F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


5 participantes

    Como os primeiros cristãos congregavam.


    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3171
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Gleison Elias Sex 08 Fev 2013, 09:34

    nunca foi aberta uma casa de deus na era apostólica.

    e que eu saiba tudo se referindo à templo era sobre o templo de jerusalém, não sinagogas. sendo assim, não menosprezamos o antigo testamento, mas lemos ele tal como ele é, templo é o de jerusalém e ponto final.

    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 369
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por MateusAlcântara Sex 08 Fev 2013, 10:36

    Ué, Deus está no meio da sua Casa (seus Filhos), independente do lugar que estiverem. Se a Casa de Deus se reúne em templos, ele estará lá, se ela se reúne numa garagem, num quarto de uma sala, ele estará lá. Agora isso não significa que Ele tenha ordenado construir templos como no Antigo Testamento. Outra coisa, eu não desprezo o AT, mas sim vejo como figuras acerca no Novo pacto, e também o AT serve como exemplos de Fé, etc. O que estou fazendo é "dissecar" a Palavra, ou seja, dividir as coisas certinhas, as diferenças entre o Pacto de Deus com os israelitas e o Pacto com a Igreja. Se tudo o que a Igreja faz é da vontade de Deus, então a apostasia e outras coisas também é.
    Gleison, tô contigo. Só respondendo a sua outra pergunta, na CCB eles procuram concordar com tudo, mas eles mesmos divergem em algumas coisinhas (doutrinas humanas). Nunca vi discussão sobre trindade e coisas do tipo, ela aceita como verdadeira e pronto. Como não há estudo bíblico lá, acredita-se que o que sai das reuniões e do púlpito é inspirado por Deus.
    avatar
    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 369
    Idade : 28
    Cidade/Estado : Brasil
    Religião : Cristianismo
    Igreja : ---
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 20
    Pontos de participação : 505
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por MateusAlcântara Sex 08 Fev 2013, 10:38

    Vou postar um texto aqui da autoria de Mario Persona, um irmão que não frequenta denominações, apenas se reúne com irmãos ao nome do Senhor.

    Os primeiros cristãos congregavam em sinagogas?

    Quando observamos o modo de agir dos primeiros cristãos devemos ter em mente que nem sempre isso serve de exemplo para nós. A igreja teve início em Atos 2 e era inicialmente composta por judeus convertidos a Cristo. A princípio eles não entenderam exatamente o que era a Igreja, pois em nenhum lugar do Antigo Testamento os profetas haviam previsto que Cristo teria um corpo na terra formado pelos salvos, de cujo corpo o próprio Jesus seria a Cabeça no céu.

    Por isso logo no início de Atos ainda vemos os cristãos frequentando o Templo em Jerusalém, mas eles logo deixariam de fazer isso para se reunirem em casas. Uma das primeiras epístolas, a de Tiago, ainda chama de "sinagoga" (esta é a palavra que está no original grego) o lugar de reuniões, mas é preciso também entender duas coisas.

    Devemos ter em mente que a epístola de Tiago é uma das mais antigas e foi escrita no ano 45 AD, ou seja, cerca de apenas 12 anos depois da morte e ressurreição de Cristo. Como Paulo se converteu entre 31 e 36 e só depois disso é que teve a revelação do que era a igreja, podemos considerar que Tiago estivesse escrevendo a judeus cristãos que ainda carregavam uma grande dose de judaísmo em seus costumes e nomenclaturas utilizadas. Isso seria seria corrigido depois pela epístola aos Hebreus, que foi escrita uns 20 anos depois da de Tiago.

    Vemos Paulo visitando sinagogas em Atos, mas elas eram de judeus e não de cristãos. Paulo e outros iam lá para pregar o evangelho aos judeus. Quando eles se convertiam a Cristo paravam de ir às sinagogas. As sinagogas tinham um caráter de escolas de judaísmo, onde o Antigo Testamento era lido e onde faziam orações. Não era um lugar de adoração, pois no judaísmo o único lugar de adoração era o templo em Jerusalém.

    Não existe qualquer semelhança entre uma sinagoga e um salão de reuniões cristãs (isto quando os cristãos se reúnem em salões, porque muitos se reúnem em casas, escritórios, garagens, escolas, hotéis etc.). O lugar de reuniões do cristão não tem significado algum, é apenas um endereço físico e é um erro chamá-lo de Templo. Infelizmente muitos cristãos cometem este erro ao emprestarem do judaísmo muitos elementos que são estranhos à fé cristã. Se entendessem a epístola aos Hebreus abandonariam de vez o "arraial" contaminado pelo judaísmo.

    É a QUEM estamos reunidos que importa e não o endereço físico ou se tem quatro paredes ou não. Quando há muitos irmãos e existe esta facilidade, costuma-se alugar ou comprar um salão, mas este não tem qualquer paralelo com as sinagogas dos judeus. Comparar a igreja (que nunca na Bíblia é um edifício físico) a uma sinagoga (que é um edifício) é perder de vista o ensino no Novo Testamento e deixar de desfrutar as verdades que foram reveladas a Paulo acerca do corpo de Cristo e da assembleia que deve estar congregada ao seu Nome.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Gleison Elias Sex 08 Fev 2013, 10:47

    é isso ae mario persona, tô contigo!
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Devaney Sex 08 Fev 2013, 11:34

    Mateus,

    Você não respondeu às minhas perguntas:
    - por que Jesus chamou o templo de "minha casa" e expulsou os vendilhões se Ele, Jesus, é DEUS e já estava na missão da nova aliança desde que nasceu?
    - porque Jesus usa passagens do antigo testamento com força de validade e justo a que considera para chamar a Casa de Deus tem que ser abolida pela Nova Aliança?
    - porque o Espírito Santo abençoa as reuniões realizadas em Templos e nunca esboçou reação para que fosse corrigido o local de culto?
    avatar
    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 369
    Idade : 28
    Cidade/Estado : Brasil
    Religião : Cristianismo
    Igreja : ---
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 20
    Pontos de participação : 505
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por MateusAlcântara Sex 08 Fev 2013, 11:50

    1- Porque essa "casa" foi edificada por Salomão. Deus a considerou no AT, mas Estavam deixa bem claro que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas.

    E Salomão lhe edificou casa;
    Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens
    Atos 7:47-48

    No NT a casa é outra, feita pelo próprio Deus, onde ele habita com seu Espírito. Sem essa de Deus habitar em templos.

    2- Os judeus estavam anulando o que Deus havia feito. Edificaram uma casa pra Deus e estavam fazendo coisas erradas nela (foi transformada em covil de ladrões).

    3- O Espírito Santo abençoa a Igreja em qualquer lugar, agora ele nunca mandou a Igreja fazer como os judeus, construir uma casa de tijolos e chamar de "casa de Deus", o que acho uma piada. Muitos irmãos já entenderam as Epístolas do NT e entenderam que construir templo é do judaísmo, não do cristianismo.

    Vemos muitos cristãos alienados por aí, achando que tem que ir num templo, etc. Pessoas que AMAM ao templo que congregam, quando deveriam amar as reuniões e entenderem que o local pouco importa.

    Por fim:

    Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
    2 Coríntios 3:14

    Ou seja, chega de dízimo, sacrifícios de animais, proibições de comidas, templos, etc etc. Cristo é ministro de um NOVO testamento. Não é culpa dele se o seu povo resolveu adotar um costume dos judeus, o de construir templos e, além do mais, chamar de Casa de Deus, santuário do altíssimo, etc.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Devaney Sex 08 Fev 2013, 11:54

    Só complementando, não sou inimigo do culto doméstico, muito pelo contrário. Sempre fazemos visitações aos lares em nossas congregações, há leitura bíblica, orações, etc. Mas daí a dizer que somos "adeptos" de Constantino e que Deus faz vista grossa para um erro tão grande, já é outra história.

    Sob esse pretexto que não precisamos de templos, muita gente fica em casa alegando que não precisa estar ligado ao corpo de Cristo. E quantas criancices já foram feitas por membros sem a presença de um pastor estudado e capacitado para a liderança espiritual... imagino como seria. Pois na Igreja Primitiva, os apóstolos se reuniam num só lugar para deliberar sobre fé.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Devaney Sex 08 Fev 2013, 12:12

    1) Deus não habita em templos, mas Deus pode sim manifestar sua glória nos templos. Fazia isso no Antigo Testamento, ao encher o templo de Salomão com a Shekinah no dia da inauguração, e faz hoje ainda. Basta ir a qualquer culto evangélico e ver Deus operando na vida dos crentes e dos visitantes.

    2) Justamente porque os judeus estavam mudando o motivo do templo, é que Jesus os expulsou. Você acertou na mosca. E com isso confirma que Jesus tinha respeito pelo local, ao chamar de "minha casa de oração". Prefiro acreditar em Jesus do que acreditar em você.

    3) Eu dou graças a Deus pelos templos existentes e não os considero uma piada. Isso revela o seu grau de comprometimento com o povo de Deus.

    Que pena que John Wesley, Billy Grahan, Calvino, Spurgeon, Savonarola, John Knox, Charles Finney, Sproul, Jonathan Edwards (os que me lembro...), os homens que mais ganharam almas para Jesus depois do apóstolo Paulo, nunca compreenderam isso e frequentaram templos... que pena que eles sabiam de Bíblia menos que você...

    Por fim:

    - Seja coerente com a sua opinião e pare de ir a templos, inclusive na CCB. Para que está indo ali? Só para criticar ?

    - Seja coerente com a sua opinião e funde uma igreja em sua casa. E lute pelo crescimento dela, tal como os outros milhões de cristãos fazem no mundo em templos.

    avatar
    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 369
    Idade : 28
    Cidade/Estado : Brasil
    Religião : Cristianismo
    Igreja : ---
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 20
    Pontos de participação : 505
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por MateusAlcântara Sex 08 Fev 2013, 12:43

    1- Nem sempre.
    2- Eu apenas confirmo o que os apóstolos (principalmente Paulo) recebeu de Cristo. Que Cristo é mediador de um novo pacto. Creia se quiser, e obrigado por fazer essa comparação "prefiro acreditar em Cristo do que em você".
    3- Eu lamento essa prática judaica, parecendo que a Igreja é um acréscimo do judaísmo, quando na Bíblia diz que ela é algo NOVO.

    Eles se preocuparam em pregar o que antes era pregado (salvação pela fé, a eleição), etc.

    Congrego com irmãos da CCB porque gosto de congregar (apesar de algumas vezes ser em templos, estou reunido com meus irmãos).

    avatar
    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 369
    Idade : 28
    Cidade/Estado : Brasil
    Religião : Cristianismo
    Igreja : ---
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 20
    Pontos de participação : 505
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por MateusAlcântara Sex 08 Fev 2013, 12:46

    Em nenhum momento eu disse que sabia mais do que esses servos de Deus. Além do mais, eles (pelo menos a maioria) ensinavam a doutrina da Eleição incondicional, coisa que pelo visto você não crê. Então responda, quem está querendo saber mais do que eles? Eu ou você?
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Devaney Sex 08 Fev 2013, 15:29

    Mateus,

    Não desvia o foco. Quem está criticando a existência de templos não sou eu e estes homens - TODOS ELES - entravam, congregavam e pregavam em templos durante seus ministérios.

    Tá querendo fugir pela tangente, Mateus ? O aspecto que estamos discutindo - congregar em templos ser plenamente aceitável para a Igreja de Jesus - eles todos são 100% unânimes. E você, na tentativa de tirar o foco deste fato, procurou qualquer divergência entre eu e eles? Rsrsrs... a Assembléia de Deus também não aceita a barba bonita que o Spurgeon tinha, que tal relacionar isso também ? rsrs

    E sabe o que eu realmente penso sobre a doutrina da eleição? Que essa discussão não tira o valor do Evangelho, mesmo que eu siga a linha de pensamento de John Wesley, o primeiro que eu relacionei na minha lista e discorde de Finney.

    Quando eu vejo um incrédulo, eu, arminiano, penso: Este homem precisa ouvir o Evangelho para que possa escolher a Jesus ao invés do inferno.

    Quando um calvinista vê um incrédulo, ele pensa: Este homem precisa ouvir o Evangelho pois se ele for um eleito, vai aceitar a Jesus.

    No frigir dos ovos, os dois pregaram o Evangelho... e se o homem aceitar a Jesus, vai para o céu do mesmo jeito. Se ele morrer em seus pecados, ambos os pregadores - arminiano e calvinista - livraram a sua mão do sangue dele, como diz o profeta Ezequiel.

    Ah, e mais um detalhe... vou sem problemas visitar a Igreja Presbiteriana (berço do Calvinismo) e os cultos deles são ótimos !!
    avatar
    MateusAlcântara
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 369
    Idade : 28
    Cidade/Estado : Brasil
    Religião : Cristianismo
    Igreja : ---
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 20
    Pontos de participação : 505
    Data de inscrição : 22/01/2013

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por MateusAlcântara Sex 08 Fev 2013, 15:55

    Não, querido, você quem começou me insultando (dizendo que eu queria saber mais do que os servos de Deus), quando disse que eles concordavam com templos, eu simplesmente disse e repito a dizer que a preocupação deles era pregar as coisas verdadeiras que haviam sido esquecidas (Salvação pela Fé, eleição incondicional), coisa que você não crê, e sendo assim se fazendo mais sábio que eles. Logo, eu não sou mais sábio que eles, mas você sim.

    Vou explicar novamente pra vê se você entende:

    Eles (Jonathan, Spurgeon, Calvino, etc) estavam preocupados em saber das doutirnas originais que foram desviadas com o tempo, que foram a salvação pela Fé e a Eleição incondicional. Não estavam nem aí se a Igreja se reunia em templos ou em outros lugares, pois o FOCO deles era outro. Entendeu agora?

    Você disse que preferia acreditar em Cristo do que a mim, depois disse que eu estava querendo ser mais sábio que os outros servos, me insultando desse jeito, pois nossa discussão estava saudável até você dizer estas coisas.

    Você não crê na eleição incondicional (coisa que eles criam), logo não sou eu quem quero ser mais sábio que eles, e sim você. Ok?
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Gleison Elias Sex 08 Fev 2013, 16:06

    cristo nunca, NUNCA, deu uma se quer indireta para os apóstolos sobre abrir templos ou algo parecido. e, os apóstolos nunca, NUNCA, abriram templos.
    prefiro 1000000 vezes mais seguir eles do que quaisquer novos pregadores.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Devaney Sex 08 Fev 2013, 16:48

    Xi...estamos nos engalfinhando á toa. Ninguém vai convencer ninguém aqui.

    Vocês não vão conseguir convencer as igrejas - nenhuma delas - a derrubar seus templos e ficarem somente em casas.

    Vocês não vão conseguir convencer o Espírito de Deus a parar de salvar, curar e batizar com o Espírito Santo nos templos.

    Pelo visto, vão continuar achando que não devem ir a templos ou estariam desagradando a Deus.

    Então a melhor solução é ficarem fora de qualquer templo e deixarem os que estão lá dentro viverem conforme Deus lhes mostrar.

    Que tal ?
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Gleison Elias Sex 08 Fev 2013, 17:34

    ninguém aqui tá dizendo que salões não sejam importantes. mas que eles não são igrejas. a igreja é o povo, seja onde for que esteja reunido, salão ou não.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Devaney Sex 08 Fev 2013, 17:38

    Gleison, mas isso eu sempre disse ao Mateus, ele é que insiste em dizer que está errado reunir-se em templos.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Gleison Elias Sex 08 Fev 2013, 17:45

    mas se você vai pra igreja então ainda não entendeu. pois ninguém vai na igreja, ou entra em uma, mas sim se reúne com ela Wink

    Conteúdo patrocinado


    Como os primeiros cristãos congregavam. - Página 2 Empty Re: Como os primeiros cristãos congregavam.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 03:45