HADES: INFERNO, PRISÃO ESPIRITUAL, LUGAL DE TORMENTA
II Pedro 2 4-9 relata que, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios. Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados.
E em Lucas 12.4, 5, disse Jesus: E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Salmo 9.17 diz: Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus.
QUEM RESSUSCITARÁ COM CRISTO NO JULGAMENTO FINAL?
No Evangelho de Mateus 25.31 a 46, disse Jesus: No Evangelho, por ocasião do julgamento final, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor apartam dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
O Senhor Jesus Cristo, revela que serão arrebatados para a vida eterna os que amaram ao Senhor Deus e Pai, acima de todas as coisas, e ao próximo verdadeiramente com caridade, como amam a si mesmo. Mas quanto aos que negligenciaram esse amor, irão esses para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
Apocalipse 20.12, 15: E vi os mortos, grandes e pequenos que estavam diante do trono, e abriram-se os livros, e abriu-se outro livro que é o livro da vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
A NOVA JERUSALEM
Na revelação do Apocalipse (21.1-7), a palavra descreve: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa adornada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
E disse Deus: Eis que faço nova todas às coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fieis.
E disse mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer herdará todas estas coisas; e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho.
O FOGO ETERNO PARA OS DESOBEDIENTES
A palavra descreve também a visão para os condenados ao fogo eterno (Apocalipse 21.8 ), diz: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde como fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
A palavra do Senhor no livro de profecias de Daniel, 12.2, relata que muitos dos que dormem no pó da terra, naquele dia ressuscitarão, uns para a glória eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.