Graça e Paz Marcelo!
Marcelo Almoedo escreveu:Portanto Rasabino a bíblia nos diz que ..... somos salvos pela graça ou por obras? Em Gálatas 2:16 Paulo afirma que ninguém será justificado pelas obras. Já em Tiago 2:14 Tiago afirma que seremos justificados por obras e não somente por fé. Atos 10:04 Cornélio é aprovado por Deus por causa das orações e das “esmolas” a ponto de receber a visita de um anjo e o dom do Espírito Santo pouco depois. Então Rasabino, sendo ela inerrante e infalível o que você irá fazer....Se salvo pelas obras ou pela graças?
A grande maioria dos cristão não sabem a diferença entre JUSTIFICAÇÃO e SALVAÇÃO.
A primeira é um processo de Deus acerca dos pecados de toda humanidade, desde Adão até o último homem no Dia do Senhor!
Deus nos reconciliou novamente com Ele por meio de Cristo, e assim todos os homens estão PERDOADOS ou seja, foram JUSTIFICADOS!
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:1,2Assim Marcelo, a humanidade inteira está perdoada, e ninguém poderia se auto-justificar porque não há quem tenha mérito para isto!
Mas justificação é um processo de Deus para a salvação daquele que crêr, ou seja, todos justificados mas nem todos estão salvos porque nem todos creem na justificação dos pecados!
Agora, analisando o que Tiago está descrevendo acerca de "obras" podemos entender melhor quando nos convencemos de que essa "obra" é fruto de amor e não de "pagamento de bilhete premiado:
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Tiago 2:8Muitos davam esmolas no tempo de Cornélio, mas somente as esmolas de Cornélio chamaram atenção de Deus, porque estavam motivados pela Lei real!
Resumindo: a Fé sem amor,
que é transformada em obras, é morta! É nesse sentido que todo o conteúdo da carta de Tiago está escrita, porque DEUS é AMOR! Se não houver amor no que fazemos ao próximo não está sendo feita em Deus!
Assim se separam os que realizam obras: Uns são frutos de amor e outros são frutos de tentativas de auto-salvação.