paz e graça
em nome de JESUS
Ok meu amigo, agora me diz uma coisa, As suas orações pode mudar o plano de Deus?
Diga simplesmente SIM OU NÃO – por favor.
Sim.
Agora me responde,por favor: a bandeira do Brasil é amarela, sim ou não?
A escolha existe. Ha vários momentos em que a letra respalda, mas o implícito e a coerência obrigam a crer quer no livre arbítrio, quer na Justiça de DEUS
Ok Vitor, cite uma único exemplo de uma escolha sua que seja diferente prevista pelo seu Criador.
Não há nada que se esconda dELE, nem mesmo futuro. Porém ELE é o DEUS que intervém no tempo e o muda.
Mas uma coisa é ELE Pré-ver e outra é ELE pré-determinar. Repito: coisas há que estão pré-determinadas por ELE, mas, os espíritos são intrínsecamente livres, autónomos,porque são Ruah.
Um exemplo, não de que nós mudemos Seu plano, mas de que ELE muda nossaperdição é o de que JESUS manda ensinar o Evangelho e chamar almas ao arrependimento, ponto. Se nós aceitarmos ELE traça um novo trajecto em nós, um trajecto de vida cristã, de novo nascido.
Mas vê que DEUS não se arrependendo como o Homem, arrepende-se contudo
E
rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:1Lembro também da ocasião em que Moisés impede DEUS de realizar a Justiça e revogar o plano quanto um povo (hebreu), para escolher um novo (a partir de Moisés), sem no entanto revogar antigas promessas (a Abraão):
Deixa-me que os destrua, e apague o seu nome de debaixo dos céus; e te faça a ti nação mais poderosa e mais numerosa do que esta. Deuteronômio 9:14Repare que certas promessas de DEUS ou planos dependem em quota parte de quem recebe as promessas:
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19
E a este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. Jeremias 21:8 Saibamos o que significa entendimento e conhecimento, de preferência pesquise-se um dicionário científico , filosófico melhor será.
Pesquise você para responder com a mesma objetivadade da pergunta, porque a questão não é essa, vou repetir: Para que Adão e Eva compreendesse a diferença entre o bem e mal, eles teriam de comer a fruta da árvore do conhecimento, Eu pergunto mais uma vez, como eles poderiam saber o que era certo e errado antes de come o tal fruto
Caríssimo, basta que faça o seu esforço de acordo com a direção que lhe dou e terá sua resposta.
Mas aqui vai um empurraozito:
"Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.(...)Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência direta.(...)
Conhecimento intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.
1.Intuição sensorial/empírica: “A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).
2.Intuição intelectual: A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata."
Fonte: wikipedia.org/wiki/Conhecimentos
Ora,não é o sabor do fruto que esta em questão, mas sim a experiência de atuar em desacordo com DEUS, a que se chama de pecado. O pecado veio ao mundo por um acto, não por um pensamento ou tentação.Estes possibilitaram uma decisão conscinte e uma prova respectivamente. Acontece que,depois de se ter praticado algo novo e em desacordo com DEUS, tal comportamento afetou o Pensamento, pois este, quando é involuntário, limita-se e emitir informação (amoralmente) ao ego, que entretanto se havia tornado pecador; pelo que, pensamentos maus podem surgir involuntariamente desde que o afetámos com novas informações.
Pra purificar sem destruir a liberdade humana, só o amor, a luz, o Espírito de DEUS. Infelizmente,muitos terapeutas e pseudoterapeutas usam métodos alienantes, hpnóticos e lavagens cerebrais para dar uma sensação de conforto ao paciente psicologico. Quero no entanto referir que a Ciência, a Psicologia,não são contra DEUS, mas entendo-as como uma benção dELE para os humanos, que contudo a podem usar mal ou escassamente.