Marcelo Almoedo escreveu:Sim, o que tem isso haver. Na travessia pelo desertos eles não foram atacados e deixaram passar os judeus pelos seus territorios. Mas a razão de os amonitas atacarem os judeus era para recuperar de volta as terra do rei Siom conquista por Israel em sua atrevessias,
Não entendi. Então você está tentando me dizer que os amonitas (Amon) queriam "recuperar" uma terra que não era deles??? Rei de Siom (amorreu)
O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis: A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã; e deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo. Salmos 135:10-12
Você não está equivocado???
Marcelo Almoedo escreveu:Jefté enviou mensageiros ao rei de Amom, inquirindo das razões porque Israel estava sobre ataque. E a resposta que deram é que aquela terra pertencia ao povo de Amom; tinha-lhes sido roubada - disse o rei amonita - quando os israelitas vieram do Egipto. Todo aquele território, desde o rio Arnom até Jaboque e até ao Jordão, era seu - clamou ele. Devolvam-nos a nossa terra pacificamente, pediu o rei amonita.
O que era de Amon nunca foi tomado por Israel! Deus deixou os limites dos descendentes de Amon reservado!
Marcelo Almoedo escreveu:Jefté explicar que Israel não roubou nada e diz a razão de Israel tinha conquisou essas terras. Leia peloamordedeus. O território dos amonitas foi preservado e dito a Israel que não "molestasse" os amonitas em seu território. Mas onde esta escrito que israel atacou os amonitas, foi ao contrário.......os amonitas foi quem atacou Israel reivindicando como roubo das terras conquistado em sua atrevessias 300 anos antes.
Já sabemos que nunca houve roubo nenhum!
Marcelo Almoedo escreveu:Exatamente, o problema é que os amonitas recusaram o pedido de paz de Jefté e o pau começou, Leia por favor e irá compreender de vez por todas porque os amonitas atacaram os israelitas.Marcelo Almoedo escreveu:
Portanto meu caro Rasabino , o real motivo foi que os amonitas queria consquistar Gileade, mesmo Jetfé procurando primeiro resolver diplomaticamente o conflito com os filhos de Amon, No entanto, o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos às palavras que Jefté que lhe enviou : lógica de resposta de Jefté, fundamentado não tinha nenhum efeito sobre o rei de Amon. A guerra era, portanto, inevitável.
Rasabino escreveu:Portanto, meu caro Marcelo, NÃO FOI O VOTO DE JEFTÉ que definiu a vitória, e sim o arrependimento do povo, e ficou pior para Jefté copiar os sacrifício de pessoas que não estavam de conformidade com as Lei Cerimoniais dadas aos sacerdotes!
Marcelo Almoedo escreveu: Jefté tinha formulado uma promessa que era: se Deus ajudasse Israel a vencer os amonitas. Jefta leva seus soldados contra os amonitas e o Senhor deu-lhe a vitória
Esta promessa de Jefté era totalmente dispensável, haja vista o povo havia se arrependido da idolatria. Assim, o voto, foi um voto de tolo!
Marcelo Almoedo escreveu:Desta forma os amonitas ficaram subjugados ao povo de Israel. Quando Jefta regressou a casa, e sua única filha veio ao seu encontro, rasgou suas roupas e disse. Ai, minha filha!, gritou. Deste cabo de mim agora! Porque fiz um voto ao Senhor e não posso voltar atrás. (que voto era esse) Ela respondeu. Pai, deves fazer conforme tudo o que prometeste ao Senhor porque ele deu-te uma grande vitória sobre os inimigos, os amonitas. quando a garota regressou de sua lamentação de que iria morrer virgem, sem conhecer um varão,(que coisa triste) o qual Jefté cumpriu nela o voto que tinha feito.
Como disse acima, Jefté fez um voto de tolo, pois a vitória estava garantida pelo arrependimento do povo!
Marcelo Almoedo escreveu:E quem te disse quem só poderia oferecer sacrifíco eram os sacerdotes, nem Abraão e Noé, eram sacerdotes, mesmo assim ofereceu sacrificio vivo a seu deus.
Putsss!!!!
Cê TÁ brincando com a minha paciência, né Marcelo?
Nem Noé, nem Abraão estavam sob regime de Lei! Jefté estava! Cumpra-se a Lei VIGENTE!