por Antonio Oliveira Ter 03 Maio 2022, 00:48
Bom dia
Por que orar se Deus já decidiu tudo? Por que devemos orar se Deus fixou o futuro?
Se Deus predeterminou cada evento, como podemos reconciliar esse fato com o poder da oração para realmente mudar as coisas (Tiago 5:16)?
Claro que ele sabe tudo, e ele viu tudo. Ele sabe o que você precisa antes mesmo de você saber o que precisa, quanto mais pedir.
1 João 3:20 Mateus 10:30
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Honestamente, parece-me ser uma forma de auto conforto mais do que qualquer coisa. Os teístas olham para seus deuses em busca de conforto, proteção e orientação, etc. Orar parece dar a essas pessoas esperança de que as coisas vão melhorar ou que elas estarão seguras ou qualquer outra coisa. Permite-lhes sentir que não estão sozinhos; que alguém está sempre lá para eles, mesmo que nenhuma pessoa real esteja.
Claro que existem aquelas pessoas que tratam a oração como um desejo para uma lâmpada mágica. Há também aqueles que, por alguma razão, acham que orar produz mais resultados do que realmente trabalhar em direção a qualquer objetivo que eles deveriam estar trabalhando.
Mas pelo que tenho visto com familiares e amigos que são teístas devotos, venho de uma família religiosa, quando eu era crianças e ate na adolescência geralmente tratavam a oração como a lâmpada mágica, sempre desejando superpoderes), realmente faz parecer ser uma atividade de conforto como podemos constatar.
Você joga, estava no plano dele
Você não joga, estava no plano dele
Você fez sexo ou não, estava no plano dele
Você come ou não, estava no plano dele
Você acredita nele ou não, estava em seu plano
Você chega à conclusão de que deus não existe, estava nos planos dele
Você reza para ele ou não, estava em seu plano
Você move suas mãos em 1 nanômetro, estava no plano dele
Estou escrevendo esta resposta e você está lendo, estava no plano dele
Mark Zukurberg fez o Facebook, estava em seu plano
Os cientistas descobre um monstruoso asteroide nos confins do universo que viaja a uma velocidade de milhares de km por segundo e vem em direção a terra , estava em seu plano
Você acha que tem liberdade para pensar “o que adianta orar quando Deus já fez o plano dele”, essa liberdade também está no plano dele.
Agora me pergunte novamente “qual é o sentido de orar?”