacrifício de uma parte dele próprio

    Vamos tentar lhe explicar a loucura de Deus (Evangelho da Cruz).

    Primeiro você deve olhar para Adão e todos os seus descendentes. Quando Deus expõem Adão a um caminho de vida e a um caminho de morte o que Ele está fazendo senão dar a criatura a escolha de existir ou não. Se a criatura decidir existir comerá da árvore da vida, se decidir não existir comerá da árvore do conhecimento.

    Agora, pode a criatura se ARREPENDER DA SUA ESCOLHA de morte??? Sim!

    Mas as consequências, ou seja, a PALAVRA de Deus nunca será anulada, nunca será revogada. Então, para manter a Sua Palavra que não pode voltar a trás, Deus a cumpre em Seu Filho. Assim, Cristo morreu em nosso lugar!

    Agora, porque era um inocente, Deus o ressuscitou dentre os mortos! Assim Deus estabelece a sua JUSTIÇA e SALVA os pecadores da sua condenação ao mesmo tempo!

    Matou a charada??? Deus é ou não é tremendo???

    Resumindo: Deus não pode invalidar a Sua Palavra, se assim fosse ele não seria Deus da Verdade!
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Dom 18 maio 2014, 19:26

    Marcelo Almoedo escreveu:... porque uma hora você diz : esse povos (AMONITAS) que são descendente de Ló são intocados pelo pacto de Deus a Abraão e na outra foram designado a extinção. Portanto decida-se

    Quem foi designado para extinção foram os amorreus, descendentes de Cam e não os amonitas descendentes de Sem. Se nalgum post eu fiz esta troca de nação me perdoe a falha, mas não me lembro de ter escrito isto!

    Marcelo Almoedo escreveu:Agora se expressou melhor do que anterior ... Mas ainda tem um fato bastante curioso ai: Porque quem viu a nudez de Noe foi Cam mas quem se lascou foi seu filho Canaã (Justiça Divina?)

    E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra... E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. Gênesis 9:1; 18

    Note a informação:.. e Cam (ou Cão) é o pai de Canaã.

    Esta é simples Marcelo. Noé não poderia amaldiçoar a quem Deus havia abençoado, assim roga a maldição sobre a descendência de Cam. Inteligente o cabra, é ou No é???  Razz

    Mas é somente depois, pela Lei de Moisés que entendemos a gravidade do ato de ver a nudez de pai e mãe:

    Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez. Levítico 18:7
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 maio 2014, 21:24

    Boa noite

    Rasabino
    Não por intermédio do sacerdócio levítico e muito menos no Santuário de Deus, pois não havia qualquer Lei para ritos ou sacrifícios de humanos!
    É Exatamente Isso.  Essa é a principal razão de nossa discussão e divergência sobre esse tema, não existe nenhuma lei explícita mencionado no texto bíblico que proibisse essa pratica ou não. 

    Almoedo
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Márcio Dom 18 maio 2014, 23:42

    Rasabino,

    Segue comentários em relação à postagem n. 160.


       Rasabino escreve: Faça a pergunta: Se são os homens que pecam, por que são animais que são mortos?
       Simples: Se o homem (e não Deus) encontrar um outro faça o seu lugar de morte (expiação), a justiça de Deus será satisfeita, pois a alma que pecar essa morrerá.

       Márcio responde e discorda: É uma tremenda contradição o que afirmas. Em um momento dizes: "a alma que pecar esta morrerá" e no outros dizes, "Se o homem encontrar um outro que faça em seu lugar". Percebes que não tem coerência nas afirmações? Percebes que são afirmações antagônicas que se anulam entre si?

       Rasabino tenta explicar a situação: Não há incoerências, nem antagonismo se entender o efeito da palavra MISERICÓRDIA. De fato a alma que pecar esta morrerá como de fato morre, haja visto que desde que Adão pecou nenhum ser humano viveu eternamente. Mas a morte como punição pelo pecado não extingue a culpa do pecado. Foi neste sentido que as ofertas de sacrifícios pela CULPA encontraram seu objetivo, qual seja, pacificar a consciência da culpa do pecado.

    Márcio intervém novamente e discorda da posição, existe sim uma incoerência e antagonismo.

    Primeiro: Se é o homem que é culpado, é este que deve morrer e não outro, do contrário aquele papo "a alma que pecar morrerá", além de ser utilizado de forma descontextualizada, não serve de nada.  
    Segundo: Colocar no homem a responsabilidade por encontrar outro para o seu lugar, sendo que foi a divindade que orientou que ele deveria matar animais em seu favor. Quando foste questionado à respeito, tu não respondeste.  

    Prezado, não existe misericórdia aqui, ter misericórdia, é dar perdão irrestrito, incondicional. O perdão da lei é condicional, é barganha. apenas se transfere o pagamento da conta para um terceiro.

    Você utiliza de forma equivocada um texto que é aplicado para deixar claro que os delitos dos pais não seriam pagos pelos filhos, isto significa que cada um é responsável por si e assume as consequências de seus próprios erros. Leia o texto corretamente: Ezequiel 18:20, diz: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.".  

    Outras frase de sua autoria:
    "haja visto que desde que Adão pecou nenhum ser humano viveu eternamente": Comento: Adão não foi concebido para ser imortal, ele sempre foi passível de morte independente de haver pecado.


    Assim temos: expiação pelo pecado em levíticos 5 e expiação pela culpa do pecado em Levíticos 7. Mas este assunto é por demais denso para debater num forum.

    Não foi questionado o mérito da lei da expiação, mas se quiseres entrar no detalhe podemos começar.


    Márcio escreveu: Outro equívoco, quando afirmas: "Se o homem (e não Deus) encontrar um outro faça o seu lugar de morte "  
    Rasabino responde: Não há equívoco, e sim o entendimento acerca da MISERICÓRDIA.

    Desculpe, mas existe clara contradição e equívoco.
    Pois o homem fez todos os sacrifícios em função da solicitação da divindade.
    Você não respondeu anteriormente, então sou forçado a perguntar novamente.
    Quem instruiu as ordenanças de sacrifícios descritas em exodo/levítico/números/deuteronômio? Foi a divindade ou foi o homem? seja claro e objetivo na resposta.    

    Não há misericórdia alguma aqui. Ela não é aplicada nos termos que queres estabelecer.


    Márcio escreveu:Por acaso foi o homem que instituiu a matança toda em que consiste os sacrifícios? Foi iniciativa do homem instituir as leis descritas em êxodo/levítico/números/deuteronômio? você coloca no homem uma culpa que ele não tem e atribui a ele uma responsabilidade indevida. Consegues perceber?  

    Rasabino responde: Então vejamos: "Comeste da árvore que lhe disse para não comer?
    Adão, avisado acerca da morte que estava na árvore do conhecimento transgride o mandamento, come do que lhe foi ordenado não comer e você me diz que não há nada de errado nisto?
    Vamos fazer o mesmo com a LEI de Moisés. O homem transgride a Lei que lhe foi dito que cumprisse. Ele transgride esta Lei e você me diz que não há culpa alguma nisto??? Então podemos matar, roubar, e descumprir todas as Leis que não há nenhuma culpa e pecado nisto??? Bela consciência a sua!  

    Respondo novamente.

    Continua um raciocínio desconexo e sem coerência. Pois em nenhum momento foi questionado à existência ou não de culpa, este é outro capítulo. A sua resposta serve apenas para fugir da questão que lhe foi dirigida de maneira simples e clara, requerendo apenas uma resposta também simples e clara. Repito aqui, quem instruiu as ordenanças de levítico/números/deuteronômio/exodo, a divindade ou o homem? Seja claro e direto, sem enrolações, estou começando a me cansar disto.  

    Enquanto espero por sua resposta, segue abaixo algumas coisas para raciocinar.

    Existia morte mesmo na árvore do conhecimento do bem e o mal?
    Basta me dizer se ao comer o fruto, Adão morreu? ele morreu como consequência direta deste ato? ou ele morreu 930 anos depois?    


    Entenda Márcio. Uma coisa só existe por causa de outra. Os sacrifícios só existiam por causa dos pecados! Cesse o pecado e não haverá sacrifícios! Se Deus deu a Lei de Vida e o povo decide quebrar esta Lei, qual a consequência disto???

    Errado.
    O sacrifício somente existe porque não existe perdão.
    O sacrifício existe por uma escolha da divindade, que condenou o homem em primeira instância, e instituiu em exodo/levítico/números/deuteronomio formas de manter o homem em constante jugo.    

    Lei de vida? leia II corintios 3:7, a lei conduzia à condenação e morte.


    Márcio escreveu: Engraçado. Tu isentas a divindade de responsabilidade até mesmo de instruir acerca de sacrifícios e o coloca como agente "fiscalizador" daquilo que ele não teria instruído, são estranhas as suas colocações.

    Rasabino responde: A instrução acerca do que fazer depois que pecar já temos: "A alma que pecar esta morrerá". Mas encontrando a MISERICÓRDIA chegamos nos sacríficos expiatórios. Os sacrifícios expiatórios são frutos da MISERICÓRDIA de Deus. Assim, Deus instrui quanto a como oferecer estes sacrifícios, de acordo com a Sua JUSTIÇA, e fiscaliza se os sacrifícios atenderam os devidos requisitos.

    Errado.
    Misericórdia é perdão incondicional, sabes o que é incondicional? sabes o que é sem barganha? sabes o que é sem reservas?
    A Lei não trazia perdão/misericórdia incondicional.
    Pois o sacrifício era justamente a condicionante.
    Procedimento fútil e inútil conforme hebreus 10:4, para fins de pagamento por pecados.    



    Márcio escreveu:Sempre sou honesto nas colocações, embora elas pareçam um pouco duras em alguns momentos.
    Agora respondendo as suas colocações:  
    Para quem são os sacrifícios de animais?
    Resposta: Você perguntou para "quem" são os sacrifícios, os sacrifícios são para a divindade que as solicitou, para os hebreus YHVH, foi ela que instituiu os sacrifícios e afirmou que seriam "de aroma suave", "de cheiro suave", "agradáveis"  

    Rasabino responde: Está equivocado Márcio. Ouça: "A alma que pecar esta tem que morrer". Para quem são os sacrifícios??? Para a alma que deveria morrer. O sacrifício não é para Deus, mas para nosso favor! Tanto no AT como NT os sacrifícios são para o nosso favor e não para Deus.

    Errado Rasabino,
    Os sacrifícios são ordenança da divindade e servia para aplacar sua ira.
    Os sacrifícios eram feitos em um altar e dedicado a uma divindade (em todas as culturas e não somente a hebraica).

    Não é para o homem. É para a divindade que recebia, se agradava do sacrifício e livrava a cara do povo.
    O destinatário das oferendas é a divindade e não o homem.

    O homem se beneficiava do sacrifício devido ao fato da divindade não descarregar sua ira sobre ele, mas não era o homem o destinatário dos sacrifícios,  era a divindade.  

    Este conceito/entendimento que apresentas é grosseiro e não é o que preconiza os textos do Pentateuco.


    Agora deixa eu te fazer entender algumas coisas: "cheiro suave"
    Deus tem nariz??? Tem boca??? Gosta de churrasco??? Deus é espirito. Então o que é "cheiro suave" para Deus??? Isto nada mais é do que uma figura

    Em todos os textos em que aparece a expressão "cheiro suave", "aroma suave" "agradável", significa que existe satisfação, contentamento e prazer da divindade naquilo que estava sendo feito ou ofertado ou sacrificado. Isto é notório e cristalino nas escrituras hebraicas.


    Da mesma forma, no AT o "cheiro suave" não era o que vinha do animal queimado, e sim do que vinha do coração do ofertante:

    Errado.
    O contentamento residia no fato de ter havido morte, de ter havido derramamento de sangue. Era isto que era agradável.
    Era agradável a morte, pois a lei era um ministério de morte.


    Rasabino escreveu: Agora, para demonstrar o SEU AMOR e a SUA MISERICÓRDIA, entra em ação o sangue de animais, mas os homens tem o direito de não aceitar o AMOR e muito menos a MISERICÓRDIA DE DEUS, e assim, não precisam sacrificar, pois a sua morte já está determinada desde o Éden. Então morra o homem no seu pecado como justiça realizada (efetuada)

    Márcio discorda: Para mostrar amor e misericórdia, basta o perdão.

    Rasabino responde novamente: Se assim é, por que Jesus foi a Cruz? No teu entendimento, bastava o perdão e tava tudo resolvido, sem Justiça e sem Juízo. Que beleza hein?

    Comento as afirmações acima.
    Não há necessidade de sangue para demonstrar amor, misericórdia e perdão. O perdão incondicional, dispensa qualquer condicionante, inclusive sacrifícios que era o que preconizava a Lei de Moisés. Isto é bem fácil de entender.

    Explique porque o Cristo (que não pecou) foi morto? afinal de contas afirmas que "A alma que pecar morrerá", ainda que bastante fora de contexto.      


    Rasabino disse: Um dia você vai entender que: O AMOR não se aplica sem que haja JUSTIÇA e a MISERICÓRDIA.

    Errado.
    O amor verdadeiro é incondicional.
    Afinal de contas "eles não sabem o que fazem"


    Deus é AMOR sim Márcio, mas é um Deus de JUSTIÇA, e uma coisa não anula a outra!

    Errado.
    Na lei não existe amor, existe barganha, existe troca, existe condicionantes.
    Isto não é amor irrestrito e sem reservas.


    Márcio
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Seg 19 maio 2014, 18:27

    Boa noite Marcelo!

    Marcelo Almoedo escreveu:É Exatamente Isso.  Essa é a principal razão de nossa discussão e divergência sobre esse tema, não existe nenhuma lei explícita mencionado no texto bíblico que proibisse essa pratica ou não. 

    Sacrificar os descendentes de Abraão e queimá-los em holocausto era proibido por Lei:

    Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Deuteronômio 18:10-11

    Tanto que o capítulo 16 de Ezequiel trata sobre este tipo de sacrifício e é abominável ao Senhor:

    Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição? E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo. E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e revolvida no teu sangue. Ezequiel 16:20-22
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 19 maio 2014, 20:52

    Boa noite
    Marcelo Almoedo escreveu:
    Não consigo entender de que modo a morte de um inocente cancela a culpa de um criminoso... Até faz sentido uma situação em que um pai tenha que escolher entre a morte do próprio filho e a morte de várias pessoas. Talvez ele ache que muitas vidas têm mais valor que uma única vida, mas, se esse pai tem o poder incondicional de salvar o grupo de pessoas, por que ele só o faz se essas pessoas matarem seu filho antes? É incrível que em pleno século XXI que alguém acredite em que um deus faria um sacrifício para apaziguar a si mesmo, para nos salvar dele mesmo, ainda por cima o sacrifício de uma parte dele próprio
    Rasabino respondeu
    Vamos tentar lhe explicar a loucura de Deus (Evangelho da Cruz).
    E o pior que ele deixa rastros  em alguns seguidores...............
    Primeiro você deve olhar para Adão e todos os seus descendentes. Quando Deus expõem Adão a um caminho de vida e a um caminho de morte o que Ele está fazendo senão dar a criatura a escolha de existir ou não. Se a criatura decidir existir comerá da árvore da vida, se decidir não existir comerá da árvore do conhecimento
    Como eles iriam ter o conhecimento dessa escolha sem antes de comer a fruta?????????????????

    Resumindo: Deus não pode invalidar a Sua Palavra, se assim fosse ele não seria Deus da Verdade!
    Um criador do universo, todo poderoso e perfeito cria sua obras prima com defeito e para salva-la terá de suicidar uma parte de si mesmo  para resgatar uma regra que le mesmo criou 

    Desculpa, Não Entendir Ainda  
    Mas as consequências, ou seja, a PALAVRA de Deus nunca será anulada, nunca será revogada. Então, para manter a Sua Palavra que não pode voltar a trás, Deus a cumpre em Seu Filho. Assim, Cristo morreu em nosso lugar!
    Se sua palavra nunca será mudada e revogada, então qual o sentido de se fazer oração ou de pedir uma cura ou um um milagre se nada por revogado?????????
    Agora, porque era um inocente, Deus o ressuscitou dentre os mortos! Assim Deus estabelece a sua JUSTIÇA e SALVA os pecadores da sua condenação ao mesmo tempo!
    Uma coisa é certa, por mais que tente explicar, vocês nunca vai conseguir delinar isso. Vocês não percebem o quão ridículo soam quando dizem coisas como "Sangue precisava ser derramado", quando se diz que Deus é todo-poderoso ... criou essas regras e pode facilmente descarta-la, ou Não. 

    Vocês também dizem que "Deus é justo e misericordioso" .. que são duas coisas contraditórias. Por ser misericordioso, isso significa que Deus não vai fazer justiça, quando necessário. entende a contradiçaõ ai.....

    Deus, enviando-se para si mesmo é o equivalente de me ter que sacrificar meu braço, a fim de perdoar alguém. Eu poderia simplesmente perdoar essa pessoa, sem fazer  qualquer sacrifício, mas eu fiz as regras de uma forma que significa que eu devo cortar meu braço em primeiro lugar. No entanto, Deus leva isso a um nível totalmente novo .. porque se eu tivesse seguido a história de Jesus, depois de cortar o meu braço ... meu braço vai ressuscitar (voltar a crescer) o que significa que eu tenho feito sacrifício nenhum. 
    Matou a charada??? Deus é ou não é tremendo???
    Não, e nem tente, porque é a mesma situação da trindade nem o seu criador sabia explicar,  tu irias saber ...................,

    Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 19 maio 2014, 21:38

    Boa noite

    Rasabino

    Sacrificar os descendentes de Abraão e queimá-los em holocausto era proibido por Lei:
    Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Deuteronômio 18:10-11
    Você é um cristão impressionante, sabe todos os versos bíblicos de có e sorteado, mas infelizmente separado entre si, que se tem uma ilusão que preenche o nossos requisitos sem as devidas atenções no contexto de onde se origina............ e você é cobra nesse aspecto.....

    Esse versos é uma recomendação do próprio Deus quando os Israelitas chegarem nas terras prometidas, eles deve ter o cuidado para não se adulterarem pelos costumes do povo local .....e por acaso um deles oferecer seu filho a um Deus pagã ele morrerar...........

    Deuteronômio 18:09-14
    Quando chegarem à terra prometida terão muito cuidado em não se deixarem corromper pelos horríveis costumes das nações que lá vivem agora. Por exemplo, se houver algum israelita que apresente o seu filho para ser queimado em sacrifício aos deuses pagãos, deverá ser morto. Nenhum israelita praticará coisas como artes mágicas ou magia negra, ou espiritismo, invocando os espíritos dos mortos e utilizando médiuns, nem bruxarias, adivinhações ou astrologia e consulta de horoscópios. Quem quer que seja que pratique qualquer destas coisas torna-se, para o Senhor, objecto de abominação e repugnância; pois é por causa dessas mesmas coisas que o Senhor expulsa da terra as nações que aqui estavam. Deverão andar com toda a integridade e rectidão na presença do Senhor vosso Deus. Os povos cujo território vão agora ocupar todos eles praticavam essas coisas, mas o Senhor vosso Deus não permitirá que façam tal coisa.

    O problema aqui é o ciúme, o egoísmo de suas ovelhas serem sacrificadas em outras churrascaria a não ser a dele.
    Tanto que o capítulo 16 de Ezequiel trata sobre este tipo de sacrifício e é abominável ao Senhor:
    Para Outros Deuses Não Pra Ele)
    Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas, que me tinhas gerado, e os sacrificaste a elas, para serem consumidos; acaso é pequena a tua prostituição? E mataste a meus filhos, e os entregaste a elas para os fazerem passar pelo fogo. E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições, não te lembraste dos dias da tua mocidade, quando tu estavas nua e descoberta, e revolvida no teu sangue. Ezequiel 16:20-22
    Esse capitulo de Ezequiel 16 Deus esta comparando o comportamento de seu povo ISRAEL como uma postituta, uma meretriz, Leia  começa assim (Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém seus atos abomináveis; e dize: Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém: (Ezequiel 16:02-03)

    Almoedo

    Conteúdo patrocinado


    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 11 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 18:54