Valdomiro escreveu: Diephe escreveu:Obs.: No judaísmo não existiam testemunhas inanimados; todos deveriam ser homens.
Você está inventando moda a partir do que acredita.
Ainda que os homens sejam, de fato, testemunhas, não há impedimento da personificação de coisas, com se vê nos versos abaixo.
Gn 31:48 Então disse Labão: Este montão seja hoje por testemunha entre mim e ti. Por isso se lhe chamou Galeede.
Ex 25:16 Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.
Dt 4:26 Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos.
Dt 31:19 Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
Dt 31:26 Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
Gn 4:10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. (quem testemunhava contra Caim?)
Assim:
1) Não são necessariamente 3 pessoas!
2) Não está dito que os três são um só, mas que concordam. Você mesmo colocou o texto grego é só ler.
3) Se o contexto fala de testemunho qual deveria ser a unidade?
Diephe escreveu:Tradução exata de I João 5:6-8 (Septuaginta)
Você deve também deixar de relacionar a palavra “Septuaginta” ao Novo Testamento Grego. A Septuaginta é a versão grega do Antigo Testamento, não do Novo.
Paz!
Valdomiro.