Antonio diz
Ernesto, veja bem o que você me respondeu: " Para mim só existe um único Deus, composto de três pessoas distintas, cada um com a sua personalidade própria, concedido pelo Pai, que procedem do Pai. João 15:26,
Ora. se procedem do Pai então não há nada mais lógico que os três são compostos da mesma essência divina. "
Antonio diz:
É claro que existe só um único Deus, uma única divindade, pois se houvesse duas ou três divindades seria um claro politeísmo! Mas a questão é: Deus poderia deixar de ser Deus? Ou melhor: A trindade poderia deixar de ser trindade?
Ernesto responde;
Esqueça trindade, esta não existe, existe a divindade, que é composta com três seres oriundos de uma só arvore genealógica.
Para começar; vamos separar o Cristo, do Jesus, Jesus foi um estágio temporário do Cristo no qual ele se fez humano,
Vamos penetrar na divindade e eternidade de Cristo Espirito.
As três pessoas formam uma família, ninguém foi criado, o filho é parte da própria existência divina, ele se tornou um outro ser porque ele deixou o seio do Pai através da palavra João 1:1-3,
Alguma duvida? Então leia João 17:8, porque lhes dei as PALAVRAS que me deste; (logos) e eles as receberam. As palavras era Cristo,
e tem verdadeiramente conhecido QUE SAÍ DE TI. Cristo saiu do Pai através da palavra, a palavra é o poder Criador que emana da boca de Deus. Cristo sempre foi Espirito, e, não podia ser diferente porque é uma parte do Pai Espirito.
O grande problema é que os cristãos querem igualar a existência divina.com a natureza humana, e, aí, cria a dificuldade de entender que Deus é etéreo, um corpo fluídico. Ele se pode dividir em quantas partes quiser, e sempre continua sendo o mesmo Deus.
Tu duvidas? Então me responda como pode Deus estar presente, e, em todos os lugares, ao mesmo tempo;..
Preste atenção; Para Deus manter contato com a humanidade foi preciso de alguém da divindade se ANIQUILAR,Cristo deixou inerte a parte divina, mas, não extinguiu o seu poder divino.
Leia Heb. 1:3, O qual, sendo o resplendor da sua Gloria (Deus Pai), e a expressa imagem da sua pessoa, (DO PAI) e sustentando todas as coisas pela PALAVRA DO SEU PODER.
Cristo deixou a divindade temporariamente para se comunicar com os homens,. Só podia ser dessa maneira que os homens puderam conhecer pelo menos um pouco do seu Criador.
Jesus disse tantas vezes que ele e o Pai eram um, um em natureza e divindade,
Leia parte do verso 5, ....Eu lhe serei por pai e ele me será por filho.
Eu te pergunto? Porque a paternidade só foi reconhecida depois que Cristo tomou a natureza humana?
É porque enquanto ele, Espirito, era parte do Pai, e não podia ser filho, porque não é uma cria de Deus. Sómente depois de ele se fazer carne foi considerado filho.
Antonio responde;
" Amigo, isso ai que você me falou só seria possível se Jesus tivesse a divindade derivada do pai, mas nenhum trinitariano admitiria esse possibilidade!
Ernesto responde.
Há várias linhas trinitarianas que interpretam a maneira deles a divindade, Eu não acho na bíblia nenhuma passagem que provasse de Cristo ser Deus sem ser parte de Deus Pai.
Abraços Ernesto