Bom dia
Devaney
Você apresentou a sua cronologia da crucificação, irei apresenta o meu apanhado dos acontecimentos em torno da crucificação e ressurreição de Jesus, apresentado de uma forma plausível e lógico, em um esforço para resolver essa questão de uma vez. Vamos começar, em que momento do dia que a Bíblia diz que Jesus morreu na cruz? ...Sei que pode parecer, numa primeira instância, que a revelação desse problema exige conhecimentos muito profundos do Antigo Testamento e práticas judaicas, mas reparem que não precisamos de mais nada, além da própria Bíblia, para resolver essa questão
Mateus 27:46 <> e cerca da hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eli, Eli, lama sabactâni? isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
Mateus 27:50 <> De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.
Marcos 15:34 <> E, à hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eloi, Eloi, lama sabactâni? que é, por interpretação, Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?
Marcos 15:37 <> Mas Jesus, dando um grande brado, expirou..
As escrituras nos dizem (Embora sabemos que à controvérsias sobre a hora da crucificação ) que o Messias morreu por volta da 9 horas do dia (9 horas depois que o sol tinha subido). A nona hora seria sobre a nossa 3:00 da tarde e ele foi colocado no sepulcro antes de anoitecer. Tenha em mente que a razão pela qual eles estavam com pressa para sepultar Jesus foi porque o sábado iria começar ao pôr do sol ...
Lucas 23:54 <> E era o dia da preparação, e ia começar o sábado.
... isso é porque o dia hebreu começa e termina ao pôr do sol, como a Bíblia deixa claro, e os judeus prática ainda hoje,
Genesis 1:05 <> E Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou Noite. E a * noite e a manhã foram o primeiro dias Lev 23:32 ... do mesmo até a tarde, celebrareis o vosso sábado.
Jesus morreu três horas e foi sepultado no dia da preparação (um dia antes do sábado), antes do por do sol, que começava no dia de sábado.
Agora, Devaney qual exatamente foi o dia de sábado, o primeiro dia dos pães ázimos, ou o sétimo dia (sábado) Sabbath?
Lucas 23:52-53
52 Este homem foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
53 E, tirando-o da cruz, envolveu-o em linho, e pô-lo num sepulcro escavado em pedra, onde o homem nunca antes foi colocado.
54 E era o dia da preparação [sexta-feira], e ia começar o sábado.
55 E as mulheres também, que veio com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como o corpo foi colocado.
56 E eles voltaram e prepararam especiarias e unguentos, e . no sábado repousaram, conforme o mandamento [sétimo dia sábado] (Sabbath]
Lucas 24:01 <> E, no primeiro dia da semana,(Domingo) muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado.
Marcos 16:01<> E, passado o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-lo.
Marcos 16:02 <> E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.
As mulheres viram o sepulcro e o corpo de Jesus no dia da preparação (sexta-feira antes do por do sol) e depois descansou de acordo com o quarto mandamento, no sábado (Sabbath). Quando o sábado (Sabbath) tinha passado, as mulheres voltaram ao sepulcro ao nascer do sol, e esse dia foi o primeiro dia da semana (domingo). Claramente, então, Jesus foi crucificado na sexta-feira à tarde, dia da preparação para o Sábado Sabbath.
Vamos Confirir
Sexta-Feira <> Dia da preparação
Mateus 26:20 -27:61 <> Marcos 14:16 - 15:47 <> Lucas 22:13– 23:56 <> João 13:01 – 19:42
Sábado sétimo dia (Sabbath)
Mateus 27:62 – 27:66 <> Marcos 16:01 <> Lucas 23:56
Domingo 1º dia da semana
Mateus 28:01 – 28:15 <> Marcos 16:01– 16:12 <> Lucas 24:01 – 24:51 <> João 20:01 – 20:19
Este verso quebra qualquer tentativa de uma crucificação numa Quarta
Marcos 16:09 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
Este dia da preparação sexta-feira (paraskeue: G3904) é mencionado em Mateus 27:62,Marcos 15:42, Lucas 23:54, João 19:14, 19:31 e 19:42. É interessante notar que paraskeue é usado para definir o dia antes do sábado do sétimo dia, para preparar alimentos (Êxodo 16:05), para o sábado, mas não no dia anterior a um não-sétimo dia do festival, sábado. O termo sempre significa o que chamamos de sexta-feira, tanto no uso das Escrituras e não-bíblico:
Note também que em Levítico 23 existe essa importante distinção entre o sábado do sétimo dia e no primeiro dia dos pães ázimos; nenhum trabalho era para ser feito no sétimo dia de sábado (Verso 03), e não servil de trabalho em 15 de Abib / Nisan (Verso 07).Trabalho servil é feito por um empregador ou de uma ocupação, para a vida ou salários, por assim dizer.
Levítico 23:01-03
Depois, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
- Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades.-
Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.
Levítico 23:06-07 <> e aos quinze dias deste mês é a Festa dos Asmos do SENHOR: sete dias comereis asmos; No primeiro dia, tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis;
Assim, o trabalho não-servil não foi permitida no sétimo dia de sábado, mas foi autorizado no dia 15 de Abib / Nisan. Presumivelmente, o sepultamento poderia ter sido feito depois do sol se fosse apenas 15 Nisan, mas não em um sábado do sétimo dia. Portanto, o "não trabalho" no sétimo dia de sábado foi a razão para o sepultamento antes de anoitecer, porque começou o sábado do sétimo dia (que coincidiu com o 15 de Nisan daquele ano, tornando-se um grande sábado).
O sétimo dia sábado (Sabbath) era o dia depois da crucificação, e sabemos isso porque as mulheres descansou nesse dia de acordo com o quarto mandamento de Deus . Portanto, a crucificação tinha que ter ocorrido em uma sexta-feira.
Entendeu porque não pode ser uma Quarta – Feira.
No próximo post, tentarei explicar essa lógica de que algumas pessoas, inclusive você fica empurrar a crucificação para quarta-feira.
Aguarde por favor.
Marcelo Almoedo
.