.
Se você fizer uma análise desses textos de genésis, verás que o significado da palavra arrependimento em genésis "Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gênesis 6:6 " está no sentido de que Deus se entristeceu com o homem e isso lhe pesou. Existe alguns significados para palavra arrependimento na bíblia, eu já estudei isso por algumas bíblias de estudo, mas com minhas palavras talvez não conseguiria definir bem então encontrei um texto que chegar perto do que aprendi sobre essa palavra.
Em terceiro lugar, devemos lembrar que o termo hebraico por trás da tradução portuguesa para “arrependimento” é bem mais abrangente do que o que entendemos com o termo em português. O termo hebraico usado aqui é “nacham” e tem um dos três significados básicos dependendo do contexto:
Esse site é bom que abrange melhor esse tema de Deus se arrepender e mostra outras passagens bíblicas sobre isso como no livro de Jonas por exemplo, se eu fosse dizer aqui iria ocupar muito espaço, por isso achei melhor passar o link de um site sobre assunto.
Gênesis 8:21"
Não funcionou? está claro nesse versículo que a intenção de Deus naquele momento não era de eliminar o homem só pelos seus pecados. Um pouco atrás na passagem de Adão e Eva, Ele já expressou a solução para que o homem deixasse de pecar: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Genesis 3;15 - Primeira profecia da vinda de Jesus.
Isaías 55:8
.
O "pensar" que eu escrevi é no sentido de se colocar no lugar de Deus, você não reconhece que Ele sabe de tudo? E pergunta se faz sentido orar por conta disso? O que eu quis dizer é que para gente faz sentido orar pois não sabemos de tudo como Deus sabe. Na bíblia conta a historia do cego de Jericó que quando chegou até Jesus, este lhe perguntou: "O que queres que eu te faça", pra você talves isso não fizesse sentido já que Jesus sabia que o cego queria a cura, mas porque Ele perguntou isso se ele já sabia da resposta: "Senhor que eu possa ver"? Talves estivesse testando sua fé, Deus tem suas formas de agir.Marcelo Almoedo escreveu:Phaby, não é o que vocês irão pensar, mas sim executar as palavras registradas em um livro que teve inspiração divina ao ser escrito por um Deus. Portanto, literalmente tem que ser obedecido, entendido e executado, colocar em prática da maneira que está formulado.
As pessoas tendem a interpretar a bíblia de acordo com sua necessidade particular, juntamente com o que aprenderam com seus pais e Pastores.
Marcelo Almoedo escreveu:Phaby, em primeiro lugar, se Deus é onisciente, como ele poderia ter se arrependido de sua criação?
Se você fizer uma análise desses textos de genésis, verás que o significado da palavra arrependimento em genésis "Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gênesis 6:6 " está no sentido de que Deus se entristeceu com o homem e isso lhe pesou. Existe alguns significados para palavra arrependimento na bíblia, eu já estudei isso por algumas bíblias de estudo, mas com minhas palavras talvez não conseguiria definir bem então encontrei um texto que chegar perto do que aprendi sobre essa palavra.
Em terceiro lugar, devemos lembrar que o termo hebraico por trás da tradução portuguesa para “arrependimento” é bem mais abrangente do que o que entendemos com o termo em português. O termo hebraico usado aqui é “nacham” e tem um dos três significados básicos dependendo do contexto:
- Experimentar pesar ou sofrimento emocional: Esse sentido é relativamente comum e eventualmente é demonstrado no texto hebraico no passado: “Então, o povo teve compaixão de Benjamim, porquanto o SENHOR tinha feito brecha nas tribos de Israel” (Jz.21.15; cf. Jz.21.15; 1Sm.15.11,35; Jó.42.6; Jr.31.19).
Consolar ou ser consolado: Esse uso é relativamente freqüente no AT e claramente encontrado na literatura Mosaica: “E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe” (Gn.24.67; cf. 27.42; 37.35; 50.21; 38:12; 2Sm.13.39; 77.3; Sl.1.24; Is.1.24; Jr.31.15; Ez.14.22; 31.16; 32.31)
Arrepender-se ou mudar de mente: Em alguns textos não teologicamente discutidos a idéia de mudança de mente é encontrado, mas com alguma dificuldade: “Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito” (Ex.13.17; cf.Dt.32.36; )"
Extraído do site: http://marceloberti.wordpress.com/2010/06/16/deus-se-arrepende/
Esse site é bom que abrange melhor esse tema de Deus se arrepender e mostra outras passagens bíblicas sobre isso como no livro de Jonas por exemplo, se eu fosse dizer aqui iria ocupar muito espaço, por isso achei melhor passar o link de um site sobre assunto.
"E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.Marcelo Almoedo escreveu:Exemplo, por que Ele mandou o dilúvio para eliminar o mal da Terra? E o pior, Não funcionou!
Gênesis 8:21"
Não funcionou? está claro nesse versículo que a intenção de Deus naquele momento não era de eliminar o homem só pelos seus pecados. Um pouco atrás na passagem de Adão e Eva, Ele já expressou a solução para que o homem deixasse de pecar: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Genesis 3;15 - Primeira profecia da vinda de Jesus.
Não sei se Nóe foi o primeiro bêbado, mas este "entornou" legal!! rs, mas sobre comer suas filhas acho que você confundiu a história quem fez isso foi outro bêbado Chamado Ló sobrinho de Abrãao.Marcelo Almoedo escreveu:O que sobreviveu foi oito pessoas incluindo Noé que seria o primeiro bêbado da terra, gostava de tomava todas estando pelado,(NU) um maníaco sexual "tarado" que comeu as suas duas filhas. Logo em seguida o mal voltou. Deus já deveria saber que isto iria acontecer, então por que ele se deu ao trabalho?
Eu acredito que ele pense mesmo sabendo de tudo, ora! como seria Deus sem pensar? não teria sentido, mesmo sabendo das coisas a gente num pensa? Claro que Ele não pensa como nós..."Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR."Marcelo Almoedo escreveu:E Deus pensa? Por que um ser que já sabe de tudo precisaria pensar?
Isaías 55:8
.