Vejamos se estou com brincadeira ou você está equivocado na sua interpretação.
Vamos analisar sua postagem passo a passo.
A sua fala está de preto e a minha de verde: (Washington)
Amigo Washington, você precisa aprender a discernir entre Aliança e Mandamento.
Não. Todos precisamos saber quais são os mandamentos da Antiga Aliança e os Mandamentos da Nova Aliança. Também precisamos nos decidir qual a Aliança que iremos aceitar juntamento com seus mandamentos.
Aliança é bem diferente de Mandamento. Essa é a mesma diferença entre macarrão e tempero. O macarrão A talvez não é mais cozido no restaurante, mas no macarrão B o tempero é o mesmo usado no A.
Nas bíblias em que consultei, todas fazem referência a antiga aliança, antigo pacto, antigo concerto, antigo acordo. Quando você coloca antigo testamento, você foge do sentido literal do texto...
Antiga Aliança, Antigo Pacto, Antigo Acordo, Velho Testamento em 2 Corintios, são sinônimos, se referem ao mesmo assunto, ou seja, a Aliança Antiga. Paulo nos diz que foi abolida por Cristo.
Ele se refere aí aos livros da bíblia. Ele quis dizer que você interpreta "antiga aliança" como sendo as antigas escrituras, antes de Cristo.
Agora você parece estar propositalmente generalizando a coisa. Onde Vasuilvan disse que esse trecho de Paulo está se referindo a livros, e não à aliança em si? Não generalize não, meu filho.Você já parou para imaginar, Cristo abolindo uma coleção de Livros como o do velho testamento? Pense, a bíblia sem DANIEL, SEM SALMOS, ISAÍAS, EZEQUIEL. Não quero nem pensar nesta possibilidade...
Aqui você está interpretando o "velho testamento" como sendo livros, contrariando o contexto de 2 coríntios e ainda cite livros sendo abolidos para justificar a sua interpretação. Paulo não está falando em livros e sim em Antiga Aliança e Nova Aliança e usa a expressão "velho testamento" para se referir a Antiga Aliança e nos diz que Cristo ABOLIU.