F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Valdomiro
Gleison Elias
Sargento
Jefté
Vasuilvan
Norberto
Márcio
Marcelo Almoedo
Jonas E.
Phaby
14 participantes

    Interpretação de textos bíblicos!?


    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3455
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 17 Nov 2012, 13:36


    JEFTÉ, estou de pleno acordo contigo. O inimigo de DEUS, não trabalha assim de forma tão material, com erros tão desnudos, com engôdos perceptíveis à primeira análise.
    A sutileza faz parte de seu arsenal. ele não produziria uma prova tão inequívoca de sua ação. Não pensem que encontrarão digitais do inimigo de DEUS, no local do crime.

    Acredito sim em erros humanos. Até acredito que os copistas, tendenciaram a colocar ali seus entendimentos e suas crenças, não com o objetivo deliberado de induzir ao erro, pois se eles soubessem que aquilo estava errado, seria mais louvável que ele aprimorasse seu entendimento sobre aquela questão.
    Erro proposital ou intencional, não vislumbro desta maneira. Até mesmo porque em 1joão 5-7, pra quem acredita que DEUS pode se revestir em três formas distintas, ali é um convite para se confirmar esta ideia.

    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 Nov 2012, 02:54

    Bom dia

    Vasuilvan você escreveu:
    Marcelo, que INFLUÊNCIA TEM NA MINHA SALVAÇÃO A DURAÇÃO DO REINADO DE JEORÃO?
    Sem comentário
    Como já te disse, isso é coisa da fé...E a fé que tenho no meu DEUS, me dá essa certeza de que as informações e verdades que me conduzem a CRISTO, são intocáveis...Elas mantidas pelo próprio DEUS...
    (FÉ) Exatamente a única resposta que você poderia dá como desculpas para acreditar em qualquer coisa, incluindo esses erros dos copista.


    Em tempo atrás eu também tinha, mais não compreendia e sempre ignorava as duvidas contida no Grande Livro, e quando resolvir sair em busca para compreende-la, acabei perdendo a Fé na Fé.

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 Nov 2012, 03:40

    Bom dia

    Norberto você citou.
    Esclarecendo, o que o Marcio trouxe não foi um "simples" erro de copista. Trata-se de adulteração do texto, por quem queria defender a Trindade. Para tanto, alterou-se o texto de 1Jo 5.7.Adulteração é algo intencional, de alguém descarado. Não é "simples" erro de copista.
    Muito bem Norberto se o Márcio trouxe-nos uma aduteração dos copista, Eu trago aqui um breve mas contundente erro bíblica que nos faz duvidar de novo a "infalibilidade bíblica e inspiração.


    Por favor abram a sua bíblia (NVI) ou Linguagem de hoje e vamos ler o que diz o Evangelho de Mateus sobre o arrependimento de Judas após entregar Jesus para a morte certa:

    Mateus 27:03-09

    03 - Quando Judas, o traidor, viu que Jesus havia sido condenado, sentiu remorso e foi devolver as trinta moedas de prata aos chefes dos sacerdotes e aos líderes judeus,

    04 - dizendo: —Eu pequei, entregando à morte um homem inocente. Eles responderam: —O que é que nós temos com isso? O problema é seu.

    05 - Então Judas jogou o dinheiro para dentro do Templo e saiu. Depois foi e se enforcou.

    06 - Os chefes dos sacerdotes pegaram o dinheiro e disseram: —Isto é dinheiro sujo de sangue, e é contra a nossa Lei pôr esse dinheiro na caixa das ofertas do Templo.

    07 - Depois de conversarem sobre o assunto, resolveram usar o dinheiro para comprar o “Campo do Oleiro”, a fim de que servisse como cemitério para os não-judeus

    08 - Por isso aquele campo é chamado até hoje de “Campo de Sangue”.

    09 - Assim aconteceu o que o profeta Jeremias tinha dito: “Eles pegaram as trinta moedas de prata, o preço que o povo de Israel tinha concordado em pagar por ele,

    Todo o drama do arrependimento de Judas, acho que só o cumprimento de uma profecia. Como lemos, Jeremias fez uma espécie de previsão ou profecia no passado e ele "O JUDAS" tinha que se lascar para cumprir.

    Tudo bem................. mas...................

    Se você verificar o ter o trabalho de ler o livro de Jeremias ...coisa rara, Você não vai encontrar nenhuma referência a isso!

    Mas o mais curioso e alarmante de tudo, parece que de fato Mateus esta tentando citar Zacarias, que é o único em toda a bíblia que quer disser algo como o que Mateus mencionou.

    Agora nobre forista abra o seu livro e veja o que está escrito no rodapé de Mateus 27, você deverá encontra isso aqui:

    *27.10 veja Zc 11.12,13:Jr19.1.13:32.6-9 *27.11 Ou “Sim. é como dizes

    Zacarias 11:12-13

    12 - Então eu lhes disse: —Se estiverem satisfeitos, paguem o meu salário; se não, não paguem. E eles me pagaram trinta barras de prata.

    13 - O SENHOR Deus me disse: — Ponha este dinheiro no tesouro do Templo. Peguei o dinheiro—o ótimo salário que eles achavam que eu merecia—e pus no tesouro do Templo.

    O que aconteceu aqui? Dnovo?

    Talvez um esforço para cumprir as profecias e Mateus cometeu um erro e confundido os nomes.

    Já mencionei antes esses deslizamentos dos apóstolos e o seus desespero para cumprir as profecias:

    Vasuilvan, Norberto e Jefté todos que estão lendo, tem que fazer algo muito claro porque: Jeremias e Zacarias não são a mesma pessoa. Jeremias profetizou a vinda do exílio babilônico. Zacarias viveu cerca de 100 anos mais tarde, e proferiu profecias de esperança após o retorno do exílio e durante a reconstrução do Templo. Mesmo todo mundo tem seu próprio livro da Bíblia, só que não lê.

    Alguns devotos oferecem algo muito estranho para a desculpa bíblica a este absurdo:

    Que Mateus quiz realmente citar Jeremias quando aludiu ao oleiro

    Jeremias 18:01-04

    01 Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor:

    02 ""Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem""

    03 - Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda.

    04 - Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade.

    Jeremias 19:01-13

    01 - Assim diz o Senhor: ""Vá comprar um vaso de barro de um oleiro. Leve com você alguns líderes do povo e alguns sacerdotes

    02 - e vá em direção ao vale de Ben-Hinom, perto da entrada da porta dos Cacos. Proclame ali as palavras que eu lhe disser.

    03 - Diga: ‘Ouçam a palavra do Senhor, reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Trarei desgraça tal sobre este lugar que fará retinir os ouvidos daqueles que ouvirem isso......04...05...06.....................

    Ok, ok, Mateus esta confundido Zacarias com os oleiros nomeados por Jeremias (porque Mateus é um mero humano, nem seja um ser iluminado ... Ok)

    Mas há um pequeno detalhe. Em nenhum momento as passagens de Jeremias sobre o oleiro chamado as 30 moedas de prata! Somente os nomes de Jeremias é muito clara e específica.

    Bem .......nomes de Jeremias e Zacarias se parece que .... Qualquer pessoa pode confundir.

    Outra situação interessante e complicado para desesperadamente achar alguma desculpa é dizer que a citação é atribuída a tradição oral (ou seja, que originalmente disse Jeremias, mas ele nunca escreveu em seu livro, até que Zacarias citou Jeremias, presumivelmente através do espírito santo .. E depois para os próximos 500 anos, todo mundo achava que era engano, Zacarias, que disse que, até que o autor do Evangelho de Mateus fornece a citação correta.

    Depois de toda essa confusão de palavras e desculpas esfarrapadas, a escolha certa é colocar a mão na cabeça e dizer em voz alta ...

    Mateus ...........Até onde você vai na sua ânsia de cumprir as profecias de Jesus?!



    Marcelo Almoedo

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 Nov 2012, 03:57

    Bom dia

    Caro Vasuilvan, você comenta.
    Acredito sim em erros humanos. Até acredito que os copistas, tendenciaram a colocar ali seus entendimentos e suas crenças, não com o objetivo deliberado de induzir ao erro, pois se eles soubessem que aquilo estava errado, seria mais louvável que ele aprimorasse seu entendimento sobre aquela questão.
    Erro proposital ou intencional, não vislumbro desta maneira. Até mesmo porque em 1joão 5-7, pra quem acredita que DEUS pode se revestir em três formas distintas, ali é um convite para se confirmar esta ideia.
    Me diz uma coisa Vasuilvan, por que Deus não inspirar os copistas também, e permitir-nos ter Bíblias inerrantes hoje?" Se Deus pretendia proteger a transmissão de Escritura de erro, isso implica que ele teria que evitar erros deliberados, bem como erros honestos. As pessoas não seriam capazes de produzir cópias desviantes da Escritura - isso seria logo notado e comentado, e outros que ouviram o boato de que experimentá-lo por si mesmos e achar que eles eram de algum modo incapaz de produzir uma cópia das Escrituras, que desviou em qualquer forma do original. Isso equivaleria a apresentação da prova de Deus e da veracidade das Escrituras - mas fornecer a prova em vez de evidência é algo que Deus decidiu não fazer.


    Marcelo Almoedo
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Vasuilvan Dom 18 Nov 2012, 17:18


    Marcelo, se DEUS inspirasse os copistas a copiarem O GRANDE LIVRO sem erros, já não mais seríamos diferenciados pela fé. Eu e você teríamos a mesma clarividência e provas inequívocas da promessa de DEUS, então já não mais dependeríamos da fé.

    Interessante esta maneira de DEUS buscar os seus hein? São mistérios de DEUS, que a meu saber não incomoda, muito menos não atrapalha...
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Jefté Dom 18 Nov 2012, 17:42

    Vasuilvan

    Diz:
    Marcelo, se DEUS inspirasse os copistas a copiarem O GRANDE LIVRO sem erros, já não mais seríamos diferenciados pela fé. Eu e você teríamos a mesma clarividência e provas inequívocas da promessa de DEUS, então já não mais dependeríamos da fé.

    Interessante esta maneira de DEUS buscar os seus hein? São mistérios de DEUS, que a meu saber não incomoda, muito menos não atrapalha...
    Irmão
    Concordo!
    E o mais interessante disso é que, ainda que Deus preservasse íntegra a sua palavra através de inúmeras cópias de manuscritos dos que criam (como na verdade preservou); bastasse uma só cópia (eu disse uma só cópia) que fosse contrária (às demais), para que os homens todos (até professantes da fé) duvidarem e dizerem que não se sabe ao certo quais sejam as verdadeiras palavras, pois existem diferentes textos.
    E se assim é; para que tanto alarde dos homens...
    Pois basta que alguém produzisse um manuscrito com falta de versículos ou de palavras ou acréscimos - para que todo o grupo que for uniforme já perca toda a sua eficácia...
    Nesse caso; só se Deus interferisse diretamente na vida dos homens destruindo qualquer que ousasse manusear qualquer manuscrito bíblico.
    Esse é o caso; estamos na graça de Deus e na liberdade de vivermos; e o Senhor preserva a sua palavra mas através do número de testemunhas escritas (e não da proibição aos homens de copiá-la).

    Isso é o que ocorreu com o Texto Recebido (baseado nos manuscritos bizantinos) pois possuem boa unidade e concordância no seu texto embora contenha erros aqui e ali, pois eram cópias manuscritas (afinal copiar um livro inteiro à mão não é tarefa fácil de se fazer sem que se cometa erros).
    Deus preservou inúmeras testemunhas da sua palavra escrita; porém, como eu disse: Basta que se encontre uma, duas (que sejam contrárias, p/ que os homens já tenham sua comprovação de que a verdade de Deus foi perdida).
    E digo: aos que não creem: ainda que fosse tudo uniforme, nada acrescentaria ou faria a menor diferença.

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 Nov 2012, 21:42

    Boa noite

    Vasuilvan.
    Marcelo, se DEUS inspirasse os copistas a copiarem O GRANDE LIVRO sem erros, já não mais seríamos diferenciados pela fé. Eu e você teríamos a mesma clarividência e provas inequívocas da promessa de DEUS, então já não mais dependeríamos da fé.
    Interessante esta maneira de DEUS buscar os seus hein? São mistérios de DEUS, que a meu saber não incomoda, muito menos não atrapalha...
    Exatamente isso meu amigo, a fé não dá respostas,ela só impede as perguntas, e a sua função e justamente lhe permitir acreditar naquilo que sua inteligência rejeita.

    Marcelo almoedo
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Vasuilvan Dom 18 Nov 2012, 22:07


    Marcelo, é um pouco diferente...
    a minha fé me completa tão plenamente, que eu não tenho a menor curiosidade de saber no que você crer ou descrer. Entendeu como é?
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Marcelo Almoedo Dom 18 Nov 2012, 22:23

    Boa noite

    Vasuilva
    Marcelo, é um pouco diferente...
    a minha fé me completa tão plenamente, que eu não tenho a menor curiosidade de saber no que você crer ou descrer. Entendeu como é?
    E não foi exatamente o que acabei de escrever, é isso ai meu amigo, não tem como ser diferente.


    Marcelo Almoedo
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Márcio Seg 19 Nov 2012, 09:02


    Esclarecendo, o que o Marcio trouxe não foi um "simples" erro de copista. Trata-se de adulteração do texto, por quem queria defender a Trindade.

    Para tanto, alterou-se o texto de 1Jo 5.7.

    Adulteração é algo intencional, de alguém descarado. Não é "simples" erro de copista.

    Norberto,

    Correto. A adulteração de I joão 5:7, tinha a finalidade de apoiar de forma deliberada determinadas doutrinas, neste caso a trindade.

    Márcio
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Márcio Seg 19 Nov 2012, 10:14

    A adulteração da bíblia ocorre de forma sistemática, gradual e ao longo dos anos, de forma que, o entendimento da mensagem inicial, que é o objetivo da mensagem pode comprometer-se.

    Isto já era previsto lemos em 2 Pd 3:16, que diz:

    "É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras."

    Diante disto, qual a dificuldade em entender que existe deturpação, existe adulteração dos textos e passagens bíblicas. Isto já era feito ainda nos primeiros séculos.

    Qual a surpresa? o motivo do espanto?

    Várias evidências existem a este respeito, I joão 5:7 é um exemplo com vastas evidências. (Com consequências graves em doutrinas fundamentais).

    O mecanismo de adulteração da bíblia é de muito fácil de detecção.

    Uma anotação, ou inserção de um texto hoje, daqui a 20 ou 50 anos, o leitor desta escritura, não terá o mesmo entendimento de hoje e muito menos saberá questionar a origem.

    Como no caso de I joão 5:7, de uma anotação particular, de um estudo particular, o texto foi parar dentro das escrituras.

    Observem a grande demanda de versões bíblicas que temos hoje e comparem verso a verso, as diferenças entre bíblia e bíblia são de entendimento ambíguo em determinados casos.

    Temos hoje uma tradução NTLH (Nova tradução na linguagem de hoje), que de todas é a pior leitura que se pode fazer do texto sacro.

    Temos 3 casos a avaliar:

    1. Adulteração em função de cópias feitas por escribas;
    2. Adulteração intecional para favorecer doutrinas particulares;
    3. Diferenças de tradução e incompatibilidade entre elas.

    Márcio






    Última edição por Márcio em Seg 19 Nov 2012, 10:19, editado 1 vez(es)
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Márcio Seg 19 Nov 2012, 10:16


    Eu não acredito muito na adulteração intencional de manuscritos do Novo Testamento.

    Jefté,

    Como você se comporta diante de evidências?
    Existem evidências de adulterações.

    Márcio
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Sargento Seg 19 Nov 2012, 21:55

    Olá Phaby...

    Sempre defendi que na bíblia não há contradições, mas um certo ateu apresentou uma “suposta” contradição em um determinado episódio descrito em dois livros 2 Samuel e 1 Crônicas com o Rei Davi, vejamos:


    E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. 2 Samuel 24:1

    E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
    2 Samuel 24:10


    Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. 1 Crônicas 21:1

    E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
    Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
    1 Crônicas 21:7-8


    Observem que em 2 Samuel o Senhor incita a Davi a numerar o povo, coisa que não podia fazer em Israel , e em 1 Crônicas Satanás o incita.
    Será que nos livros de Samuel e Crônicas significa que Deus permitiu que Satanás incitasse a Davi? E por quê ele permitiu isso?
    Qual seria sua interpretação em relação a esses textos? Se puderem também apresentar estudos já fundamentados sobre, agradeço!

    Penso que nunca falei consigo, mas vou tentar explicar o melhor que souber. Tente entender.

    Quem tentou Jesus no deserto? Não foi o diabo? E não diz a Biblia que foi o Espírito Santo que levou Jesus ao deserto para ser tentado?

    E quem feriu Jó? Não foi o diabo?
    Mas quem lhe disse "vai" não foi Deus?

    E muitas outras...

    Deus é O SENHOR, e nada acontece sem a sua permissão ou que lhe fuja aos planos... logo, tudo o que acontece é o seu plano.
    Quando diz que o diabo incitou Davi está certo, mas quando diz que foi Deus também está certo, pois tudo concorre para o cumprimento de Deus e o diabo é o agente da ira de Deus como está escrito:

    Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir.
    Isaías 54:16

    Também do Anticristo está escrito:

    E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
    Apocalipse 13:5

    E também noutra ocasião:

    E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;
    2 Tessalonicenses 2:11

    É Deus quem faz as coisas, mas usa os agentes que criou conforme a sua soberana vontade.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Jefté Seg 19 Nov 2012, 23:16

    Olá irmão Marcio

    Como vai?

    Jefté escreveu:
    Eu não acredito muito na adulteração intencional de manuscritos do Novo Testamento.
    Márcio diz:
    Jefté,
    Como você se comporta diante de evidências?
    Existem evidências de adulterações.
    Irmão
    Não considero evidências de adulterações o que a maioria considera como tal!
    Não fui testemunha de nada disso; não vi ninguém fazer isso; não posso comprovar; e tampouco sou e serei testemunha!

    Pelo contrário, o que posso ver é que o Cristianismo passou milênios e Eras; e enfrentou inúmeros inimigos, e as cópias manuscritas (que é algo muito fácil e lógico de se conter erros, muitas vezes imperceptíveis aquele que a faz).
    Para isso basta que alguém edite algum livro num computador para ver como vai cometer inúmeros erros.
    E no passado as cópias eram todas manuscritas; alguém aí já copiou algum livro a mão?
    Ou pelo menos já copiou a mão versos bíblicos para memorizar?

    - Pois eu já, e até já memorizei-os errados, devido a pequena cópia manuscrita conter equívocos.

    E quanto a questão de I João 5:7 - há uma excelente probabilidade de se ter cometido algum equívoco.
    Principalmente que as cópias manuscritas eram feitas pequenas colunas (como nas nossas Bíblias) e as palavras "três são os que testificam" se repetem tanto no verso 7 quanto no verso 8 da primeira epístola de João, capítulo 5.
    O que provavelmente poderia acontecer a quem o copiasse, e no versículo 7 (lembrando ainda que a enumeração em capítulos se deu somente no século XIV - e a enumeração em versículos só se deu no século XVI); assim sendo, qualquer copista anterior ao século da Reforma que copiasse o manuscrito da primeira epístola de João, no capítulo 5; toda a vez que se deparasse nos versos 7 e 8 (por não estarem distribuídos nem em capítulos nem em versículos enumerados) facilmente poderia ele se confundir devido a ter nos 2 versículos seguidos 2 expressões idênticas, e em colunas - de maneira que ao levantar os olhos do manuscrito p/ escrevê-lo, ao retornar, se seus olhos caíssem na expressão seguinte, logicamente não copiaria todas as palavras compreendidas entre as duas expressões idênticas:

    Porque três são os que testificam no céu:
    o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
    E três são os que testificam na terra: o Espírito,
    e a água e o sangue; e estes três concordam num.


    Logicamente que omitiria e não anotaria todas as palavras contidas entre as duas expressões idênticas, e nem se daria conta.

    E outras prova quanto a isso, é o verso de Atos 18:21 que somente é encontrado no Texto Recebido (os Manuscritos Bizantinos) os quais trazem o verso completo do dizer de Paulo:

    "E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo,
    não conveio nisso. Antes se despediu deles, dizendo:
    É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém;
    mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso."
    (Atos 18:20-21 - texto da ACF)

    "Pedindo eles que ficasse mais tempo, não cedeu.
    Mas, ao partir, prometeu: Voltarei, se for da vontade de Deus.
    Então, embarcando, partiu de Éfeso."
    (Atos 18:20-21 - texto da NVI)

    Enquanto que todos os outros textos de famílias de manuscritos: Alenxandrino, o Cesarense e o Ocidental - nenhum deles sequer traz em si o verso completo.
    E isso não envolve dogma algum, nem doutrina, nem alguma afirmação ou verso chave.

    Pergunto aos que defendem haver adulterações propositadas:
    Qual é a lógica e motivo de se ter adulterado esta expressão de Atos 18:21 ??
    E quem é que o faria ??? algum trinitariano ???
    os católicos ???
    ou os judeus??? (porque fala se da festa em Jerusalém??)

    Tenho também outra questãozinha:
    Por que será que os católicos não apagaram esta expressão de Lucas 23:56 - a qual diz que as mulheres descansaram no sábado conforme o mandamento (porque isso poderia muito bem servir p/ dizerem que estavam errado em não guardar o sábado)...

    Irmãos: sabem o que os católicos romanos faziam com os que não os obedeciam ???
    - Queimavam vivos! ( e não, o que muitos pensam; ou seja, e mudar-se alguma Escritura para lhes respaldarem... )
    Afinal, quanto é que os católicos se preocuparam em alterar a Bíblia p/ respaldarem as suas crenças ???
    por exemplo: mãe de Deus... imaculada conceição... assunção de Maria... etc.
    Isso sim, tem como comprovar! que eles não estavam preocupados com isso!

    Aliás, a Igreja adotava a proibição da leitura bíblica!

    Por exemplo, até algumas constam das 95 teses de Martim Lutero:
    Nas indulgências - se dizia:
    "tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]"

    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Sargento Ter 20 Nov 2012, 11:08

    Sim, adulteração da palavra sempre houve.
    Mas Deus zela pela sua palavra e ela chega sempre aquele que Deus ama, de um modo ou de outro.

    Durante muitos anos o homem comum não teve acesso às escrituras, mas nem por isso os amados deixaram de conhecer Deus pois Deus fez com que o conhecem para que cressem.

    E nas atuais traduções que temos, vemos umas melhores, outras piores, mas em todas o sentido da escritura está preservado, e ainda que alguma palavra ou frase pareça fora de sítio basta conhecer Deus e ver de que fala o texto para facilmente entendermos o sentido.

    Não acho que seja assunto de preocupação para o cristão.
    Phaby
    Phaby
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 725
    Idade : 35
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
    Religião : Evangelica
    Igreja : IADVPC
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 31
    Pontos de participação : 727
    Data de inscrição : 31/07/2012

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Phaby Qui 22 Nov 2012, 12:27

    Sargento
    Sim, adulteração da palavra sempre houve.
    Mas Deus zela pela sua palavra e ela chega sempre aquele que Deus ama, de um modo ou de outro.

    Durante muitos anos o homem comum não teve acesso às escrituras, mas nem por isso os amados deixaram de conhecer Deus pois Deus fez com que o conhecem para que cressem.

    E nas atuais traduções que temos, vemos umas melhores, outras piores, mas em todas o sentido da escritura está preservado, e ainda que alguma palavra ou frase pareça fora de sítio basta conhecer Deus e ver de que fala o texto para facilmente entendermos o sentido.

    Não acho que seja assunto de preocupação para o cristão.

    Entender o contexto seria uma das formas de discernir o que determinado capítulo da bíblia quer dizer. Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos cristãos até mesmo muitos pastores nunca leram a bíblia toda. Não parece nada de mais, mas se levarmos em conta o tanto de equivocos e heresias que infelizmente fazem parte da comunidade cristã, um dos motivos seriam esse desinteresse de conhecer a biblia como um todo e não apenas as partes que convém. Como você disse bem, buscar conhecer a Deus e se aprofundar mais em sua palavra vai sanando as dúvidas em relação a essas escrituras.
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Sargento Qui 22 Nov 2012, 15:20

    Sim Phaby, mas ENTENDER a Bíblia depende da revelação de Deus... se eu ler mil vezes a Bíblia e ELE não se revelar eu nunca entenderei nada... mas se ELE se revelar, ainda que eu não lesse Bíblia iria conhecê-lo.

    Conteúdo patrocinado


    Interpretação de textos bíblicos!? - Página 3 Empty Re: Interpretação de textos bíblicos!?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 01:09