Gilcimar,
A continuação do meu comentário é exatamente sobre sua postagem de nº 14:
Gilcimar escreveu:Falo da Fé como algo que precisaria ser condicionada por força de sinais e prodígios...João 4:48
Esta forma de crença não é Fé , pois não há convicções quando os prodígios e sinais ainda não aconteceram e esta condição é posta como motivo para passar a crer...
Fé é ter convicção sem necessitar deste processo e condição..
Concordo com você!!!
Mas a questão que levantei não é esta. Como eu disse anteriormente, a fé racional não precisa de provas físicas, apenas provas lógicas. Sinais e prodígios seriam provas físicas. E, realmente, se somente houver fé a partir destes sinais e prodígios não podemos chamar de fé.
A parte em que você diz:
Gilcimar escreveu:Assim a Fé Bíblica é aquela que vem pela pregação e é isso que deve ser pesquisado por aqueles que acreditam que as escrituras é fonte segura para comprovar isso..... Romanos 10:17
Isto é exatamente o que defino como fé irracional. Crer apenas porque alguém disse e/ou utilizar apenas uma fonte é irracional, completamente ilógico.
Não digo que esta fé irracional é ruim mas sim perigosa. Perigosa, pois, muitos "ignorantes" se aproveitam dela. Vou explicar o porque da palavra entre aspas:
há 2 tipos de ignorantes: 1 -os ignorantes que não possuem capacidade intelectual de buscar por si mesmo as respostas; 2 - Ignorantes que ignoram sua capacidade intelectual por "esperteza" e comodismo de não precisar assumir a responsabilidade de nenhuma consequência resultante de seus atos quando justificados pela fé.
Os primeiros infelizmente dependem da sorte de estarem próximo a um ambiente com um líder religioso que não abusa da ignorância deles, pois, caso contrário, são ovelhas guiadas por lobos. Já os "espertos" procuram um lugar com regras que conseguem conviver, que não causam grande impacto no seu modo de vida, pois, assim podem continuar vivendo como querem e justificando seus atos pela fé responsabilizando Deus e seus líderes religiosos pelas consequências.
E vale ressaltar que existe uma pequena minoria que tem a fé irracional e mesmo assim age de modo íntegro.
Assim como não é interessante para o governo brasileiro investir na educação, pois, criariam eleitores conscientes que iriam contra a forma de governo corrupta atual, também não é interessante para os líderes religiosos orientar seus seguidores para que busquem também outras fontes para suas dúvidas espirituais a fim de criar seu próprio conceito, assim fazendo uso da fé racional, pois, perderiam a liderança corrupta da forma como ela é hoje.
Há 2 coisas que movem o ego do homem: Dinheiro e poder.
A forma atual tanto do governo quanto da liderança religiosa proporciona esses 2 pilares que sustentam o ego. Assim como há pouquíssimos políticos que conseguem agir com honestidade e não deixam esses 2 "demônios" o possuírem corrompendo suas decisões, também há líderes religiosos que conseguem essa façanha. Mas infelizmente a grande maioria sucumbe ao seu egoísmo e não consegue lhe dar de forma íntegra com sua posição.
Sei que fugi do tema do tópico, mas, são pontos que acho muito importante comentar.
Ricardo Bianchini