Vausilvan escreveu:
Ninguém postou aqui, que as ordenanças cerimoniais perduram até hoje. Tente considerar a distinção entre leis, aí então entenderá do que estamos falando..
Quando lhe interessa já é lei cerimonial? Afinal quantas leis existem? Você mutila a lei quando Deus avisava para nada acrescentar ou tirar. Onde mostra na bíblia a divisão da lei? E você não tem dito que o sábado é muito antes da lei? desde o principio do mundo? Então também é cerimonial como os sacrifícios ou a circuncisão que também foram antes da lei?
Todos ficaram debaixo de maldição por causa disso mesmo, de quererem guardar só alguns preceitos da lei e não todos, e agora você faz o mesmo.
Gálatas 3:10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
A razão principal de eles ficarem debaixo da maldição foi exatamente por não guardarem todos os mandamentos.
Isso para não falar que a lei só pertence aos judeus e não aos gentios. Quem quer guardar a lei não tem Deus.
Efésios 2:11 - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12 - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, 15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
É a própria lei que nos separa de Deus, ela era a parede entre gentios e judeus, por isso diz que o gentio estava sem Deus no mundo nem esperança, separados de Israel e das promessas, etc...
Salmo 147:19 - Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. 20 - Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.
E por isso Cristo a cravou na cruz anulando-a, para que a salvação viesse aos gentios por uma nova aliança formada por seu sangue.
E depois nega que Jesus quebrava o sábado (arranjando um sábado fictício para resistir á verdade)quando é isso que está escrito. O que é que acontecia quando os judeus quebravam o sábado?
Qual a diferença deste sábado para aquele uma vez que nele não se podia fazer qualquer obra que fosse?
Números 15:32 - Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. ...Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.
João 5:10 - Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. 1...procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. 1...os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
E é a escritura, o João, a dizer que quebrava o sábado e não um judeu qualquer. É só diferente na sua cabeça, porque em verdade é a mesma coisa. Por isso Paulo vem dizer que o sábado era apenas uma figura e não a realidade.
Colossenses 2:16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 - Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
E é isto que os adventistas fazem, guardam dias especiais como o sábado, alimentos e outras coisas sem sentido.
Ele quebrava sempre a lei porque a lei só durou até João batista.
Mateus 11:3 - Porque todos os profetas e a lei duraram até João.
A lei foi apenas um guia para Cristo, mas chegando Cristo a lei é abolida porque cumpriu o seu objectivo, e por isso diz que Cristo é o fim (acaba) da lei.
Por isso fazia montes de coisas contra a lei, como por exemplo:perdoava as prostitutas que é um dos 10 mandamentos quebrados que trazia pena de morte, comia com os pecadores quando a lei o proibia, ajuntava-se com estrangeiros em suas casas quando a lei o proibia, fazia-se de sacerdote e profeta quando isso só pertencia á tribo de Levi, e muitas outras coisas semelhantes.
Por isso aos olhos da lei foi considerado maldito e contado como transgressor; mas não aos olhos de Deus. Já Davi fazia a mesma coisa sendo a figura de Cristo.
Em 2ª aos corintios 3 mostra claramente que a lei foi abolida, em especial os dez mandamentos, por isso
fala lá nas tábuas onde os 10 mandamentos estavam escritos, e chama-lhe o ministério da morte e da condenação, enquanto as cerimonias como você lhe chama, que era serviço do sacerdote e não do povo, existia para libertar do pecado dos mandamentos da lei, inclusive dos dez mandamentos.
Mas claro que você nada sabe disso por causa do véu da lei.
Quem quiser guardar um só mandamento, por mais pequeno que seja fica obrigado a guardar toda a lei que o amaldiçoará. Mas se mudou o sacerdócio mudou também a lei.
Hebreus 7:12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.