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    Mensagem por Norberto Qui 23 Jan 2014, 15:54

    .
    Fórmula Batismal é contestável!
    > Batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo


    "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"
    (Mt 28.19)


    Para quem conhece o idioma inglês ou possa utilizar o tradutor do navegador, eis algo interessante sobre o tema:

    http://www.godglorified.com/matthew_2819.htm

    Trata-se de uma indicação do Neto membro de uma lista de e-mails.





    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: neto
    Data: 9 de abril de 2013 13:18
    Assunto: Re:
    Para: unitarismobiblico@googlegroups.com


    Prezados, Paz

    Eis um link que já um tempo atras postei sobre Mt 28.19. Lá tem muito conteúdo interessante sobre este assunto!

    http://www.godglorified.com/matthew_2819.htm

    Paz a todos!
    Neto

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    Mensagem por Jefté Qui 23 Jan 2014, 20:02

    Interessante!

    Já ouvi de alguns judeus messiânicos, os quais por convicção domática, prezando a lei - desconfiando de toda a história da igreja do passado - estão se propondo a refazer todo o Novo Testamento de Cristo - alterando palavras, expressões, que parecem ir de contra a Torá - e que eles julgam terem sido "tendenciosamente" adulteradas pela cristandade - na qual eles intitulam de: Cristianismo romano....

    Mas agora, não obstante, os crentes gentios de igual forma, dia após dia parecem estar "descobrindo" erros e desacreditam da Escritura, também julgando-se versados, é claro, e conhecedores; e estão a ponto de se ajuntarem aos judeus... retirando tudo aquilo que contraria seu credo dogmático...
    Já não havia falado eu noutra ocasião - que a estes, as provas escriturísticas só são funcionais se estiverem a seu favor ????

    E o mais curioso nesta questão - é que tudo isso, embora pareça quererem a mais pura verdade, não passa de ser um levante oculto de homens contra a Pessoa de Cristo.

    Realmente, não se resta dúvida: a apostasia está às portas...
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    Mensagem por Norberto Sex 24 Jan 2014, 01:20

    .
    Participação do Clayton Lima, sobre o tema, publicada em:
    http://br.groups.yahoo.com/neo/groups/irmaos_do_fe/conversations/messages/24539



    O relevante da contestação, recai principalmente pelo fato de nos escritos de Eusébio constarem somente a fórmula batismal depois do concílio de Niceia, quando antes ele referia-se ao texto sem apresentar a fórmula, sugerindo talvez que ele nem conhecesse a fórmula antes do concílio...


    Within the past hundred years there have been those who brought evidence against the Mathew 28:19 Trinity baptism formula. Men such as F.C. Conybeare, K. Lake, J. Martineau, A. Harnack, A.S. Peake, H. Kosmala, etc. Conybeare is believed to have been the first to write against it, following the discovery of a variant reading of the verse, within the writings of Eusebius of Caesarea. Some 17 times in his works prior to Nicea, Eusebius quotes Matthew 28:19 as "Go and make disciples of all nations in my name" without mentioning the Trinity baptism command. In his writings after the council of Nicea, the traditional form including the Trinity baptism formula is found 5 times, although most of these are not above question.

    Clayton Lima

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    Mensagem por Norberto Qua 29 Jan 2014, 10:01

    .
    Neste fórum, encontramos um estudo, link O Historiador Cristão Eusébius, contesta a Trindade que afirma que na passagem de Mateus 28.19 foi acrescida os termos "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

    Algumas partes do estudo:

    "Na virada do século 2, início do século 3. Eusébio escreveu vários livros, em que o caso que estamos abordando, " A Trindade nunca esteve na Biblia" Foi citado por ele, no minimo cinco vezes!(Mateus28:19.)

    O interessante é que Eusebius fez estes comentários, a partir de manuscritos Gregos muito mais velhos do que os mais antigos em existência hoje. Os mais antigos existentes, são os do século 4; reflectida nas edições da Nestlé e Wescot e Hort.

    Eusebius fez seus comentários em cima de manuscritos Gregos, dos séculos dois e três. E em nenhum de seus comentários, o fez, a partir deste texto de fórmula trinitária atual, mas deste que afirma:
    "Ide e fazei discípulos de todas as nações em meu nome," (Mateus 28:19)"
    Quem quiser conferir mais sobre o estudo, acesse o seguinte link:

    > O Historiador Cristão Eusébius, contesta a Trindade
    .




    .
    Outros fatos históricos sobre o tema:

    (...)

    No Compêndio da História da Igreja de autoria de Frei Dagoberto Romag, I Volume , intitulado a Antigüidade Cristã , Editora Vozes pág. 90-93 e 143-145, diz que a ordem do batismo escrita em Mateus 28: 19 (O Batismo em nome do Pai Filho e Espírito Santo) , saiu da Pena de Tertuliano no ano 197.

    Tertuliano era natural de Cartago, filiado a doutrina da trindade de Montano. Escreveu o primeiro catecismo sobre o batismo da trindade, e acompanhado com este batismo ,o sinal da cruz, e chamava-se "A fé de Irineu e Tertuliano".

    (...)

    Os Donatistas protestaram contra o batismo em nome da trindade, e Constantino tirou as suas Igrejas, e confiscou os seus bens. Ario bispo da Igreja Apostólica ensinou, que Cristo é o filho primogênito e unigênito criado pôr Deus, e que a salvação consiste em crer nas duas pessoas da divindade (João 3:16-18, 14:1, 17:3), negou a trindade ensinando que o batismo para perdão de pecados é somente aquele praticado em nome de Jesus Cristo.

    (...)

    A ordem de Mateus 29.19 introduzida na Bíblia, que como já foi exposto, é contraditória a tudo o que foi praticado por Jesus e os seus Apóstolos. (...)

    Teófilo no ano 190 d.C. emprega pela primeira vez a palavra Trindade e no ano de 197, Tertuliano emprega ela no batismo com o sinal da cruz.
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    Mensagem por Norberto Qua 29 Jan 2014, 11:07

    .
    Participação do Valdomiro, sobre o tema, publicada em:
    http://br.groups.yahoo.com/neo/groups/Irmaos_do_FE/conversations/messages/24546



    Paz a todos!

    O outro detalhe interessante é o fato de não haver manuscrito de Mateus que contenha a fórmula que seja anterior ao IV século, ou seja, todos são depois dos debates que envolveram a questão trinitária. O apelo a algum escritor anterior ao IV século penderá para escritos extra-bíblicos e que precisaria passar pelo crivo da crítica textual para ver se não se trata de uma inserção. Obs. Reconhecidamente afirma-se que há muita disputa de autenticidade em mutias partes desses escritos extra-bíblicos, mas a crítica textual deles não nos está disponível, ao menos no Brasil, como está os estudos textuais da Bíblia.

    De qualquer forma tudo isso são indícios, mas, do meu ponto de vista, não são provas cabais se tomarmos apenas o texto grego. Além do mais batizar em nome dos três não significa que os três sejam o mesmo Deus, mas que o batismo seria feito sob tais autoridades, ou seja, em uma situação em que exista um maior e outro menor, se o batismo pode ser feito na autoridade do menor, certamente também poderá ser feita na autoridade do maior, isso não põe o menor no nível do maior e nem o maior no nível do menor.

    Paz!
    Valdomiro.

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    Mensagem por Norberto Seg 16 Jun 2014, 15:04

    .
    Convidado, quando tiver um tempinho, caso queira, assista ao vídeo abaixo sobre o tema do tópico.

    Pouco mais de 10 minutos só, tem o vídeo.





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    Mensagem por Rasabino Seg 16 Jun 2014, 18:00

    Graça e Paz Norberto!

    Assisti ao vídeo. De fato, não exite "fórmula batismal"

    O batismo foi introduzido nos Evangelho por João o batista, e João batizava em nome de alguém??? Então o batismo de João era uma heresia! Certo?

    Temos que ter consciência acerca do que venha a ser o batismo. "Batismo" significa sepultar. Mas porque devemos ser sepultados???

    Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6:3-4

    Isto quer dizer, fomos incluídos na morte de Cristo, ou seja, fomos incluídos na morte sacrificial, ou seja, na expiação de pecados que Jesus fez na Cruz. Ora, se morremos com Cristo na Sua morte, é certo que com Ele ressuscitaremos.

    Agora a questão: Que batismo eu fui batizado. No de Cristo. Na Cruz tem água??? Não. Então por que a água???

    Voltemos para João, o batista:

    O batismo de João era do céu ou dos homens? E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes? E se dissermos: Dos homens; todo o povo nos apedrejará, pois têm por certo que João era profeta. E responderam que não sabiam de onde era. Lucas 20:4-7

    Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. Marcos 1:4

    Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento. Atos 13:24

    Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. Atos 19:4

    E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3:6

    Bom, este é um falso profeta (diriam os sacerdotes) pois a confissão de pecados e expiação dos mesmos era feita mediante sacrifício de um animal. Então por que a água no lugar do sacrifício???

    Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água; Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo. 1 Pedro 3:20-21


    Já sabemos que a água batismal é apenas uma figura. Mas o que ela representa???

    Ela representa a fé na ressurreição de Cristo. O sangue é o símbolo da expiação dos pecados, e a água o símbolo da ressurreição para a vida eterna.

    Agora, faz diferença se com pouca água (aspersão) ou muita água (imersão). Com certeza não, mas faz diferença se não sabemos o que o batismo significa!

    Quanto a discussão trinitária eu prefiro me abster, pois uma coisa nada tem haver com a outra!
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    Mensagem por Márcio Sex 20 Jun 2014, 10:31

    Mateus 28:19 é um texto no mínimo suspeito, visto que os apóstolos batizavam em nome de Jesus, conforme lemos no livro de Atos.

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    Mensagem por Edison Sex 20 Jun 2014, 23:18

    Irmão Norberto, vi o vídeo.
    É o suficiente para que qualquer filho de Deus que ainda não tenha sido batizado sob a invocação do Nome do Senhor Jesus Cristo, busque batizar-se o mais rápido possível.

    As pessoas diante de tantas verdades bíblicas apelam para o sangue e para uma suposta desimportância do batismo nas águas. Na verdade essas apelações tem uma origem: É o espírito trinitariano que está nelas.

    Jesus mandou batizar e os apóstolos e a igreja primitiva batizava, inclusive aqueles que já tinham sido batizados (Atos 19).

    O batismo quando sob a invocação do Nome do Senhor Jesus Cristo, é para perdão de pecados.

    "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo" (At. 2:38).

    O batismo real, verdadeiro, original, bíblico, é muito mais que um testemunho público como querem relegar o batismo nas águas em Nome do Senhor Jesus Cristo.

    "E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor" (At. 22:16).

    Eu troquei meu batismo em 1975. Era o 3o andar de um velho prédio da Rua Sta. Ifigênia, centro de São Paulo, num "batistério" de caixa de duratex revestido de lona. Foi um ato simples, sem pompa, isolado, quem sabe semelhante ao batismo do eunuco.

    E você já se rebatizou invocando o Nome que está acima de todos os nomes? rsrs







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    Mensagem por Rasabino Sáb 21 Jun 2014, 13:59

    Graça e Paz irmão Edison!

    Edison escreveu:As pessoas diante de tantas verdades bíblicas apelam para o sangue e para uma suposta desimportância do batismo nas águas. Na verdade essas apelações tem uma origem: É o espírito trinitariano que está nelas.

    Afinal, no teu entendimento: O que nos purifica os pecados? A água do batismo ou sangue de Jesus?
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    Mensagem por Edison Sáb 21 Jun 2014, 15:09

    Rasabino, é o todo.

    É a justificação (água), a santificação (sangue) e o batismo com o Espírito Santo (vida/novo nascimento).

    O que deu vida (pão/bolo) para a viúva de Serepta foi a farinha, o azeite e a cruz (dois paus que ela colheu - I Reis 17:12).

    Quem tem o arrependimento, tem o sangue e tem o batismo. Um é inerente ao outro.

    Na verdade Rasabino, o poder, a eficácia, o cerne da salvação está no Nome. O sangue tem Nome. O Batismo tem Nome. A Vida tem Nome. Deus tem UM Nome e esse Nome Ele colocou em Seu filho.
    "Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um"(João 17:11).

    Recusar o Nome é recusar a salvação. A salvação está no Nome. Em UM único Nome. Pai, Filho e Espírito Santo, são títulos ou atributos do Nome, assim como é Senhor dos Exércitos, o Tudo em Todos, o Alfa e o Ômega, Jeová, Senhor, etc., etc.





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    Mensagem por Norberto Seg 30 Jun 2014, 15:50

    .
    Rasabino,

    A sua mensagem 7 acima vem falar do que é "Batismo". Não é bem o tema do tópico.

    Há igreja que batiza seus membros "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

    Outras "Em nome de Jesus".

    Ainda outra, creio que a CCB, para faz a junção de ambas as declarações batizando os seus membros declarando:

    "Em nome de Jesus, batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (se alguém da CCB quiser me corrigir ou opinar, agradeço).

    O tópico também diz respeito a veracidade da redação de Mt 28.19.

    Sobre tudo isso o que você tem a opinar?
    .

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    Mensagem por Norberto Seg 30 Jun 2014, 15:52

    .
    Rasabino,

    A sua mensagem 7 acima vem falar do que é "Batismo". Não é bem o tema do tópico.

    Há igreja que batiza seus membros "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

    Outras "Em nome de Jesus".

    Ainda outra, creio que a CCB, para faz a junção de ambas as declarações batizando os seus membros declarando:

    "Em nome de Jesus, batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". ( eu errei a forma de batismo da CCB e alguém quiser me corrigir ou opinar, agradeço).

    O tópico também diz respeito a veracidade ou não da redação de Mt 28.19.

    Sobre tudo isso o que você tem a opinar?
    .
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    Rasabino
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    Mateus 28.19 Fórmula Batismal é contestável ! - Batizando em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo Empty Re: Mateus 28.19 Fórmula Batismal é contestável ! - Batizando em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo

    Mensagem por Rasabino Seg 30 Jun 2014, 17:40

    Norberto escreveu:

    Há igreja que batiza seus membros "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

    Outras "Em nome de Jesus".

    O batismo é feito em nome daquele que morreu na Cruz, que é Jesus. Pois está escrito:

    Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Romanos 6:3

    Para que Jesus morresse, o Pai teve que desampará-lo. Assim também nós, na nossa morte, somos desamparados e ficamos só, guardando apenas a nossa fé para o dia da ressurreição!

    Porém o processo não se encerra com a morte, mas sim com a ressurreição onde participam o Pai e o Espirito Santo!

    Quando imergimos na água somos comparados a Cristo na sua morte, mas quando submergimos somos comparados a Cristo na Sua ressurreição, onde é invocada a manifestação do Pai e do Espírito Santo que nos sela para o dia da redenção.

    Resumindo: Vai do entendimento e revelação de cada um, onde a presença de um só (Jesus) ou a de todos (Pai, FIlho e Espirito Santo) em nada interfere no que o batizando está crendo naquele momento!

    Por isso julgo mais importante o batizando saber o que ele está fazendo ao se batizar do que o aquele que batiza fazer apenas em nome de Jesus ou de todos (Pai, Filho e Espirito Santo)!
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    Edison
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    Mensagem por Edison Seg 30 Jun 2014, 20:48

    Rasabino disse:

    onde a presença de um só (Jesus) ou a de todos (Pai, FIlho e Espirito Santo)

    É o que eu digo; Quem rejeita o batismo bíblico em Nome do Senhor Jesus Cristo é porque aceita a fé nas três pessoas distintas, que para mim é um sofisma.

    Há um espírito por detrás da rejeição do Nome (Único Nome) no batismo.

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