Bom, a nós foi dada esta interpretação inédita, seguida do gráfico explicativo para a edificação da Igreja. Porém, o livre arbítrio é dado a cada um, para decidir, o que crê.
Olá Jaime
Paz do Senhor Jesus
Espero que o colega não se aborreça: Tenho um certo receio de doutrinas que surgem com a capa de ineditismo!
Apesar disso, acredito que concordamos que qualquer ensinamento que surge com uma roupagem de “verdade”, precisa ser medido pelas Escrituras Sagradas!
Lembrando ao prezado que na história bíblica, Deus sempre trouxe ao seu povo, mensagem adversa do que esperavam as teologias de cada época. Em outras palavras, profeticamente eles sempre quebraram a cara, conforme alguns exemplos, abaixo:
-Os rabinos esperavam um Messias de Belém Efrata, ao sul de Israel conforme estava escrito (Mq. 5:2); no entanto Deus os surpreendeu, manifestando o Messias do norte de Israel, da Galiléia (Jo. 2).
-Os rabinos esperavam um Messias profeta, conforme estava escrito (Dt. 18:18); no entanto, Deus os tornou a surpreendê-los, enviando seu próprio Filho (Jo.1:34).
-Os rabinos esperavam que o Messias iria construir o Templo em Jerusalém, conforme estava escrito (Zc. 6:12); no entanto, o Messias os contrariou novamente, dizendo que derribaria o Templo, e em três dias, o levantaria (Jo.2:18), etc...
Creio que o “sono” de Israel foi algo que estava no plano de Deus.
Isaias 29:9-10
9 Tardai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte.
10 Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.Parece-me que a profecia de Isaias mostra que a “cegueira” de Israel veio de um “espírito de profundo sono” que foi “derramado por Deus”. Paulo faz menção a essa questão, em Romanos 11, dizendo:
Romanos 11:8
8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.
9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;
10 Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.A questão do “sono” de Israel parece ser conseqüência da ação Divina, para que um propósito seja alcançado. Por esse motivo, talvez não seja razoável citar essa situação, trazendo uma analogia para os discípulos do Senhor Jesus, hoje! Ora, se o colega tem “algo novo”, inédito como diz, devemos julgar a vossa linha com honestidade, através das Escrituras! Se não estiverem de acordo com a Palavra de Deus, a doutrina deve ser prontamente rejeitada!
Quem sabe se para esse tempo, Deus nos levantou para trazer esta grande revelação, afim de contrariar também os religiosos da última geração??? Ou seria alguma coisa impossível para Deus?
Espero não entristecer o amigo, mas parece-me que após a morte dos apóstolos, todos aqueles que se levantaram com uma doutrina inédita, acabaram por criar uma religião nova!
Confesso que não sei como o amigo entende, em termos gerais de graça, salvação, fé, e ainda estou tranqüilo porque em minha mente, estamos tratando apenas sobre escatologia. E no meu entendimento, a forma como um discípulo do Senhor crê, sobre como será a volta do Messias, não afeta para questão de salvação. Mas confesso que passo, a cada mensagem, a estar mais temeroso sobre a crença do amigo, em relação a assuntos como graça, fé, salvação, pecado, pois tem se apresentado como alguém que “Deus levantou para trazer uma grande revelação”.
No tocante ao quarto reino, não há incoerência alguma, em ele ser o Anticristo.
Analise comigo: Uma mensagem profética quase sempre se mostra resumida, e polivalente. Assim sendo, nós não podemos focar o assunto, em cima apenas do pequeno chifre, como sendo somente este, o Anticristo; pois o mesmo verso também apresenta antes, o quarto reino, como um ser (animal), que tinha dentes grandes de ferro (boca), devorava, e pisava aos pés, a sobra.
Amigo,
a revelação de Daniel apresenta apenas quatro reinos! São apenas quatro animais, representando quatro reinos! Também a profecia da estátua de Nabucodonosor parece mostrar a mesma mensagem desta visão de quatro animais, e mostra quatro reinos!
Na passagem de Daniel 7, sobre os quatro animais, é interessante notar que alguns animais possuem “chifres”. Para interpretarmos coerentemente, creio que
se consideramos os animais como sendo reinos, como bem percebemos no texto,
é coerente que adotemos de que os chifres daquele animal, sejam governantes, ou talvez nações, que surgiriam ou surgirão, dentro daquele determinado reino! A grande questão, entretanto,
é que são apenas quatro animais, ou quatro reinos, ou seja,
não existem um quinto animal! Se alguém ensina outros reinos além desses, estará adicionando mensagem a Escritura!
Daniel 7:2-3,23
2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o mar grande.
3 E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros, subiam do mar.
23 Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos;Parece-me coerente que a mensagem é de que o “quarto animal” será
o quarto reino na terra, e será diferente de todos os outros reinos. O entendimento de que a característica do quarto animal, que o torna tão diferente dos outros três, é a sua duração, não é só minha. Mas penso que o colega chamará isso de “teologia pública” e que não é inédita.
Assim, o que trago a questão, para reflexão do colega, é que a visão de Daniel mostra apenas 4 reinos! E que ao final do quarto reino, “os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.” (Daniel 7:18)
Compare:
Tanto o quarto reino, o animal terrível e espantoso, com seus dez chifres (Dn. 7:7), e o quarto reino da estátua, formado das pernas de ferro e pés, em parte de ferro e em parte de barro, com os dez dedos dos pés (Dn. 2:33)
Eu creio que a visão da estátua, que possuía a cabeça de ouro, assim como a visão dos quatro animais, parecem possuir a mesma mensagem! Entendo, entretanto, que usar Apocalipse para ensinar que haverá um quinto, sexto e sétimos reinos, é desconsiderar a preciosa informação de Daniel de que existirão
apenas quatro reinos.
A mim, é bastante claro que o anticristo sairá do quarto animal, ou seja, do quarto reino!
quanto o quarto selo, seguido do quarto cavaleiro do Apocalipse (6:7- , foram colocados em primeira mão, como resumo da profecia. E são elas, e não o pequeno chifre, que estão em harmonia entre si, perfazendo uma só profecia: O Anticristo.
Eu confesso que não entendi a “salada” que o colega fez com “o quarto cavaleiro do apocalipse”. O que tem uma coisa a ver com outra?
Não concordo, desculpe-me, mas esta interpretação parte de quem já desde o passado provou que não conhece profecia, a saber: Os I.A.S.D. São bons sim, de restaurante vegetarianos, história, etc...!!!
Aliás, se fosse o papado, ONDE ESTARIA A DIFERENÇA DO QUARTO REINO, se o último ou oitavo pregado por eles, igualmente também seria um papa???
EU não acredito que o anticristo é o papado, mas apenas fiz a menção de que existe essa linha teológica! Penso que o anticristo será um ser pessoal, um homem, e terá um ajudante! A informação de João, dizendo que serão lançados vivos no lago de fogo parece mostrar isso! Apesar disso, não me sinto confortável sugerindo um nome de um pretenso anticristo que virá surgir! Apenas “estou de olho”, atento as coisas que se passam! Também a mim, parece claro que o romanismo tem a ver, ou com o anticristo, ou com o falso profeta, ou quem sabe, com ambos!
Isso é pura especulação, não procede esta informação. João fala não de uma, MAS DE DUAS BESTAS; esta será apenas a primeira besta, que terá o papel semelhante ao de João Batista, a qual também preparará o caminho para A SEGUNDA BESTA – O ANTICRISTO OU FILHO DA PERDIÇÃO.
Como já disse, creio que a besta de sete cabeças e dez chifres, ou em outras palavras, animal de sete cabeças e dez chifres, registrado por João, é o mesmíssimo “quarto animal”, referido por Daniel.
Apocalipse 13:1
E EU pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.É interessante notar que os chifres possuem coroas, possivelmente uma referencia a reis, ou representantes de países, como presidentes! Penso que as sete cabeças, tem também a finalidade de mostrar um “personagem novo”, que João chama de “grande prostituta”.
Querer que a primeira besta seja o Anticristo, seria o mesmo que esquartejar a estátua de Nabucodonosor, colocando O VENTRE E AS COXAS DE COBRE, no lugar DAS PERNAS E PÉS DE FERRO E BARRO? Ou colocar O TERCEIRO ANIMAL – LEOPARDO, no lugar do QUARTO – TERRÍVEL? Ou ainda,colocar O TERCEIRO SELO, juntamente com O TERCEIRO ANIMAL, no lugar do QUARTO SELO, E DO SEU QUARTO ANIMAL?
Jaime, eu confesso que não entendi o seu questionamento acima!
Eu entendo que a João foi revelado um pouco mais, sobre o “quarto animal”. Mas percebo que o colega parece não gostar dessa interpretação. Assim, na ótica do amigo, em que sentido esse entendimento prejudica o registro de Daniel? A mim, parece bem coerente com o que lá encontramos registrado!
Nada a vê! Não se julga uma moeda só por um lado.
Na verdade que nós não compactuamos com a doutrina I.C.A.R; mas nem por isso nem nós, nem ninguém pode desmerecer AS BOAS OBRAS DOS NOSSOS IRMÃOS CATÓLICOS, que tem contribuído grandemente para a edificação da moral, dos bons costumes, das famílias; e por consequência, também do reino de Deus. Eles têm seus defeitos? Tem! Como têm igualmente os evangélicos.
Aliás, quando os Evangélicos ficam doentes, em quais hospitais recebem socorro? Quando morrem, em quais cemitérios são enterrados?
Porventura, não são em sua maioria da I.C.A.R?
EU entendo que João dá muitas “dicas” para que se possa identificar a “grande prostitua”. Ele parece claro, quando diz que ela:
Está em muitas nações:
Apocalipse 17:1
1 E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;Essas “muitas águas”, são povos, nações e raças, onde a “prostituta” está assentada.
Apocalipse 17:15
15 E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.João diz que essa “prostituta” prostitui grandes reis da terra, e embebedou com vinho de sua prostituição os que habitam na terra.
Apocalipse 17:1-2
E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.Creio, que até nós mesmos, discípulos do Senhor Jesus, estamos até hoje, talvez uns mais, e outros menos, embriagados com o vinho de prostituição dessa “senhora”. Enganados com doutrinas corrompidas, baseadas sempre em “mistério”! De acordo com o registro, essa mulher é alguém que procura se envolver com os reis, ou seja, com os governantes, quer fazer parte do estado!
Essa mulher usa roupas de cor “púrpura e escarlata” e é também tremendamente rica:
Apocalipse 17:4
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;Vejam abaixo o link das cores púrpura e escarlata:
link clique para ver ----> Púrpura e Escarlata
João não deixa só essas “pistas”, para que essa mulher seja identificada: Ele diz que ela matou vários discípulos do Senhor Jesus, de modo que estava “embriagada com o sangue”.
Apocalipse 17:6
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus.E para finalizar, João diz a localização exata de onde podemos encontrar essa mulher:
Apocalipse 17:9
Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.Na passagem acima, João finaliza, dizendo que esta mulher está estabelecida entre sete montes! Ora, esta é uma clara referencia a Roma! Amigo, parece-me claro demais!
Espero que nenhum colega forista se sinta agredido com o que acabei de digitar. Mas o propósito não é ferir ninguém, mas apenas algo do qual eu acredito!
QUe o Senhor COntinue a nos abençoar
David